Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Sompo incrementa Transformação Digital com soluções de Inteligência Artificial

27/08/2024

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, investiu em recursos de Inteligência Artificial (IA) que já repercutem em ganhos nos processos de precificação e subscrição de seguros da companhia. A iniciativa faz parte do processo de transformação digital da seguradora e foi desenvolvida por meio de uma estratégia inédita em que envolveu o trabalho integrado das equipes de Governança de Dados, Tecnologia da Informação, Subscrição e Atuarial de Produtos. A participação de especialistas de diferentes áreas foi crucial para o projeto alcançar um incremento em termos de eficiência e precisão em seus processos, o que levou ao reconhecimento do projeto da subsidiária brasileira pela Sompo em âmbito internacional.

O segmento de Seguro de Transporte, por exemplo, no qual a Sompo lidera o mercado brasileiro desde 2017, foi o primeiro a contar com a solução implementada em processos de precificação dos ramos RCF-DC (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) e RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga). Modelos inteligentes interpretam uma quantidade significativa de documentos físicos e de dados; e propõem valores mais adequados, com base em uma avaliação do contexto histórico e possíveis fatores de risco.

Um dos diferenciais desse projeto é que a IA foi integrada aos sistemas, o que possibilita o uso eficaz de dados provenientes de diferentes fontes. Um aspecto central dessa visão é o uso de Análise de Dados e IA para desenvolver assistentes inteligentes que podem fornecer mais precisão na precificação e eficiência operacional, beneficiando tanto a seguradora quanto seus clientes. Modelos avançados de aprendizado de máquina (ML, na sigla em inglês) e processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) foram implementados com base no conhecimento técnico dos profissionais de subscrição de risco, trazendo mais precisão e agilidade aos processos.

“Historicamente a busca por eficiência passava por automatizar processos simples, repetitivos e de alto volume. Isso continua valendo, mas com a nova fronteira tecnológica aplicada ao uso de dados e AI, e disponibilização de ferramentas mais simples e com linguagem natural, podemos expandir essa busca por eficiência para processos críticos (core processes), e altamente especializados da organização. O desafio agora é garantir o envolvimento e preparação do time para esse novo momento”, afirma Rodrigo Caramez, Diretor Executivo de Planejamento Estratégico, Inovação e Projetos da Sompo.

“No setor de Seguros, as perspectivas para a Inteligência Artificial revelam um horizonte repleto de oportunidades. Na Sompo, estamos em um processo de Transformação Digital bastante relevante onde conseguimos combinar o potencial da IA com a expertise de uma equipe com profundo conhecimento nas áreas técnicas. Isso traz uma série de benefícios para a companhia, parceiros de negócios, clientes e para o segmento como um todo”, ressalta Daniel de Rosa, Diretor Executivo de Tecnologia da Informação e Operações da Sompo.

“Implementamos ferramentas avançadas de integração e análise de dados, que nos permitem implementar modelos de IA em larga escala. Com isso, podemos transformar dados em insights estratégicos e melhorar significativamente a tomada de decisões em toda a organização”, comenta Igor Zavorize, Superintendente de Estratégia e Governança de Dados da Sompo.

Nesse processo, foram utilizadas a plataforma de operações de dados Palantir Foundry, e a plataforma de IA, Palantir Artificial Intelligence Platform (AIP).

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Rhodia, Solar Coca-Cola, Rcell e PepsiCo: empresas olham para o meio ambiente e investem na logística verde
DIA Brasil adota soluções da RELEX para otimizar a previsão de demanda e reabastecimento em suas operações
Artigo de colunista do Portal Logweb aborda os desafios do Profissional de logística no mundo 4.0

As mais lidas

Nada encontrado