A Startrade (Fone: 41 3285. 8825) está lançando a nova versão da ferramenta paletizadora Tops Pro, direcionada ao desenvolvimento de embalagens e padrões de paletização para indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias e de embalagens, entre outras. O software faz parte de um pacote de soluções, formado ainda pelos sistemas Maxload Pro e Slip-Stop.
O Tops Pro busca a otimização cúbica dos modais de transporte, quer seja embalagem primária, secundária ou de transporte, reduzindo a perda de espaço na armazenagem ou no transporte das mercadorias. “O usuário final geralmente é o engenheiro de embalagens”, revela Luís M. Gardolinski, diretor da Startrade, que desenvolve soluções e tecnologias para logística e embalagens.
Ele afirma que independente do tipo de palete, gaiola ou rack utilizado, o Tops Pro tem como função melhorar a disposição das cargas e ainda aumentar a densidade de carga no modal, de forma a otimizar o transporte. “Antes mesmo da fabricação do produto, já sabemos o impacto do frete na logística de transporte. Sabemos quantas caixas vamos armazenar em um metro cúbico e qual o melhor palete para o transporte”, diz Gardolinski.
Ainda de acordo com o diretor, este software permite, também, testar a onda do papelão selecionado para o desenvolvimento da embalagem, para verificar se ele resistirá ao empilhamento planejado da carga. “Outra facilidade é poder distribuir a informação da embalagem e da paletização na intranet da empresa em forma de relatórios PDF ou outros formatos, sem os complexos desenhos em CAD, restritos à engenharia”, enfatiza.
Outro software que faz parte da solução, o Maxload Pro é voltado ao planejamento e diagramação de cargas em veículos. “Ele não desenvolve embalagens. Apenas otimiza o espaço dos veículos, levando em consideração fatores como peso por eixo, centro de gravidade do veículo, regras de empilhamento, seqüência de entrega, entre outros”, comenta o diretor da Startrade.
Para completar o pacote, a empresa oferece o Slip-Stop, que é um adesivo à base de água para paletização, que substitui o filme stretch no travamento de cargas paletizadas, tanto na armazenagem quanto no transporte. “Além de ser mais barato que o plástico, é ecologicamente correto, pois não é tóxico e não gera resíduos sólidos para reciclagem”, ressalta Gardolinski.
Ele afirma que, em geral, as empresas que não planejam suas cargas em paletes ou não desenvolvem projetos otimizados de embalagem acabam elevando seus custos logísticos. “Por outro lado, cargas com excessos laterais, como paletes mal planejados, são mais suscetíveis a avarias na movimentação”, acrescenta, concluindo que a falta de planejamento da carga acarreta prejuízos. “Com um pouco de planejamento é possível melhorar o processo de forma rápida”, garante.









