Semana Verde começa com ação inédita na SUPRG

31/05/2016

Começou ontem, às 10h, a Semana Verde do Porto do Rio Grande. O evento tem como principal objetivo conscientizar os trabalhadores portuários da importância de uma adesão e engajamento coletivo em virtude das políticas ambientais do complexo. De forma inédita, a cerimônia foi transmitida ao vivo não somente para os setores do complexo como para todos aqueles que quisessem assistir através da internet.

A Divisão de Meio Ambiente e o setor de Tecnologia foram os responsáveis por garantir a atividade on-line, sendo uma importante experiência para a instituição que poderá utilizar essa ferramenta como forma de transmitir informações. Durante a cerimônia, a chefe da divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Mara Núbia de Oliveira falou sobre o trabalho desenvolvido em seu setor para garantir o cumprimento das condicionantes ambientais designadas pela Licença Ambiental de Operação que é emitida pelo Ibama. Logo após, ela passou a palavra ao diretor-superintendente, Janir Branco que ressaltou a importância do evento para que todos os funcionários sejam engajados no processo de uma administração voltada para a preservação ambiental.

“Desde que assumimos vimos que o setor de Meio Ambiente estava com um orçamento defasado. Realizamos uma série de medidas administrativas que reduziram os gastos da Superintendência com materiais de consumo, cargos em comissão e diárias e isso possibilitou que investíssemos mais no setor ambiental. A Divisão de Meio Ambiente teve um aporte de mais de 60% a mais no seu orçamento para realizar os programas e projetos necessários ao cumprimento das condicionantes”, afirma o superintendente. Branco concluiu falando sobre a importância de projetos como o Circuito Saúde nos Portos e Círculos de Diálogos.

A chefe da Divisão Financeira, Tânia Martins acompanha o dia a dia orçamentário da entidade e trouxe sua experiência na área com relação aos gastos com energia e água. “Apresentei a ideia em uma reunião e depois recebi a informação da campanha de redução do consumo de energia e do tema da Semana Verde. Será muito bom para a Superintendência se todos colaborarem”, afirma ela.

Sem desperdício de energia

A Semana Verde ocorrerá na SUPRG até a próxima sexta-feira, dia 03 de junho. Durante os próximos dias irão ocorrer diversas atividades voltadas ao consumo consciente dos recursos. Durante a abertura foi apresentado que entre os principais gastos, e consequente impacto ambiental, está o consumo desnecessário de energia elétrica. Pensando nisso, a Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança lançou junto com a abertura das atividades a campanha “A Luz que Você Apaga, a SUPRG não paga”, idealizada pela servidora e chefe da Divisão Financeira, Tânia Regina Fontoura Martins e pelo professor da Furg e coordenador do Programa de Educação Ambiental, José Vicente. A campanha será permanente, e segundo a Divisão de meio ambiente, saúde e segurança, os incentivos ao consumo consciente acontecerão com maior frequência, buscando retardar as estimativas de gastos em energia elétrica que ameaçam aumentar em cerca de 25% este ano.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
IFOY AWARD 2026 premia soluções de automação, robótica e inteligência artificial aplicadas à intralogística
IFOY AWARD 2026 premia soluções de automação, robótica e inteligência artificial aplicadas à intralogística
CMA CGM Air Cargo inicia operação no Brasil com rota entre Hong Kong, França e Campinas, SP
CMA CGM Air Cargo inicia operação no Brasil com rota entre Hong Kong, França e Campinas, SP
Brado Logística avança na descarbonização do transporte rodoviário com uso de GNL no Maranhão
Brado Logística avança na descarbonização do TR com uso de GNL no Maranhão
Viracopos vence pela segunda vez o Prêmio de Aeroporto de Carga do Ano no ACW Awards
Viracopos vence pela segunda vez o Prêmio de Aeroporto de Carga do Ano no ACW Awards
Supply Chain no Brasil em 2026 foca redução de custos e eficiência, mostra pesquisa do Procurement Club
Supply Chain no Brasil em 2026 foca redução de custos e eficiência, mostra pesquisa do Procurement Club
Portocel desembarca 4.300 veículos da GWM e já chega a 50 mil carros movimentados em 2026
Portocel desembarca 4.300 veículos da GWM e já chega a 50 mil carros movimentados em 2026

As mais lidas

01

Seguros obrigatórios para TR entram em vigor em julho e exigem adequação, alerta Pamcary
Seguros obrigatórios para TR entram em vigor em julho e exigem adequação, alerta Pamcary

02

R$ 1 bilhão em transações logísticas reacende interesse por fundos imobiliários do setor, aponta Colliers
R$ 1 bilhão em transações logísticas reacende interesse por fundos imobiliários do setor, aponta Colliers

03

LOTS Group promove workshop sobre biometano e eficiência operacional em São José dos Campos, SP 
LOTS Group promove workshop sobre biometano e eficiência operacional em São José dos Campos, SP