Empresa de tecnologia especializada em averbação para seguros de transporte de cargas, que garante 100% de comunicação de embarques por meio de redundância de checagem, a SmartLoad acaba de lançar uma tecnologia disruptiva, e considerada pioneira, para garantir que todos os embarques de cargas sejam averbados, sem falhas, antes do início da viagem. Trata-se de um Sistema Híbrido de averbação com parte sendo feita por API e parte buscando os CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico) faltantes diretamente na fonte fiscal competente.
De acordo Edilson Lopes, especialista em averbação de cargas e CEO da SmartLoad, o Sistema Híbrido é uma junção de duas tecnologias desenvolvidas pela empresa: o SmartBox 3.0 (Extrator de XML diretamente do Sefaz) e o SmartBox 2.0 (Integração entre o sistema emissor de documentos/TMS e o sistema da SmartLoad). “Ao longo dos últimos 3 anos, desenvolvemos duas formas muito eficientes de comunicar embarques, porém, com foco em desenvolvimento e inovação contínua, buscávamos algo além. Foi então que tivemos a ideia de testar um sistema híbrido exclusivo para os transportadores que, unificando as duas soluções em redundância, se mostrou o mais confiável, simples e eficiente de todo o mercado de seguros de transportes de carga”, destaca o CEO.

Como funciona
O Sistema de Gerenciamento do Transportador (TMS), interligado com o Sistema Híbrido da SmartLoad, emite os CT-e referentes aos embarques diários, que geram uma sequência numérica para o órgão fiscal competente. Assim, automaticamente acontece a averbação de cargas, após a comunicação das informações à seguradora. “Após esse processo, em questão de segundos, o nosso Sistema Híbrido também faz a checagem diretamente com o Sefaz para checar se todas as notas de uma determinada sequência foram averbadas/comunicadas à seguradora, antes do veículo iniciar a viagem até o destino final”, explica Lopes. Ou seja, de forma inédita no mercado de seguros de transporte de cargas, a redundância faz com que nenhuma NF seja ignorada, garantindo o seguro pleno aos transportadores e a visão total do risco por parte das seguradoras.
Com isso, o CEO destaca que a empresa alcançou a sua maior missão, ao proporcionar para o mercado, pela primeira vez, a possibilidade de averbar, em sua totalidade, os documentos fiscais das operações logísticas, para que 100% sejam averbados e comunicados, fomentando a sustentabilidade financeira ao ecossistema de seguros de carga. Ele destaca ainda que essa inovação beneficia não apenas transportadores e seguradora, mas também corretores, que geram uma carteira mais segura, sem falhas e sem a possibilidades de negativas de indenizações aos seus clientes por falta de averbação, algo que era comum ao mercado até então.