A operação do serviço Bagagem Porta-a-Porta, lançado em janeiro último pela TAM Linhas Aéreas, não requereu nenhum investimento ou incremento na logística, já que utiliza a estrutura existente para atender às cidades brasileiras em que atua.
Toda a parte de transporte de bagagens é executada pela divisão de cargas da companhia, a TAM Cargo (Fone: 03001159999), que conta com aviões próprios, além de uma frota terrestre composta por mais de 350 veículos próprios, entre motos, utilitários leves e caminhões, e com veículos terceirizados que proporcionam ampla cobertura no território nacional.
O serviço começou funcionando em São Paulo, SP, Brasília, DF, Belo Horizonte, MG, e Rio de Janeiro, RJ. A partir de abril, chegou às cidades de Porto Alegre, RS, Curitiba, PR, Florianópolis, SC, Salvador, BA, Recife, PE, Fortaleza, CE, e Vitória, ES. Questionada se irá implementá-lo em voos internacionais, a TAM explica que no momento não existe esta possibilidade porque a bagagem internacional tem uma legislação diferente da doméstica.
Coleta
O Bagagem Porta-a-Porta permite que as malas do cliente sejam coletadas em sua residência – ou endereço de preferência – e entregues no local de destino escolhido por ele, sete dias por semana, incluindo feriados, e sem cobrança de taxa para coleta e entrega em horários especiais. As solicitações para entrega no próximo dia útil são aceitas até as 16 horas do dia corrente e o cliente precisa apenas informar o número de seu e-ticket para que a bagagem seja entregue até as 18 horas do dia subsequente.
De acordo com a companhia, no Bagagem Porta-a-Porta são aceitas malas, mochilas, bolsas e outras embalagens típicas de uso de viagens, ao passo que caixas de papelão e isopor não se enquadram no serviço, o qual possibilita que cada passageiro despache até dois volumes, com limite total de 46 kg.
O cliente que quiser usufruir este serviço precisa baixar o formulário de Declaração de Conteúdo no site da companhia aérea, preenchê-lo manualmente e entregar ao funcionário da TAM Cargo que for efetuar a coleta da bagagem. Vale lembrar que todo o acondicionamento da bagagem fica a cargo do próprio passageiro, que deve acomodar muito bem o conteúdo na mala e declarar o conteúdo real do objeto.
Para justificar o motivo de ter desenvolvido o Bagagem Porta-a-Porta, a TAM revela que ao estudar o comportamento dos clientes, principalmente dos executivos, identificou que as malas são um problema no deslocamento entre o hotel e as reuniões e, por isso, desenhou um serviço que atende a essa necessidade.
Por enquanto, a companhia comenta que não enfrentou inconvenientes específicos para a operação deste serviço. Porém, reconhece que, como em qualquer processo logístico, há fatores externos que podem pontualmente afetar algumas entregas. “Nossa equipe, no entanto, está preparada para intervir e solucionar eventuais dificuldades”, assegura.
Nova embalagem para transporte de encomendas
A TAM Cargo acaba de lançar uma embalagem para o transporte de encomendas: a Big Box, que pode ser utilizada no Bagagem Porta-a-Porta, assim como em outros serviços em âmbito nacional. “Este produto só não estará disponível para serviços internacionais”, destaca o diretor de cargas da companhia, Carlos Amodeo.
O objetivo da criação da nova embalagem é reduzir o tempo de carregamento e descarregamento em aproximadamente 35%, algo que foi conseguido durante os cinco meses de teste aos quais a Big Box foi submetida. Além disso, a caixa serve para preservar a integridade física da carga, diminuir o excesso de manuseio e evitar extravios e tentativas de furto.
No formato de 1 m x 0,70 cm x 0,60 cm, a caixa de 12 kg tem capacidade para carregar 180 kg e é confeccionada com chapas de papelão corrugado de parede dupla, reforçada com malha de aço galvanizado. É estruturada com cantoneiras de alumínio e uma placa do mesmo material dá sustentação à sua base.
A Big Box é indicada para cargas de alto valor agregado, como produtos eletrônicos e medicamentos. Segundo Amodeo, neste semestre as operações da TAM em nível nacional contarão com 150 unidades da nova embalagem, que é retornável. Até o final do ano, o objetivo da companhia é dispor de 300 Big Box.









