Solar Coca-Cola lança desafios de inovação aberta para startups brasileiras

A Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, anuncia o lançamento da 3ª edição do Supernova, programa de inovação aberta que convida startups de todo o país a apresentar soluções para desafios estratégicos da companhia. As inscrições para a edição deste ano estarão abertas de 20 de janeiro até 7 de fevereiro, e os desafios incluem temas como automação de indicadores, uso de inteligência artificial para redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores.

Ricardo Rufino, especialista de inovação corporativa da Solar Coca-Cola, destaca que o Supernova 3 é uma oportunidade para startups se conectarem com uma das maiores empresas do setor de bens de consumo do país. “Estamos em busca de soluções que possam transformar nossa operação e gerar valor para nossos colaboradores e clientes. O programa tem sido uma plataforma de inovação relevante e queremos ampliar o impacto dessa jornada”, afirma. Na última edição, o projeto apresentou resultados significativos, com 50% das startups participantes da fase piloto firmando parcerias com a fabricante. 

Supernova Ciclo 3 – Solar Coca-Cola

Etapas e desafios

O Ciclo 3 do Supernova segue uma jornada estruturada para garantir o sucesso dos negócios selecionados: a fase de Pitch Day está marcada para o dia 06 de março, quando as startups apresentarão propostas para os desafios definidos. Já nos dias 03, 09, 10, 16 e 17 de abril, os participantes avançam para uma fase de imersão, colaborando diretamente com os especialistas da Solar Coca-Cola para adaptar soluções às necessidades da empresa.

Posteriormente, as startups aprovadas entram na etapa de piloto, que será realizada entre maio e agosto, permitindo testar e validar soluções em um ambiente real. A edição deste ano culminará no Demoday, que ocorre em 01 de setembro, onde serão apresentados os resultados das inovações e as perspectivas de parceria com a Solar Coca-Cola.

As etapas permeiam quatro desafios principais: automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas por meio de inteligência artificial, criação de um portal integrado para gestão de fornecedores e o desenvolvimento de uma solução preditiva para recursos de logística. Esses desafios foram projetados para ajudar a corporação a melhorar a gestão de dados, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a cadeia de fornecimento.

“A jornada oferece uma oportunidade única de as startups testarem soluções em um ambiente corporativo de grande escala, recebendo feedback direto de uma companhia como a Solar Coca-Cola. Esse tipo de colaboração é essencial para acelerar não só essas empresas, mas o ecossistema de inovação no Brasil”, afirma Yann Freitas, head de inovação da Innoscience, consultoria que apoia o programa.

Benefícios que chegam à expansão 

O programa oferece uma série de benefícios para as selecionadas, como visibilidade, conexão com uma rede de especialistas e a chance de expandir operações. A Solar Coca-Cola, que possui 13 fábricas e 44 centros de distribuição em todo o Brasil, tem capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebidas por ano e atender a cerca de 400 mil pontos de venda. Durante a jornada, além de especialistas da companhia, haverá o acompanhamento de profissionais da Innoscience, consultoria referência em inovação corporativa com quase 20 anos de existência. 

As inscrições para o programa estarão abertas de 20 de janeiro a 7 de fevereiro. Startups interessadas podem obter mais detalhes e se inscrever diretamente no site oficial do Supernova 3: https://programasupernova.com.br/supernova-3/

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Inovação
ID Logistics Brasil lança campus de inovação e plataforma virtual global de soluções logísticas
ID Logistics Brasil lança campus de inovação e plataforma virtual global de soluções logísticas
Ypê adota tecnologia de ponta e transforma sua operação logística com CD automatizado
Ypê adota tecnologia de ponta e transforma sua operação logística com CD automatizado
Pesquisa da SimpliRoute aponta que apenas 30% das empresas usam IA na logística no Brasil
Apenas 30% das empresas usam IA na logística no Brasil, aponta pesquisa da SimpliRoute
Grupo Elfa fatura R$ 100 milhões com ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para cotação
Grupo Elfa fatura R$ 100 milhões com ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para cotação
Seal Summit 2025
Seal Summit 2025 reunirá, em 20/05, líderes de Carrefour, Mercedes-Benz, Vivo e LinkedIn para debater inovação no supply chain
VLI InovaVLI Open
VLI abre inscrições para o InovaVLI Open e convida startups a transformar a logística integrada no Brasil

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg