O foco na redução de custos está levando cada vez mais gestores da área de logística a se concentrar em eficiência, utilização, disponibilidade e otimização de seus ativos. Com os avanços tecnológicos é possível emitir relatórios a partir das informações armazenadas no sistema das empilhadeiras. Dessa forma, os empreendedores podem ter uma visão mais clara das operações e tomar decisões mais assertivas para o negócio. Duas das perguntas mais frequentes no universo das empresas que precisam administrar seus estoques e sistemas de armazenagem são: Quantas empilhadeiras nós temos? Quantas realmente precisamos?
Assim como a maioria das empresas, a Owens & Minor enfrenta o desafio de reduzir os custos de suas operações e necessitava avaliar melhor o uso de suas empilhadeiras para aprimorar a eficiência de suas atividades. Com sede em Richmond, Virgínia, EUA, e integrante da lista das 500 maiores empresas da revista Fortune, a Owens & Minor é uma grande distribuidora de suprimentos médicos e cirúrgicos dos EUA. Sua oferta de serviços, produtos e variados centros de distribuição em todo território americano, faz com que a empresa seja responsável pelo atendimento a grandes hospitais, sistemas de saúde integrados e organizações da área da saúde ligadas ao governo federal.
A Owens & Minor convocou alguns profissionais de sua própria equipe para avaliar melhor sua frota de empilhadeiras e desenvolver um sistema que permitisse coletar informações sobre as atividades de cada equipamento. Ken Miranda, Vice-Presidente de Operações; Charlie Winnagle, Diretor de Operações Corporativas; Leo Biller, Gerente de Operações Corporativas; e Ron Smarsh, Gerente Geral do Centro de Distribuição de Richmond, foram responsáveis também pela identificação de soluções para gerenciar o dia a dia do centro de distribuição.
Após uma longa e extensa análise sobre as tecnologias disponíveis, a equipe optou pela implantação do InfoLink®, sistema da Crown Insite(tm), que fornece informações sobre as atividades das empilhadeiras, em painéis gráficos, contribuindo para a identificação dos pontos de melhoria da operação. "Precisávamos de um sistema que oferecesse uma ampla visão do negócio para otimização da nossa frota de empilhadeiras", diz Winnagle. "Grande parte dos softwares que avaliamos não atendiam as nossas expectativas. Quando conhecemos o InfoLink® da Crown, ficamos impressionados com sua capacidade. As funcionalidades eram as que procurávamos, em termos de gerenciamento de informações e dimensionamento de capacidade. A interface do sistema foi outro atrativo, pois é fácil e intuitivo", comenta o executivo.
Em dezembro de 2010 a unidade de Richmond da Owens & Minor começou a utilizar o InfoLink® para o gerenciamento de sua frota de empilhadeiras, que inclui 33 equipamentos elétricos da Crown. Rapidamente a empresa percebeu que o sistema é capaz de disponibilizar diversos relatórios que contribuíram significativamente com as decisões estratégicas da companhia.
"Uma vez que os módulos foram instalados e começamos a analisar as informações, descobrimos inúmeras oportunidades para aumentar a eficiência das nossas operações. Em janeiro, apenas um mês após a instalação, descobrimos que duas selecionadoras não estavam em uso e que poderiam ser reduzidas da nossa frota sem causar nenhum impacto", comenta Biller. "A capacidade do sistema em mostrar a demanda de cada empilhadeira durante um determinado período de tempo ajudou a dimensionar melhor a quantidade de equipamentos da nossa frota", afirma Smarsh. "Depois de dois meses da instalação do software conseguimos otimizar a nossa operação. Remanejamos o uso de mais duas empilhadeiras e conseguimos aprimorar ainda mais as nossas atividades no centro de distribuição", explica.
Além dos benefícios relacionados ao dimensionamento da frota de empilhadeiras da Owens & Minor, o InfoLink® também contribui com a segurança no ambiente de trabalho e gerenciamento das atividades dos operadores.
"Somente os operadores devidamente treinados e certificados têm acesso aos equipamentos com o sistema InfoLink®. Por meio da integração do software podemos emitir relatórios atestando que a empilhadeira está devidamente inspecionada e com a documentação adequada", diz Smarsh. "O sistema também nos ajuda a controlar eventualidades que podem ocorrer no dia a dia. Caso a empilhadeira entre em colisão com algum objeto, por exemplo, ela para automaticamente, um alerta via e-mail é encaminhado para a equipe de gestão e as atividades são retomadas após a reinicialização do software pelo supervisor. Esse controle nos permite saber imediatamente o que aconteceu e como proceder diante de imprevistos", comenta.
A Owens & Minor também ressalta as contribuições do InfoLink® relacionadas ao planejamento financeiro de suas operações. "Futuramente, diante de alterações em nosso orçamento, podemos utilizar as informações armazenadas no InfoLink para determinar melhor a utilização dos nossos recursos financeiros.", afirma Smarsh. A empresa está tão satisfeita com os resultados do InfoLink® em Richmond, que trabalha em um plano de expansão do sistema para outras três unidades. "Tudo pode ser resumido ao fato de ter a informação certa para tomar as decisões corretas", afirma Biller. "Temos 52 centros de distribuição em nossa rede e estamos trabalhando para implantar o InfoLink® em todas as unidades. Nosso objetivo é integrar todos os centros de distribuição para melhorar ainda mais a eficiência do negócio", conclui o executivo.









