Sensor possibilita ao motorista dormir e descansar na fila

11/09/2013

Wanderley Gonelli Gonçalves

Através de pesquisas, constatou-se que os motoristas de caminhões, quando enfileirados para embarque e desembarque de suas cargas, ou parados por motivo de acidentes nas estradas, queda de barreiras ou obras na pista, costumam parar seus caminhões próximos aos veículos da frente, visando protegê-los de possíveis abordagens por assaltantes.

As filas podem durar horas, ocasião em que o motorista poderia dormir ou descansar, mas não o faz por precisar manter-se alerta quanto ao fluir do trânsito. Caso ele durma e o veículo da frente se desloque, os veículos que estão atrás podem tomar a sua vez "furando" a fila. Também é comum acontecer acidentes devido aos veículos ficarem parados na pista.

Visando a solucionar este problema, a empresa paranaense Eclipse Alarmes (Fone: 41 3376.5404) desenvolveu o Truck Sensor, um equipamento que emite um sinal sonoro dentro da cabine, e que tem a função de despertar o motorista assim que o veículo que está à sua frente movimenta-se. Ele também pode ser usado para alertar o motorista sobre outros veículos parados na pista.

Segundo Gilsson Perszel, diretor comercial da empresa, o sistema consiste em sensores instalados no para-choque dianteiro ou na tampa frontal do veículo que, em conjunto com uma central de comando instalada no interior da cabine, possibilita detectar e alertar o deslocamento do veículo estacionado à frente. Através de um sinal sonoro dentro da cabine, o motorista é despertado. “A ideia do Truck Sensor surgiu da necessidade apontada por um caminhoneiro que já tem 25 anos de profissão, cansado de se privar de uma soneca durante as centenas de vezes em que permaneceu parado em filas por diversos motivos. Ele informou sua necessidade ao engenheiro da Eclipse que, por sua vez, projetou, testou e fez do Truck Sensor uma realidade”, diz Perszel.

CUSTO
O diretor comercial destaca que o valor do aparelho varia entre R$ 380,00 e R$ 450,00 – já instalado, dependendo da loja ou concessionária a ser adquirido – e também comenta que este custo é compatível com o cenário econômico para frotistas e autônomos. “Se considerarmos que não se trata de um simples acessório, pois tem a função de oferecer conforto e segurança, a relação de custo é mínima, baseando-se nos valores de pedágios ou combustível de um caminhão dentro de um percurso aproximado de 500 km! A economia é evidente, pelo fato de o motorista poder programar seu trajeto estando descansado e evitando acidentes.” 
 

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