SAF brasileiro fortalece liderança do Brasil em biocombustíveis e logística internacional de baixo carbono

O lançamento do primeiro lote de SAF brasileiro (Sustainable Aviation Fuel) produzido a partir de soja certificada representa um novo avanço na estratégia de descarbonização do transporte aéreo e reforça o potencial do Brasil para ampliar sua participação no mercado global de biocombustíveis. Desenvolvido em parceria entre Bunge, Petrobras e Vibra, o projeto reúne produção agrícola, refino e distribuição em uma cadeia integrada voltada ao atendimento dos critérios internacionais de sustentabilidade.

Produzido com matérias-primas provenientes de cadeias rastreadas e certificadas, o combustível sustentável de aviação atende às exigências de mercados que buscam reduzir as emissões de carbono sem comprometer a eficiência operacional. O movimento ocorre em um momento de expansão das políticas globais voltadas à transição energética, especialmente na aviação, um dos segmentos considerados mais desafiadores para a descarbonização.

Segundo Cristiane Fais, CEO da Accrom Consultoria em Logística Internacional e coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior do CIESP nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho, a iniciativa demonstra que o Brasil reúne vantagens competitivas para ocupar posição de destaque na nova economia de baixo carbono. “Estamos acompanhando uma transformação profunda no comércio internacional. Os mercados estão exigindo produtos e cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis, e o Brasil possui vantagens competitivas importantes, tanto pela força do agronegócio quanto pela experiência consolidada na produção de biocombustíveis. O lançamento do SAF produzido com soja brasileira mostra que o país pode ser protagonista não apenas no fornecimento da matéria-prima, mas também no desenvolvimento de tecnologia e soluções para a descarbonização.”

Além do impacto para a aviação, a especialista destaca que o projeto fortalece o posicionamento do Brasil no comércio exterior ao agregar inovação e valor aos produtos nacionais. “Quando o Brasil desenvolve soluções sustentáveis para abastecer mercados internacionais, amplia sua competitividade e cria novas oportunidades de negócios. Não estamos falando apenas de exportar commodities, mas de agregar valor, inovação e sustentabilidade aos produtos brasileiros.”

Biocombustíveis ampliam oportunidades para a logística internacional

Na avaliação de Cristiane, o avanço do SAF brasileiro faz parte de um movimento mais amplo de fortalecimento da presença do país na agenda internacional dos combustíveis renováveis. Ela cita, como exemplo, o crescimento da utilização do etanol de milho brasileiro, que recentemente passou a ser reconhecido como alternativa também para aplicações no transporte marítimo. “Esses movimentos se conectam. O Brasil vai consolidando sua imagem como fornecedor de soluções para a descarbonização dos transportes, seja na aviação, no setor marítimo ou futuramente em outras modalidades. Isso fortalece a indústria nacional, gera oportunidades para o agronegócio e aumenta a relevância do país nas discussões globais sobre sustentabilidade.”

A especialista ressalta ainda que a tendência é de crescimento contínuo da demanda internacional por combustíveis renováveis, impulsionada pela entrada em vigor de novas regulamentações ambientais e pelo compromisso de empresas em reduzir as emissões ao longo de toda a cadeia logística. “Quem conseguir oferecer produtos sustentáveis, tecnologia e rastreabilidade terá vantagens competitivas importantes. O Brasil reúne clima, capacidade agrícola, conhecimento técnico e uma matriz energética que favorecem esse protagonismo. Estamos diante de uma oportunidade histórica para transformar nossa vocação em liderança mundial na economia de baixo carbono.”

Cristiane Fais: “Os mercados estão exigindo produtos e cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis, e o Brasil possui vantagens competitivas importantes, tanto pela força do agronegócio quanto pela experiência consolidada na produção de biocombustíveis.”

Ao integrar produção agrícola, indústria, refino e distribuição, a parceria entre Bunge, Petrobras e Vibra evidencia o potencial da cadeia brasileira de biocombustíveis para atender às demandas da logística internacional e contribuir para a redução das emissões no transporte global.

Compartilhe:
Veja também em Sustentabilidade
Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP
Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Caminhão movido a biodiesel B100 atinge 500 mil km sem adaptações em operação da JBS
Caminhão movido a biodiesel B100 atinge 500 mil km sem adaptações em operação da JBS
Compagas e Cia Verde firmam parceria para descarbonizar o transporte pesado 
Compagas e Cia Verde firmam parceria para descarbonizar o transporte pesado 
Estação de biometano em Paulínia, SP, amplia uso de combustível renovável no transporte pesado da Ultragaz
Estação de biometano em Paulínia, SP, amplia uso de combustível renovável no transporte pesado da Ultragaz

As mais lidas

Nada encontrado