A Saint-Gobain, grupo francês de produtos industriais, embalagens e itens para obras, planeja entrar em 2015 no varejo de materiais de construção no Nordeste, com a rede Telhanorte.
A companhia tem hoje 38 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, e pretende abrir até quatro pontos no próximo ano.
"O mercado de distribuição ainda tem um potencial de desenvolvimento importante para o grupo no país", diz Thierry Fournier, presidente da companhia para Brasil, Argentina e Chile.
No Brasil, o varejo é responsável atualmente por 20% das vendas da empresa, que na área industrial é dona de marcas como Brasilit, de telhas de fibrocimento, e Quartzolit, de argamassas.
"No grupo todo, o segmento de distribuição representa aproximadamente 45%. Há um grande espaço para crescer aqui", afirma o executivo francês, que assumiu o comando na América do Sul em julho deste ano.
Embora tenha incluído o Nordeste no projeto de ampliação para 2015, a empresa ainda não abre quais Estados receberão lojas da Telhanorte. Na área industrial, a região abriga oito plantas fabris.
A expansão integra o pacote de aproximadamente R$ 550 milhões que deverão ser investidos no próximo ano, montante parecido com o que será aportado em 2014.
O valor inclui a construção de quatro novas fábricas no Brasil, mas não engloba possíveis aquisições. "Temos interesse principalmente em pequenas e médias empresas", afirma Fournier.
"Não estamos olhando apenas o nosso 'core business' [negócio principal], mas também setores que são vizinhos ao nosso. O objetivo é ampliar o portfólio de produtos para melhorar a oferta."
O Brasil é o terceiro maior mercado para a Saint-Gobain, atrás de França e Estados Unidos. É o único país, fora da sede, onde a companhia tem todas as linhas de produção que também existem nas plantas francesas
(Fonte: Folha de SP)









