O empresário Roberto Mira Junior, conselheiro do Mira Transportes, assumiu a vice-presidência do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) para o triênio 2025-2027. A cerimônia de posse da nova gestão reuniu mais de 250 pessoas, entre autoridades políticas, empresários e lideranças do setor, reforçando a relevância da entidade para o transporte rodoviário de cargas no Brasil.
Com mais de 20 anos de experiência no Mira Transportes, Roberto Mira Junior destaca que a trajetória na empresa o preparou para o novo desafio. “Assumir a vice-presidência do maior sindicato patronal da América Latina é uma honra e uma grande responsabilidade. Minha experiência no Mira Transportes permite que eu contribua de forma efetiva com pautas que tragam resultados concretos para o setor de transporte rodoviário de cargas”, afirmou.

Experiência no Mira Transportes e visão estratégica
Desde a sua fundação, em 1978, o Mira Transportes atua no transporte de cargas e encomendas, oferecendo soluções logísticas modernas e eficientes para diferentes segmentos. Em 2024, a empresa ampliou seus serviços ao incluir também o transporte aéreo de cargas, reforçando sua atuação em inovação e agilidade. “Estar à frente de operações tão amplas e diversificadas no Mira Transportes me proporcionou aprendizado prático em gestão, inovação e integração de equipes”, destacou o executivo.
Atuação de longa data no SETCESP
A relação de Roberto Mira Junior com o SETCESP é antiga. Desde 2004, ele contribui para a entidade, quando participou da criação da Comjovem (Comissão de Jovens Empresários). Ao longo dos anos, ocupou diferentes funções, como vice-coordenador, coordenador, diretor e secretário. “Cada etapa dentro do SETCESP me trouxe aprendizados valiosos e fez parte da minha formação profissional. Receber o convite do presidente Marcelo Rodrigues confirma que minha trajetória foi relevante e que ainda tenho muito a contribuir”, comentou.
Desafios do transporte rodoviário de cargas
O novo vice-presidente destacou a importância da atuação coletiva para enfrentar os principais entraves do setor. “O transporte de cargas no Brasil enfrenta entraves históricos, como o elevado ‘Custo Brasil’, a carga tributária, a infraestrutura deficiente e a instabilidade política. Mas acredito que, com união e trabalho conjunto, é possível tornar o setor mais competitivo e resiliente”, disse Roberto Mira Junior.
Para o próximo triênio, o dirigente pretende dar voz aos profissionais e ampliar as oportunidades de crescimento. “É um prazer representar um setor tão estratégico para a economia brasileira e continuar contribuindo para o futuro do transporte rodoviário de cargas”, concluiu.









