Smart Fortwo: não é pequeno. É para duas pessoas.

06/04/2009

Pode parecer estranho falar que um carro é capaz de trazer felicidade para quem nele anda. Mas é a pura verdade, o smart fortwo (assim mesmo, tudo em minúsculas) é capaz de transmitir este sentimento para motorista e carona – apenas um – principalmente no trânsito caótico de São Paulo e, mais ainda, se for o Cabriolet, num belo dia de sol, com a capota recolhida. Incrível!

Apesar de ser para apenas dois ocupantes, com 2,69 m de comprimento, tem preço bastante atraente em função de todos os itens de série que oferece: quatro air bags, freios com ABS, ESP, EBD, ASR, BAS, controle de estabilidade Hill Start, câmbio automatizado, ar-condicionado, rádio CD e MP3, sensor de chuva, farol de neblina e vidros elétricos. Quem garante o smart é a Mercedes-Benz. Na versão coupé, com teto panorâmico, custa

R$ 57.900 e na cabrio, R$ 64.900. Ambos Passion, o top da marca trazidos para o o nosso mercado.

Ué, acabou?!

Lançado no Salão de Frankfurt, em 1997, resultado de um projeto entre a Mercedes-Benz e a fábrica de relógios Swatch (que apresentou o primeiro conceito do "Swatchmobile", em 1980, mas hoje não está mais no projeto), o smart é um carro que causa enormes surpresas. Sua dirigibilidade é excelente, com bom comportamento em curvas. Em razão da ajuda do ESP, associado ao ABS, tem boa resposta de aceleração do motor de 999 cm³ – menor que o dos nossos populares 1.0, mas com turbo de 0.5 de pressão atmosférica. A velocidade é limitada eletronicamente a 140 km/h e faz de 0/100km em 11 segundos. Para tanto, ele pesa apenas 600 quilos.

Mesmo para quem tem 1,88 m de altura, o carro oferece conforto para dirigir e ser carona. O que mais intriga nele é que, ao se olhar para trás, a pergunta vem de imediato: ué, já acabou?! É como se estivéssemos dentro de uma picape pequena, só que no smart, ele acaba ali mesmo, na altura do vidro bem atrás dos seus ocupantes.

O que também surpreende, favoravelmente, é o consumo anunciado pelo fabricante: 24,4 km/l na estrada e 15,6 na cidade. Este baixo consumo, segundo Cássio Raul Saddi, da primeira concessionária da marca no Brasil, a smart Center Jardins, na avenida Europa, que abriga as grandes marcas de importados, é o maior atrativo do carro, ainda que vá ser comprado em sua maioria por pessoas de alta renda.

Já temos 100 clientes cadastrados – diz Cassio -, sendo 15% deles acima dos 55 anos, distribuídos quase que em formas iguais entre homens e mulheres". Outro público fica entre 18 e 28 anos. Os jovens ganharão o smart dos pais e os entre 25 e 28 comprarão eles próprios o seu carro, segundo o empresário. A marca terá outro concessionário em São Paulo até o final do ano e mais em Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em 2010. A idéia é vender 500 unidades/ano por aqui.

Cássio acredita que o modelo, que começa a ser vendido hoje, vai substituir muita moto grande. "O conversível se adapta bem ao motociclista, que quer fazer viagens curtas, com o vento batendo, mas sem o risco das duas rodas e circulando em meio à violência urbana". Ele diz também que o carro será bem aceito pelo motorista que quer um carro apenas para "curtir" a vida ao volante.

Adeus martelinho de ouro

Não apenas o smart é um carro diferenciado, como também suas cores incomuns no mercado brasileiro, preso aos pratas e pretos. O seu lançamento mostrou algo novo, com os jornalistas conduzindo o carro aos lugares que, acredita a fábrica, os seu compradores também frequentarão, como armazens sofisticados e shoppings dos "descolados", com uma passagem pela rua Oscar Freire. E um pouco de estrada para mostrar sua desenvoltura.

Algo que chama atenção no smart é que ele é 100% reciclável, feito em plástico, que "aceita" pequenas batidas sem a necessidade de idas ao funileiro ou ao "martelinho de ouro", profissional muito requisitado em São Paulo. Se o amassado for muito forte, a peça é trocada. Não há reparo.

A internet será uma das maiores armas de promoção de vendas do smart, segundo Tania Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento de Rede de Concessionários, que acredita estar entre os internautas uma boa parcela do público alvo do modelo.

Itália, maior público

O smart tem na Itália, que adora carros pequenos e precisa deles por causa de suas ruas estreitas, seu maior consumidor no mundo. No ano passado os italianos compraram 35 mil unidades, batendo os norte-americanos, que adquiriram 25 mil pequeninos no lugar dos gigantescos carros lá fabricados.

A assistência técnica será dada por oficina Mercedes-Benz, mas o carro sempre deverá ser levado ao concessionário smart quando for necessário algum reparo. A garantia é de dois anos, a primeira revisão ao 10 mil km.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

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