Mariana Mirrha
Parceira da Seara desde 2007, a OpenTech passará a atuar ainda mais inserida nas questões logísticas da Seara, buscando dar agilidade e precisão aos processos logísticos e de transporte da companhia com nova tecnologia.
O plano logístico da Seara (Fone: 47 3344.7700), que hoje engloba toda a divisão de aves, suínos e industrializados do Grupo Marfrig, deverá receber mais uma tecnologia da OpenTech (Fone: 47 2101.6122), antiga parceira da companhia. Atuando em conjunto com a Seara desde 2007, a OpenTech agora está introduzindo na companhia o SIL – Sistema Integrado de Logística. “Através da Integração entre o SRP – Sistema da Seara com o SIL, que foi implantado nas 32 Unidades Produtoras e está em fase de implantação nos CD’s, todo o processo de cadastramento de transportadores, motoristas e veículos, rotas para fins de pagamento de pedágios e rastreamento e emissão das Autorizações de Embarque (solicitações de rastreamento) passam a ser automatizados, sem qualquer ação manual por parte das expedições das unidades, fato que irá gerar uma economia no processo de liberação de carregamentos/viagens de 20 a 25 minutos por viagem”, explica Cristiano de Oliveira, gerente comercial da OpenTech.
A tecnologia irá contribuir para o controle das operações de transporte da Seara, possibilitando o controle de reserva de veículos para atendimentos das cargas programadas; simplificar a originação dos veículos com base no acompanhamento online; monitorar os veículos em trânsito, com detalhes como localização, hora de chegada ao destino/cliente, temperatura, parada indevida; melhorar o controle da frota agregada à empresa, buscando rapidamente sua localização e situação; melhorar o aproveitamento da frota agregada, aumentando a produtividade do transportador e melhorando o nível de serviço de atendimento às entregas e clientes e aumentar a produtividade da frota contratada. “Nos processos de carregamentos (programação), o SIL permitirá à mesa de operações da Seara a visualização precisa, com a viagem em andamento, da data e horários que os recursos chegarão aos seus destinos e poderão ser utilizados para novas programações. As informações são geradas de forma dinâmica no GRID, e a tecnologia aumentará a produtividade da frota, levando em consideração, também, as exigências do controle de jornada em conformidade com a Lei 12.619”, afirma Oliveira.
O SIL está sendo implantado no Longo Percurso da companhia, que compreende as operações no mercado interno, mercado externo (contêineres), Mercosul, matéria-prima e operações KIT Festas, além das operações de varejo (distribuição) a partir de 25 CD’s. “A OpenTech nos auxilia no gerenciamento de riscos e na integração de novas tecnologias para melhorar ainda mais a performance dos nossos controles logísticos. O SIL será integrado ao nosso processo e deve contribuir com maior rapidez para os carregamentos e simplificar as ações dos operadores da mesa de transporte”, afirma Rogério Francisco Demmer, gerente de transportes da Seara.
Atualmente, o fornecimento da OpenTech à Seara abrange as áreas de Transporte de Longo Percurso e Distribuição, gerenciando e monitorando todas as entregas provenientes das 32 unidades da companhia até os seus 25 Centros de Distribuição e milhares de clientes. São aproximadamente 7.500 viagens por mês, com previsão de evoluir para 12.000 até dezembro deste ano. O fornecimento abrange, ainda, mais de 500 empresas de transportes parceiras da Seara, o que torna a gestão logística ainda mais complexa. Além dos produtos Seara, também é feita a distribuição para todo o Brasil de marcas como DaGranja, Nhô Bento, Pena Branca, Rezende e Bassi.
“Considerando os gargalos e desafios diários nas operações de transporte e logística, tanto para os embarcadores quanto para os transportadores, a utilização de ferramentas como o SIL será cada vez mais imprescindível para as operações. O SIL traz às operações logísticas a possibilidade de análises com diferentes níveis de visualização e controle, indo, por exemplo, desde a verificação do desempenho de atendimento dos transportadores de determinada operação até a análise detalhada online do tempo de entrega de uma nota ou mercadoria específica. Esta multifuncionalidade do sistema fornece as informações necessárias que auxiliam na resolução de problemas pontuais da operação, bem como na tomada de decisões estratégicas, como, por exemplo, negociações de prazos ou avaliação da qualidade de atendimento nos prazos de entrega”, finaliza Oliveira, da OpenTech.









