A rede norte-americana de fast food Subway (Fone: 0800 7237282), que possui mais de 32.000 unidades em todo o mundo, cerca de 350 só no Brasil, está inaugurando uma série de restaurantes no Estado de São Paulo. E para dar conta da manter a qualidade da distribuição para todas as lojas, conta com a atuação da Luft Food Service (Fone: 11 3602.8900), responsável por todas as operações logísticas da rede no país.
Recentemente, a Subway, que está presente em mais de 90 países e fatura US$ 12 bilhões ao ano, inaugurou uma loja na Avenida Paulista, dentro do Shopping Top Center, no centro de São Paulo; uma na Avenida dos Autonomistas, em Osasco, na Grande São Paulo; e outras duas nas ruas Flórida e Dr. Mario Ferraz, na capital. Com isso, já são cerca de 100 restaurantes no Estado e por volta de 30 unidades apenas na zona sul da maior cidade da América Latina.
O esquema de fast food da Subway foge aos tradicionais. No lugar dos hambúrgueres e batatas fritas, a rede oferece ingredientes frescos e saudáveis – frios, saladas, molhos diversos, diferentes tipos de pães, etc. – para que o cliente monte o seu próprio sanduíche. Apostando neste conceito diferente de comida rápida, a empresa, que terminou 2008 com 215 unidades e pretende encerrar 2009 com 350 lojas no Brasil, tem investido cada vez mais na expansão, tendo um importante suporte logístico.
De acordo com o gerente de compras, Alexandre Costa, a Subway utiliza os serviços da Luft Food Service para efetuar o abastecimento de seus restaurantes em todo o Brasil, com frequência de entrega que varia entre uma e duas vezes por semana, dependendo da região. “A logística representa 100% para nós”, exclama, destacando a participação desta área na expansão da rede. “A Luft tem um CD em Osasco, SP, que é responsável pelo abastecimento nacional. Uma carga ou outra passa pelo CD que eles têm no Rio de Janeiro, mas a quase totalidade das operações parte de Osasco”, acrescenta.
Ele ressalta que o Operador Logístico tem um papel essencial na garantia de abastecimento e qualidade dos produtos entregues nos restaurantes e garante que sem ele não seria possível atuar em todo território nacional, porque muitos dos fornecedores não possuem logística de entrega ponto a ponto. “Temos um padrão de qualidade que abrange todas as etapas da cadeia, através dos procedimentos de recebimento, armazenagem e distribuição dos produtos”, revela, contando, em seguida, que a Luft realiza as entregas com caminhões próprios, que, assim como o CD, possuem um rígido controle de temperatura, já que transportam produtos congelados, resfriados e secos.
Quando resolveu entrar de vez no mercado brasileiro, a Subway optou por centralizar o abastecimento das franquias em um só lugar e, após um criterioso processo de seleção, escolheu a Luft, que ficou encarregada não apenas da distribuição dos produtos às lanchonetes, em três diferentes temperaturas simultaneamente, mas também passou a ser responsável por gerenciar todo o processo de compras de alimentos e outros itens.
Ao ser indagado sobre como ficam as operações logísticas com a constante expansão da rede, o gerente de compras da Subway se mostra muito tranquilo e afirma que é por este motivo que trabalha com Operador Logístico que tem a expertise para efetuar os investimentos necessários para acompanhar este crescimento. “A Luft introduz os novos restaurantes em rotas existentes ou cria novas rotas de entregas sem prejudicar os restaurantes que já estavam funcionando”, esclarece.









