A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, por unanimidade, a autorização para que o Super Terminais opere um píer flutuante em Itacoatiara (AM), a 175 quilômetros de Manaus. O projeto, que recebeu o nome de Porto Verde, tem como objetivo atender ao transbordo de grãos, principalmente soja e milho, fortalecendo a logística da região amazônica e ampliando as alternativas de escoamento da produção agrícola brasileira.
O processo foi relatado por Wilson Pereira de Lima Filho, que concluiu que o terminal é juridicamente adequado, tecnicamente viável, atende às normas ambientais e não gera conflitos concorrenciais ou operacionais. O voto foi acompanhado pelos demais diretores da agência reguladora: Caio César Farias Leôncio, Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Flavia Morais Lopes Takafashi.

Porto Verde em Itacoatiara
A nova unidade foi enquadrada como TUP (Terminal de Uso Privado), com previsão de atendimento a navios graneleiros do tipo Panamax, que já operam na região. Esses navios terão no Porto Verde um ponto de apoio para o escoamento da safra agrícola por via marítima.
O píer flutuante seguirá modelo semelhante ao utilizado emergencialmente para contêineres durante a seca de 2024, mas com maior dimensão e foco no transbordo de granéis sólidos. A estrutura terá 240 metros de extensão, 18 metros de largura e área total de 4.320 metros quadrados, equipada com três guindastes com capacidade de até 2.100 toneladas por hora cada. O píer ficará fixado no leito do Rio Amazonas, no ponto onde funcionou o porto provisório durante a estiagem de 2024.
A previsão é que o Porto Verde entre em operação em janeiro de 2026, sendo dedicado exclusivamente ao transbordo de grãos entre navios e barcaças, sem necessidade de armazenagem.
Investimentos e geração de empregos
O investimento total previsto é de R$ 150 milhões. Com a construção e operação do Porto Verde, a expectativa é gerar 130 empregos diretos e 250 indiretos em Itacoatiara e municípios vizinhos. Além de estimular a economia local, o empreendimento deve consolidar a cidade como um polo logístico estratégico do Arco Norte.
De acordo com Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a iniciativa busca eficiência e ampliação das rotas de exportação. “Nosso objetivo é levar para Itacoatiara o padrão de eficiência operacional que já é marca registrada do Super Terminais, além de gerar empregos, movimentar a economia do município e impulsionar as exportações de granéis do arco norte, revolucionando as operações tradicionais.”
Integração ao Arco Norte
A cidade de Itacoatiara já abriga operações portuárias relevantes e, com o novo terminal, ampliará sua capacidade de atender à crescente demanda de exportação de soja e milho. O acesso ao Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas fortalece a integração da produção agrícola nacional com mercados internacionais, especialmente na Europa e Ásia.
Super Terminais e sustentabilidade
Com mais de 25 anos de atuação no setor de transporte e logística, o Super Terminais é considerado o terminal privativo mais eficiente do Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil reconhecido como verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas, contando com equipamentos modernos. A empresa mantém como prioridade a preservação da Floresta Amazônica e práticas de sustentabilidade em suas operações.









