Realizado o IFOY & TEST CAMP INSTRALOGISTICS, na Alemanha. Logweb esteve lá

23/04/2024

A conteceu no período de 09 a 11 de abril último o principal evento de inovação e premiação intralogística, o IFOY & TEST CAMP INTRALOGISTICS em Dortmund, Alemanha!

Depois de um período afastado da participação presencial, sendo a última em 2020, devido às restrições impostas pela COVID-19, mais uma vez Edson Carillo, da Connexxion Consulting, representou a LOGWEB como jurado no evento.

Foram mais de 100 inovações, incluindo lançamentos globais, que foram apresentadas aos jurados e selecionados profissionais. Os destaques foram os 16 finalistas do IFOY AWARD, que receberam os certificados de Melhores em Intralogística.

Inovações

Durante os dias 10 e 11 de abril, considerando que o dia 09 foi dedicado exclusivamente aos jurados, o TEST CAMP INTRALOGISTICS, em Messe Dortmund, foi mais uma vez dedicado às melhores inovações em intralogística. Alice Kirchheim, chefe do Instituto de Sistemas de Fluxo de Materiais do Instituto Fraunhofer, abriu o evento.

Em uma área de mais de 10.000 metros quadrados, Halle 4 do Dortmund Messe, os participantes não apenas tiveram a oportunidade de conhecer as últimas inovações em intralogística, como também experimentá-las, testando exoesqueletos, conduzindo empilhadeiras, interagindo com robôs e experimentando as novas ferramentas de TI.

Os destaques incluíram a área especial para testes, o “Order Picker Safari”, com processos de separação de pedidos e a área de testes “Mobile Robotics”, onde os mais de 20 fabricantes demonstraram as inovações e tendências de veículos guiados automaticamente (AGV/AMR).

Na área de demonstração, a empresa de tecnologia NAiSE, com sede em Stuttgart, Alemanha, celebrou sua estreia global. No espaço batizado 5G MIPS Challenge, a empresa e seus parceiros demonstraram a possibilidade da colaboração entre pessoas e robôs de diferentes fabricantes sem barreiras de segurança, com o AGV Mesh-Up da VDMA através da interface de comunicação VDA5050 para veículos guiados automaticamente (AGVs), como um padrão a ser adotado globalmente. Esta interface permite que robôs conduzam automaticamente em centros de distribuição ou mesmo áreas de produção sob um sistema de controle comum, independentemente do fabricante.

Os nomeados para o International Intralogistics and Forklift Truck (IFOY) AWARD 2024, 16 inovações da Europa, China e EUA, também ficaram disponíveis para teste dos demais visitantes, além dos jurados.

Os visitantes, em um formato inovador, puderam não apenas experimentar os dispositivos, mas também realizar discussões técnicas aprofundadas e interagir com especialistas internacionais. Eles puderam obter uma visão geral da gama de produtos oferecidos em oito passeios temáticos, além da sequência de palestras, com mais de 30 palestrantes da Europa, China e EUA – todos usuários, cientistas ou especialistas de renomados fabricantes de intralogística.

O dia 10 foi dedicado a discussões sobre automação flexível, startups, acionamentos a hidrogênio e inteligência artificial, e o dia 11 inteiramente dedicado à robótica móvel: na Conferência de Robótica Móvel, os temas mais importantes foram abordados por especialistas que deram uma visão sobre o futuro da intralogística. Representantes da INTEL, DB Schenker e Dresselhaus também relataram experiências de projetos concluídos. Para encerrar a conferência, um grupo ainda teve a oportunidade de conhecer as instalações do centro logístico DTM2 da varejista online Amazon, em uma excursão ao antigo Westfalenhütte Dortmund.

Finalistas do IFOY AWARD 2024

AGILOX, Crown, GLOBE Fuel Cell Systems, HWArobotics, Innok Robotics, Jungheinrich, MEYSENS, RAVAS, SAFELOG, SSI SCHÄFER e STILL podem ganhar um dos troféus mais cobiçados internacionalmente.

BOX ID Systems, Brightpick, CIP Mobility e CYBRID estão na final do prêmio spin-off “IFOY Start-up of the Year”.

“A rodada de nomeações foi excepcionalmente difícil. Mais de metade dos candidatos não chegaram à fase final”, afirmou Anita Würmser, presidente do júri do IFOY. “Os finalistas refletem ainda mais claramente as megatendências. Começando com tecnologias cada vez mais sofisticadas e estendendo-se à já impressionante gama de aplicações de robótica móvel e IA (inteligência artificial), passando por componentes altamente inovadores e projetos cada vez mais complexos. Eficiência, escalabilidade e prontidão são demandas e a auditoria IFOY mostrará quem está em vantagem.”

Anita coordenou um debate acirrado nas sessões do júri para decidir os seis troféus vencedores, que serão entregues em junho, em Baden, perto de Viena, na Áustria. Duas soluções integradas para clientes foram indicadas.

A primeira classe de soluções integradas para clientes, que foi apresentada pela primeira vez em dois anos, promete ser particularmente emocionante. Grandes nomes e projetos pioneiros de automação estão na final.

