A concessionária Autoban iniciou a expansão do sistema de totens de autoatendimento (ATM) para veículos comerciais no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, oferecendo mais agilidade e autonomia no pagamento de pedágios.
O modelo de autoatendimento já operava desde setembro de 2024 para veículos de passeio. Agora, a iniciativa passa a atender também caminhões e veículos de carga, com foco em eficiência logística e autonomia para transportadoras e motoristas profissionais.
Segundo o gerente de operações da Autoban, João Moacir da Silva, “a novidade representa um avanço na automação dos serviços de pedágio, oferecendo mais agilidade e eficiência para transportadoras e motoristas profissionais”.

Totens de autoatendimento para veículos comerciais
Atualmente, o sistema conta com 51 cabines exclusivas para veículos leves. Além disso, foram instalados 12 totens duplos que também atendem a frota comercial, permitindo que caminhões realizem o pagamento de forma rápida e autônoma. De acordo com a concessionária, outros 19 totens duplos devem ser liberados gradativamente nas próximas semanas.
Ainda segundo João Moacir, “a ampliação do ATM para veículos comerciais é um passo importante na modernização da experiência dos clientes do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Estamos comprometidos em oferecer soluções que otimizem o tempo de viagem e contribuam para a eficiência logística do transporte rodoviário”.
Onde estão os novos totens no Sistema Anhanguera-Bandeirantes
Os totens de autoatendimento para veículos comerciais já estão em funcionamento em praças de pedágio das rodovias SP-330 (Rodovia Anhanguera) e SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes). Confira:
- SP-330 (Rodovia Anhanguera)
Perus Norte (sentido interior) – Pistas 05 e 06
Valinhos Norte (sentido interior) – Pistas 05 e 06
Nova Odessa Norte (sentido interior) – Pistas 06 e 07
Limeira A Norte (sentido interior) – Pistas 05 e 06 - SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)
Itupeva Norte (sentido interior) – Pistas 06 e 07
Sumaré Norte (sentido interior) – Pistas 04 e 05
Pagamento digital com tecnologia NFC
Os novos equipamentos contam com tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita o pagamento por aproximação. Dessa forma, motoristas podem usar não apenas cartões de débito e crédito, mas também smartphones, relógios inteligentes e carteiras digitais.









