A Suhai (Fone: 11 3058.3500), que oferece soluções na área de Segurança Pessoal e Empresarial, Eventos, Gerenciamento de Riscos e Consultoria, acaba de lançar um serviço de monitoramento on-line – que possui soluções, não só em monitoramento, mas também em rastreamento e segurança eletrônica – que pode ser utilizado nos setores de logística e transportes.
Segundo Nicolangelo Maglio Filho, diretor da empresa, para o segmento logístico, o sistema propicia, além de rastreamento básico, alguns diferenciais como: ferramentas de telemetria que permitem aplicações diversas, sensoriamento de portas e baús e acompanhamento da abertura das travas, o que garante o controle dos períodos de carga e descarga, otimizando as paradas do veículo e possibilitando maior número de entregas.
Ainda de acordo com o executivo, o sistema permite o manuseio de informações como alterações de rota e desvios de itinerários, impedindo qualquer ação criminosa. “É possível ter imagens internas e externas do caminhão, para ver quem está abrindo a porta ou se está sendo dada carona a alguém, já que estes eventos podem representar riscos para o motorista e para a carga”, comenta.
Outro diferencial da solução, segundo Maglio, é a possibilidade de acompanhar a temperatura de cargas sensíveis, como sorvete, por exemplo. “A quantidade de quilômetros rodados e o consumo de combustível também podem ser controlados. Sem falar que tudo é observado de perto através de uma central de monitoramento da Suhai, sendo que o acompanhamento do próprio cliente pode ser feito pela internet”, explica.
O diretor conta que a Rede Dia de Supermercados, que opera somente em São Paulo, tem todos os caminhões controlados e gerenciados pela Suhai, desde a saída dos Centros de Distribuição até as lojas: “o sistema controla abertura e fechamento, travamento de baús, não permite manipulação dos produtos no percurso, e caso haja algum problema com os produtos refrigerados, na hora o motorista é avisado. Nesse caso, em cerca de 20 minutos é possível localizar o caminhão e a carga”, exemplifica.
Maglio acredita que utilizando tecnologias cada vez mais eficientes e levando a sério o gerenciamento de risco para recuperar cargas roubadas, as transportadoras estão no caminho certo para combater a falta de segurança nas estradas brasileiras. Para ele, como a carga tributária no país é alta e há muita sonegação de impostos, o mercado paralelo ganha força. “Enquanto existir um mercado paralelo haverá o crime. Sem falar que, com as novas tecnologias, o custo da carga roubada está cada vez mais alto”, opina, garantindo que isso estimula o ladrão.
Segundo o diretor, com o lançamento deste sistema, a expectativa da Suhai para este ano é dobrar o faturamento com relação a 2007. “No Brasil, somente um terço da frota é rastreada. Isso significa que o mercado é bastante promissor, principalmente pelo fato de o rastreamento estar cada vez mais acessível”, finaliza.









