A RELEX Solutions, especialista em tecnologia para planejamento de demandas no varejo, apresenta uma abordagem moderna para análises de categoria com o RELEX Space para gerenciamento de categorias. Desenvolvido em uma interface nativa em nuvem, o RELEX Space permite que varejistas otimizem seus planos de merchandising para entregar os produtos certos no momento e local adequados, atendendo à demanda do consumidor e maximizando vendas e lucratividade.
O RELEX Space para gerenciamento de categorias otimiza a alocação de espaço nas prateleiras e fornece insights sobre a relação entre categorias, garantindo que as mais populares tenham área suficiente para atender à demanda. A automação das atualizações de planogramas por meio de inteligência artificial e machine learning reduz processos manuais demorados e permite que os varejistas reflitam tendências de vendas, preferências dos clientes e variações sazonais. Além disso, a ferramenta promove a colaboração entre equipes, permitindo que times de supply chain e merchandising desenvolvam estratégias de gerenciamento de categorias de forma integrada. Ao conectar dados de espaço, equipe, inventário e previsões, os planejadores podem avaliar custos e identificar oportunidades para aumentar a receita.

“Os varejistas enfrentam desafios devido ao grande volume de dados necessários para o gerenciamento de categorias e planejamento de espaço. Além disso, precisam definir a alocação ideal de prateleiras para maximizar vendas e lucratividade, tornando esse um desafio complexo“, disse Tommi Ylinen, Chief Product Officer da RELEX Solutions. “Nossas novas funcionalidades abordam essas dificuldades por meio de uma abordagem unificada, melhorando a disponibilidade de estoque e exposição nas prateleiras com decisões orientadas por dados, ao mesmo tempo que impulsionam as vendas e atendem à demanda do consumidor.”
Novos recursos incluem:
- Solução nativa em nuvem, permitindo a implementação rápida de novos recursos e atualizações sem longas interrupções ou processos complexos de migração, reduzindo o custo total de propriedade.
- Interface intuitiva, que simplifica o gerenciamento de planogramas e plantas baixas, permitindo que os varejistas foquem na tomada de decisões estratégicas.
- Fluxo de trabalho aprimorado, facilitando a adoção da ferramenta pelos usuários.
- Ambiente sandbox, possibilitando a realização simultânea de múltiplas análises de categorias ou locais.
- Processo automatizado para revisão e publicação de planogramas, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
O RELEX Space se integra perfeitamente às soluções de previsão e reabastecimento da RELEX, criando um ambiente unificado que aprimora a tomada de decisões baseada em dados ao longo da cadeia de suprimentos. Ao conectar funções de previsão, reabastecimento, sortimento e gerenciamento de espaço, os dados são compartilhados e atualizados quase em tempo real, garantindo que os níveis de estoque sejam otimizados e que a alocação de prateleiras esteja alinhada com as previsões de demanda. Essa integração permite que os gerentes de categoria adotem uma abordagem proativa, respondendo rapidamente às demandas do mercado e maximizando os resultados.
“Estamos muito satisfeitos com os novos recursos anunciados, que visam otimizar o espaço de varejo e os sortimentos de produtos de maneira mais eficaz“, disse Andy Rigby, Chief Operating Officer da East of England Co-op. “Inovações como o ambiente seguro ‘sandbox’ para testar novos planogramas e a capacidade de gerenciar múltiplas análises simultâneas nos proporcionam maior flexibilidade e controle. Esses recursos nos permitem desenvolver estratégias mais precisas e personalizadas, apoiando nosso objetivo de melhorar vendas e a satisfação dos clientes.”









