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Rhodia, Solar Coca-Cola, Rcell e PepsiCo: empresas olham para o meio ambiente e investem na logística verde

São várias as empresas que estão investindo na logística verde, seja utilizando os mais diversos recursos. Acompanhe algumas delas a seguir.

Rhodia e Cavalinho firmam parceria para transição da frota de combustíveis fósseis para biometano

A Rhodia, considerada líder global no setor de químicos essenciais e pertencente ao Grupo Solvay, anunciou uma parceria com a Transportes Cavalinho, referência em transporte sustentável, para substituir o uso de combustíveis fósseis por biometano no transporte dos produtos. O uso do biometano na operação tem o potencial de reduzir em até 90% a pegada de carbono emitida por tonelada transportada por quilômetro, apoiando a meta global da companhia de alcançar a redução de 20% das emissões de escopo 3 – emissões indiretas de gases de efeito estufa na cadeia – até 2030.

O projeto contemplará a frota responsável por atender a sede da empresa em Paulínia, SP, o maior complexo químico do Brasil, que produz mais de 1,2 milhão de toneladas de produtos químicos anualmente. O lançamento oficial do projeto ocorreu em 1º de abril de 2025 e as operações terão início em 2026. Inicialmente, o serviço contará com uma frota de 20 veículos e o número destes deve alcançar 60 caminhões até o final de 2030, sendo que cada um terá autonomia para percorrer até 650 km. A iniciativa visa superar os desafios da infraestrutura brasileira para viagens de caminhões elétricos de longa distância, apresentando uma solução sustentável por meio do uso de biocombustíveis.

De acordo com a presidente da Solvay, Daniela Manique, a companhia mantém um compromisso firme com o clima, que orienta todas as suas ações estratégicas e investimento em novas fontes de energia, como o biometano, que é uma iniciativa crucial para reduzir a pegada de carbono da empresa. “A companhia está focada em avançar em direção à neutralidade de carbono, enquanto se mantém comprometida com a sustentabilidade e a inovação”, afirma a executiva.

A unidade da Solvay em Paulínia já alcançou uma redução de 95% nas emissões diretas das fábricas e indiretas do consumo de energia de CO₂ (escopos 1 e 2) desde 2025, com a implementação dos novos projetos, espera-se que a redução chegue a 97% até 2027 – consolidando a fábrica como uma referência mundial em produção química sustentável.

Solar Coca-Cola incorpora primeiro caminhão 100% a gás a sua operação

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), incorporou o primeiro caminhão movido 100% a gás natural a sua operação. O modelo Scania G460 está cobrindo a rota entre Maceió (AL) e Aracaju (SE), reforçando a estratégia da empresa de reduzir o impacto ambiental em suas operações. Em comparação com veículos a diesel, o novo caminhão proporciona uma redução de 35% nas emissões de gases poluentes.  

“Iniciar 2025 com essa entrega mostra o compromisso que a Solar tem com a agenda ESG. É um marco para a nossa produção no Nordeste, pois inclui um veículo 100% movido a gás natural em nossas operações de transferência de produto acabado, atendendo a malha de Alagoas a Sergipe. Vale ressaltar que o veículo ainda beneficia o motorista, proporcionando menos ruído e vibração, trazendo mais tranquilidade na viagem”, explica Orlando Fiorenzano, diretor de Suely Chain da Solar Coca-Cola

A ideia é avaliar o desempenho do caminhão a gás na operação logística, com a perspectiva de ampliar a cobertura para novas rotas no futuro. Além de contribuir para a construção de uma frota mais sustentável, o veículo reduz significativamente as emissões de CO₂. 

Vale ressaltar que, ainda focando na modernização de seus equipamentos, a Solar investiu estrategicamente na utilização de empilhadeiras elétricas em 100% das operações nos estados do Ceará e Mato Grosso, reforçando a busca por maior eficiência e sustentabilidade em suas operações. 

Rcell reforça compromisso com a sustentabilidade e expande frota de veículos elétricos

A Rcell, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do Brasil, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao adotar veículos elétricos em sua operação logística. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia ampla para reduzir o impacto ambiental da distribuição de seus produtos, alinhando inovação e responsabilidade ambiental.

Atualmente, a distribuidora opera com mais de 3% da frota composta por veículos elétricos. “Essa iniciativa representa um avanço em nossa jornada para uma operação cada vez mais sustentável, preparando a empresa para uma ampliação contínua desse modelo”, destaca Mônica Murno, diretora Operacional do grupo Rcell.

