O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá iniciou a operação de dois dos quatro portêineres de última geração que foram instalados no novo cais de atracação do Terminal inaugurado no final junho. Utilizados para a movimentação de contêineres nos navios, os primeiros equipamentos a operarem foram os porteinêres PT7 e PT8 que realizaram a movimentação (carga/descarga) de contêineres do navio panamenho MSC Abidjar.
Entre os maiores e mais modernos existentes no Brasil, os equipamentos têm capacidade para atender navios com até 51 metros de largura e 368 metros de comprimento, padrão do novo canal do Panamá. Atualmente os maiores navios que operam na costa brasileira têm por volta de 48,2 metros de largura. Os novos portêineres podem movimentar a carga de navios com até 23 fileiras de contêineres.
Segundo Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente comercial do TCP, a operação que teve inicio às 15h do dia 10/7 e terminou às 2h da manhã do dia 11/7, foi um sucesso. Os dois portêineres, ainda em fase de teste, realizaram aproximadamente 904 movimentos em aproximadamente 10 horas, atingindo uma produtividade média de 87 mph (movimentos por hora).
“Os números iniciais são muitos positivos. A produtividade média do TCP atualmente é de 85 mph, que já é a maior do Brasil. Quando todos os portêineres começarem operar em plenitude a partir do meio de julho esperamos elevar ainda mais o patamar de produtividade do terminal”, explica o diretor.
Com o início da operação dos portêineres, o TCP passa a ser o terminal do Sul do Brasil com maior parque de equipamentos desse tipo: nove no total. O início da operação do outros dois portêineres do total de quatro adquiridos recentemente está previsto para o final de julho.









