A Santos Brasil, operadora do Terminal de Contêineres (Tecon) e do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), no Porto de Santos, conseguiu reduzir, desde 2014, aproximadamente 11% da emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente com a implantação do Programa Frota Verde. A contagem realizada por quilômetro rodado de veículos, faz parte das principais iniciativas e parte integrante da estratégia de Sustentabilidade da empresa.
A iniciativa será um dos destaques da empresa durante a sua participação na 22ª edição da Intermodal South America, que acontece de 5 a 7 de abril, em São Paulo. Nos últimos três anos, a Santos Brasil investiu R$ 21 milhões na modernização de sua frota, composta por 143 caminhões e 228 reboques, priorizando veículos mais eficientes, tanto operacional, quanto ambientalmente. O processo denominado “Compra Verde”, para aquisição de novos caminhões, prima pelos modelos dotados do sistema de pós-tratamento de gases com Redução Catalítica Seletiva (SCR), que segue normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Atualmente, 90% da frota de caminhões usa o diesel S-10, que emite menos enxofre na atmosfera. Mais de 70% dos veículos da frota já atendem à norma Euro 5, que determina a redução de emissões de veículos a diesel.”Temos um compromisso com a sustentabilidade”, complementa a gerente executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil, Raquel Ogando. “O desafio é fazer com que a gestão sustentável se traduza na prática do dia a dia.”