A adoção de veículos elétricos na operação já trouxe benefícios importantes para a empresa, como a redução de custos operacionais, maior aceitação do mercado e otimização das rotas urbanas. No entanto, desafios como infraestrutura de recarga, custo inicial elevado e autonomia dos veículos exigiram planejamento e adaptação.

Além da eletrificação da frota, a empresa implementou um sistema de reaproveitamento de água para a limpeza dos veículos, reduzindo significativamente o consumo de água potável.

“Por se tratar de um projeto piloto, essa fase tem sido fundamental para adaptação e aprendizado, permitindo ajustes estratégicos e operacionais. Com investimentos contínuos em infraestrutura e o amadurecimento do mercado, notamos um grande potencial de expansão nos próximos anos, fortalecendo tanto a eficiência quanto a sustentabilidade da iniciativa”, afirma Alexandre Elias, diretor de Marketing do grupo Rcell.

Para 2025, a Rcell projeta um crescimento gradual na utilização de veículos elétricos, alinhado com sua estratégia de sustentabilidade e inovação no setor de transporte. Além disso, a empresa dará um passo adicional em suas iniciativas ambientais, apoiando a utilização de créditos de carbono para compensar as emissões de gases geradas pelos veículos a combustão.

Para avaliar o impacto de suas iniciativas sustentáveis, são utilizados indicadores como emissões de CO₂ por quilômetro rodado e volume de entregas sustentáveis. Esses objetivos são revisados e ajustados anualmente, considerando desafios e oportunidades identificados ao longo do período.

Sustentabilidade aliada a tecnologia – Além da implementação de carros elétricos, é explorada tendências como a otimização de rotas por inteligência artificial para reduzir o consumo de energia, o uso de baterias de segunda vida para prolongar a durabilidade dos VEs e o monitoramento em tempo real da eficiência energética da frota.

“A sustentabilidade precisa ser encarada como um investimento estratégico, e não como um custo. Nosso objetivo é continuar evoluindo nesse sentido, trazendo soluções que conciliam eficiência operacional e responsabilidade ambiental”, acrescenta Elias.

Para empresas que ainda enfrentam desafios na implementação de práticas sustentáveis, a Rcell reforça a importância de começar com pequenos passos. Iniciativas piloto oferecem aprendizados essenciais e abrem caminho para investimentos maiores e mais estruturados. Além disso, incentivos fiscais e parcerias com fornecedores de tecnologia podem acelerar esse processo.

PepsiCo conquista Selo Verde em Transporte de Carga por sustentabilidade na frota

A PepsiCo Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo – com marcas como Lay’s®, Doritos®, Cheetos®, Gatorade®, Pepsi®, Kero Coco®, Toddy® e Quaker® -, acaba de receber o Selo Verde em Transporte de Carga no nível “Gold”, integrando um grupo seleto de empresas com foco na transição energética e redução de emissões. A certificação do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), gerido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), é direcionada a transportadores, embarcadores e operadores logísticos que protagonizam a sustentabilidade nas atividades logísticas por meio de abordagem ESG, adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e soluções para atingir emissão líquida nula de carbono em suas atividades.

“Essa é uma conquista muito relevante para o nosso trabalho e reflete a preocupação da PepsiCo com as pessoas e o planeta. Como donos de uma das maiores frotas próprias do setor de bens de consumo, buscamos adotar soluções que impactem cada vez menos o meio ambiente, desenvolvendo métodos que respondam aos desafios de maneira economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente responsável. O selo nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.

A companhia conta com cerca de 4 mil veículos, entre caminhões pesados, de médio porte e carros executivos e, em 2024, adquiriu o seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil – o Scania P230 B6X2, fabricado na Suécia. Este veículo possibilita reduzir a 0% as emissões de GEE em comparação a um caminhão movido a diesel, tem 10 toneladas de capacidade de carga e 200 km de autonomia. Atualmente, a frota ainda contabiliza mais de 170 caminhões movidos a GNV ou elétricos, sendo que, desde 2023, 20% de toda compra de caminhões novos passam a ter essa característica. Por meio de inovações como uso de energia renovável, instalação de paineis solares, uso de material reciclado na carroceria e outras iniciativas, a PepsiCo visa uma redução de GEE em mais de 40% até 2030 (linha de base de 2015), com o objetivo de atingir emissões líquidas neutras nas operações globais até 2040.

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