Fortalecendo a parceria de 10 anos com a Cacau Show, a Scheffer Logística (Fone: 42 3239.0700), especializada em sistemas de movimentação e automação, acaba de ampliar o armazém refrigerado da rede de chocolates finos, na fábrica de Itapevi, SP.
A capacidade do novo armazém, somado ao já existente, chega a 15.000 posições paletes. Além disso, o sistema trará uma maior flexibilidade e capacidade de planejamento. “A Cacau Show está crescendo e isso traz a necessidade de mais espaço para armazenamento de produtos acabados e também permite utilizar uma parte do transelevador para armazenamento de matérias-primas embaladas, como cereja, e materiais de embalagens”, explica Afif Miguel Filho, diretor da Scheffer.
O armazém conta com seis transelevadores e transportadores horizontais de correntes e roletes para alimentação do sistema verticalizado, disponibilizando todas as cargas no nível do piso da fábrica, facilitando a movimentação com paleteiras elétricas não-poluentes. “Com mais saídas, o sistema atende a área de picking, movimentação de paletes, produção e expedição de produtos acabados, em processo e insumos”, acrescenta Miguel Filho.
De acordo com o profissional, o sistema permite, ainda, a otimização do espaço e a redução de investimento em área refrigerada, já que é necessário manter os produtos em uma temperatura constante de 18º C.
“Confiabilidade, rapidez, controle e flexibilidade são itens importantes na hora de definir um projeto, ainda mais quando se tem uma produção de 10.000 toneladas por ano e uma perspectiva de crescimento acelerado”, declara Sérgio Butuem, diretor de operações da Cacau Show. Ele destaca que, além de maior quantidade de endereços, o armazém traz mais flexibilidade para planejar entradas e saídas e facilidade de planejamento de manutenções preventivas. Outra vantagem é que a grande capacidade de armazenagem minimizará os efeitos da sazonalidade. “Poderemos trabalhar em um mesmo ritmo o ano todo, e a diferença de venda nos momentos de pico será coberta pelos estoques”, acrescenta Butuem.
O sistema será operado a partir de telas touch screen, que o tornam mais amigável para os usuários. “Isso irá facilitar a operação, com ganhos em agilidade, minimizando os erros dos operadores. Outra vantagem é uma maior proteção dos computadores, que ficarão fechados em um rack e somente serão acionados pelas telas, sem necessidade de teclado e mouse”, conta o diretor de operações da Cacau Show.
Para o próximo ano, a expectativa da rede de chocolates finos é aumentar em 20% a quantidade de lojas. Já a Scheffer espera retomar os patamares de 2008. “A crise financeira atingiu o mercado de movimentação, automação e armazenagem. O setor sofreu uma retração em torno de 20%. A expectativa é que em 2010 esse volume seja recuperado”, finaliza Miguel Filho.









