Mariana Mirrha
A Scania (Fone: 11 4344.9333) está lançando o que a companhia acredita ser “um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos, como um só pacote ao cliente”.
O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias já existentes G, R e R Highline e busca proporcionar economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade, segundo a montadora.
A redução de consumo de combustível, em comparação com a linha Euro 3, pode chegar a 15%, pois o Streamline traz uma combinação formada pelos novos ganhos aerodinâmicos com defletores de ar, o trem de força, a nova caixa de câmbio Scania Opticruise e os motores Euro 5, os propulsores a diesel menos poluentes da história da Scania no Brasil, lançados em 2012.
“O Streamline cria uma nova era de rentabilidade no mercado, um degrau superior de disponibilidade e economia de diesel ao cliente”, diz Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Não se trata de substituição das cabinas G, R e R Highline, mas de uma adição de modelos.”
A nova gama contempla a cabine G Streamline para os modelos de 360 e 400 cavalos de potência e torque que varia de 1.850 Nm a 2.100 Nm. As cabines R Streamline e R Highline Streamline equipam caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência e torque que varia de 2.100 Nm a 3.000 Nm. O modelo R Streamline V8 de 620 cv continua a ser o caminhão mais potente do mercado brasileiro, segundo a empresa. O desempenho é garantido pelos propulsores de 13 e 16 (V8) litros e pelo mais alto torque da categoria dos pesados. As configurações de roda seguem em três versões: 4×2, 6×2 e 6×4.
A Scania projeta uma participação importante do Streamline nas vendas. Hoje, a marca é a líder no segmento acima de 45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT), com um marketshare de 32% e 13.187 unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro.
“Além disso, o R 440 é o pesado mais emplacado da categoria e da indústria, com 7.578 registros. Sua participação é de 18%, e o modelo é considerado o mais econômico da categoria”, continua Leoncini.
A marca também apresenta a quarta geração da caixa de câmbio Scania Opticruise, com novo sistema de lubrificação e nova função de condução: modo econômico. A função busca evitar o desperdício de diesel, desabilitando o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h. Caso o condutor programe o Ecocruise, o piloto automático inteligente da Scania, numa mesma velocidade, em parceria com o modo econômico, ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel.
No lado externo da cabine as mudanças que caracterizam o Streamline são os ganhos aerodinâmicos das laterais da grade, defletor de ar de série, novo design do quebra-sol e para-choque rebaixado. Os modelos também são equipados de série com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno. Novos faróis de xenônio podem ser escolhidos como opcionais. O controle da suspensão a ar ganhou quatro opções de memória e alta de 25% no intervalo de manutenção.
Dentro da cabine há um novo computador de bordo, novo rádio com GPS, Bluetooth e USB, novos assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série. Também é disponibilizado um bafômetro integrado ao painel, e o caminhão só dá partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado.
Parte do Streamline é a oferta de soluções combinadas de produtos e serviços. Dentre elas estão o Programa de Manutenção Scania, formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro.
Mais Novidades:
P 310 6×4
Lançamento da linha Off Road 2013, esta versão com redutor nos cubos permite tracionar até 100 toneladas. Com motor de 310 cv, desenvolve torque de 1.550 Nm e proporciona economia superior já nas baixas rotações. A Scania é a única a comercializar a caixa totalmente automatizada Opticruise para essa faixa e Driver Support, sistema que serve como tutor eletrônico, instalado no painel, para o auxilio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real.
R Highline 620 8×4 (250 toneladas)
Caminhão para o transporte de cargas indivisíveis, agora com configuração de rodas 6×4/8×4. O modelo estreia a capacidade máxima de tração de 250 t, a maior do mercado, de acordo com a Scania. O veículo, com motor de 16 litros V8 de 620 cv, pode desenvolver torque de 3.000 Nm. Conta com caixa totalmente automatizada Opticruise, Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder.









