A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF (Fone: 0800 117.558), levou dois de seus principais fornecedores, a Brasilata (Fone: 11 3871.8500) e a Companhia Metalúrgica Prada (Fone: 11 5682. 1000), para dentro das instalações do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, localizado em São Bernardo do Campo, SP. As duas empresas assumiram a responsabilidade pelo manuseio e controle do estoque de embalagens na planta da empresa – o contrato das três empresas tem prazo de cinco anos.
Entre os principais ganhos para a Suvinil está a maior flexibilidade no plano de produção, já que todas as embalagens estarão disponíveis nos fornecedores dentro da própria fábrica. Antes, a embalagem poderia ser um gargalo na cadeia logística da Suvinil. A empresa solicitava as embalagens de acordo com uma previsão de produção e mantinha estoques para dois dias. “Trabalhamos com mais de 800 produtos acabados –, incluindo a variedade de produtos e tamanhos das embalagens. Seria inviável para a Suvinil manter todas em estoque permanente”, avalia Luís Bueno, gerente de logística da Suvinil/ BASF.
Ainda segundo ele, com a nova estrutura, o fornecimento de embalagem acompanha a ordem de produção, seguindo o sistema just-in-time. Diariamente, são estocadas apenas as embalagens que serão usadas no dia. Com isto, houve um ganho substancial, segundo o gerente, na redução de custos e no ganho de espaço. “Com a nova parceria, otimizamos a cadeia de suprimentos e a tornamos mais segura a custos mais baixos. Graças à agilidade que conquistamos, temos agora condições de acompanhar rapidamente a demanda do mercado”, acrescenta Bueno.
Para a instalação in house na Suvinil, a Brasilata e a Prada investiram juntas cerca de R$ 500 mil em reformas de adequação do prédio. Além disso, as duas empresas disponibilizam no local um operador logístico que abastece diariamente a linha de produção da Suvinil. Segundo o vice-presidente de negócios da Prada, Enrique Eiras Mayo, também houve um grande benefício para a sua empresa com o projeto. “Ao levar o estoque da Suvinil para dentro da planta, ganhamos espaço na nossa fábrica e com isso podemos otimizar, também, o nosso processo de produção.”
Logística
Após a implantação de um software da empresa SAS Brasil, denominado Forecast Server, e a integração operacional com a equipe de vendas, a BASF melhorou o acerto na previsão de vendas em mais de 50%. Esta maior exatidão teve um impacto direto na eficiência logística, pois permite trabalhar de acordo com a previsão de vendas e, assim, colocar os produtos certos nos locais certos no prazo certo.
Atualmente, a BASF é responsável pela expedição de mais de um milhão de litros de tintas Suvinil por dia. São mais de 200 caminhões que saem diariamente das duas unidades fabris (São Bernardo do Campo, SP, e Jaboatão dos Guararapes, PE) para abastecer clientes, portos (no caso de exportação) e os centros distribuidores.









