O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) enfrenta desafios constantes com a variação do preço dos combustíveis, impactando diretamente os custos das transportadoras. No dia 31 de Janeiro, a Petrobras anunciou reajuste de 6,29% no preço do Diesel, além do reajuste no ICMS que trouxe um aumento de mais R$0,06 por litro. Diante desse cenário, soluções que ajudam a reduzir gastos com abastecimento são essenciais para a sustentabilidade do setor, impactando diretamente a inflação do país, por conta da dependência do modal rodoviário para escoamento da produção nacional.
Segundo dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), atualmente, o diesel representa 35% do custo operacional do transporte de carga. Para evitar aumento nos custos das transportadoras, é necessário que estratégias e tecnologias de gestão de frota sejam implementadas. Com a proposta de solucionar esses desafios, Ricardo Lerner, após sete anos trabalhando na área de logística da Ambev, criou em janeiro de 2020 o Gasola, uma empresa voltada para a gestão de frotas, com uma solução que reduz os gastos das transportadoras com diesel.

Com sua inovação, a organização faz a negociação do custo dos combustíveis previamente com os postos, oferecendo aos transportadores preços de diesel mais competitivos às suas frotas. “Nós negociamos os valores com os postos, deixando os custos mais baratos e eliminando taxas e prazos altos cobrados por cartões de frota. Por meio do aplicativo, os motoristas podem abastecer em postos parceiros, o Gasola realiza o pagamento à vista e coleta a nota fiscal ao administrador”, explica Ricardo Lerner, CEO do Gasola.
A empresa completou 5 anos de existência em janeiro de 2025 e, além dos resultados já conquistados, almeja crescer exponencialmente nos próximos anos. De acordo com Lerner, o negócio passou por diversas evoluções, tanto no desenvolvimento da tecnologia quanto na ampliação do impacto no mercado. “Hoje, sabemos que estamos transformando a maneira como empresas e motoristas lidam com o abastecimento, trazendo eficiência, economia e transparência”.
Essa evolução também é demonstrada por números. Em 2024, o Gasola apresentou um crescimento expressivo. O percentual de clientes cresceu 270%, enquanto a rede de postos credenciados expandiu em 400%, tornando a solução ainda mais acessível em diferentes regiões do país. Além disso, hoje a plataforma conta com mais de 18 mil motoristas utilizando o aplicativo, demonstrando a adesão crescente do setor à solução.
O CEO explica que o ano passado foi um período importante, quando novas ferramentas foram disponibilizadas. ”Um grande destaque foi a modernização do mapa de postos, que agora oferece melhorias na busca pelo melhor consumo e na definição das melhores rotas de abastecimento”, completou.
Para 2025, o objetivo é seguir crescendo e aumentar em 100% a base de clientes, além de investir em novas funcionalidades de pagamento de frete, inteligência artificial para validação de abastecimentos e definição de melhores postos para abastecer.
“No ramo da tecnologia, temos que estar em constante evolução e manter essa constância de desenvolvimento não é fácil, mas é necessário. A logística no Brasil ainda é muito carente de automações e sabemos que estamos transformando a maneira como as companhias e motoristas lidam com o abastecimento, trazendo eficiência, economia e transparência”, conclui o CEO.