Com a solução AGILOX na BMW, foi avaliado um projeto emblemático em termos de reabastecimento com robôs móveis para o setor automotivo. Desde o final de 2023, 27 veículos AGILOX ONEs abastecem os postos de trabalho da fábrica da BMW em Regensburg com componentes para a carroceria ao invés de rebocadores (em comboio) e carregamento manual das áreas de estocagem intermediárias. Em uma semana média, os veículos movimentam cerca de 2.624 toneladas de contentores cheios e vazios em tráfego misto com pedestres, empilhadeiras e rebocadores, percorrendo cerca de 3.294 quilômetros.

Os robôs móveis de transporte (AGV) da SAFELOG na Mercedes Factory 46 são o segundo destaque da categoria. Ao converter a linha de montagem de Sindelfingen, o foco estava na rede e na transparência dos processos de abastecimento intralogístico ao longo da linha. Sistemas pick-by-light e uma frota de 350 AGVs do especialista em robótica da Baviera são usados para selecionar e movimentar componentes para as linhas de produção. Um sistema de monitoramento em tempo real desenvolvido em conjunto controla o status. Equipados com inteligência própria, os AGVs podem tomar decisões de forma independente, enquanto o sistema mestre de controle da Mercedes assume o controle em pontos críticos.

Duas empilhadeiras nomeadas

Os “burros de carga” de muitos armazéns e centros de distribuição ainda estão entre os produtos mais vendidos.

A recém-desenvolvida ESR 1200 da Crown, com capacidade de carga de até duas toneladas e altura de elevação de 14,2 metros, impressiona pela sua abordagem holística à sustentabilidade e produtividade. A empilhadeira retrátil oferece melhorias de produto, como o novo design do mastro para maior estabilidade e visibilidade, além da redução da pegada ecológica devido ao processo de produção redesenhado.

Destaque também para a EJC 112i da Jungheinrich, uma transpaleteira a íons de lítio de aplicação universal, com capacidade de carga de até 1,2 toneladas e altura de elevação de até 4,7 metros. No segmento de entrada tradicionalmente altamente competitivo, o compacto versátil promete estabelecer novos padrões em termos de compacidade, desempenho e potência. Suas características distintivas: dimensões frontais reduzidas, alta densidade energética e alta capacidade residual.

Três robôs móveis foram nomeados

AGV, AMR & Co. são a tendência em intralogística. Devido à escassez de trabalhadores qualificados, especialmente nos países desenvolvidos, e por razões de relação custo-eficácia, muitas operações intralogísticas dependem cada vez mais destes ajudantes móveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por esta razão, o foco da nomeação foi a adequação prática e a gama de aplicações possíveis, com três fornecedores chegando à final.

O robô de transporte autônomo (AMR) da Innok Robotics para cargas de até 700 kg pode ser usado ao ar livre (outdoor), dentro da instalação (indoor) ou em combinação, independentemente do clima, das condições e outros obstáculos. Ele acopla e desacopla trailers de forma autônoma. A navegação híbrida, usando tanto LiDAR (Light Detection and Ranging) como GPS, seleciona automaticamente a melhor forma de navegação e tecnologia de sensores sem interrupções. Não são necessárias marcações no terreno, pontos fixos ou indução no piso.

O SOTO da Jungheinrich foi considerado um novo conceito e a adoção do padrão de comunicação industrial VDA 5050 para uso em frotas mistas. O robô móvel totalmente autônomo coleta pequenos contentores e os coloca em flow racks nas linhas de produção e montagem. Ele pode transportar até 24 volumes de diferentes tamanhos simultaneamente, o que permite um aumento de dez vezes na capacidade e uma velocidade de produção 60% maior. Os grupos-alvo são as indústrias automotiva, eletrônica e de linha branca.

Também na final está a primeira empilhadeira automatizada da série STILL EXV iGo. Sua “origem” como veículo industrial promete uma tecnologia sofisticada, comissionamento simples e serviço rápido para soluções de automação escaláveis. A opção de utilizar a empilhadeira de forma autônoma ou em operação mista em paralelo com empilhadeiras de operação manual, ou mudar para operação manual, se necessário, oferece um dispositivo inteligente para abrir portas ao mundo dos processos de armazém automáticos, especialmente para empresas com frotas menores e pouca ou nenhuma experiência em automação.

Duas indicações entre Robôs Estacionários

O potencial da robótica estacionária é enorme, especialmente quando se trata de modernização de armazéns existentes ou na separação de pedidos. Desta vez, dois fabricantes chegaram à final.

A HWArobotics, fabricante de robôs logísticos e de armazenagem de alta qualidade com sede em Cingapura, chegou à final com seu sistema de robô shuttle SLS600 3D para cargas de até 50 kg. Quer sejam shuttles com tamanhos variáveis ou fixos, robôs do tipo shuttles bidirecionais ou 3D, todos partilham o mesmo veículo, e podem mudar de corredor ou deslocar-se para níveis diferentes através de um elevador. O SLS600 é ideal para operações de comércio eletrônico e outros cenários de baixo movimentação e alta densidade. O sistema promete custos até 50% mais baixos, especialmente na modernização de armazéns existentes.

SSI Piece Picking da SSI SCHAEFER é uma célula robótica para a separação, anteriormente cara e trabalhosa de itens individuais. A solução versátil, incluindo software, foi projetada para máxima precisão e oferecer funções avançadas, como pick-and-place, reconhecimento de objetos usando inteligência artificial, determinação do ponto de pega e manuseio cuidadoso dos produtos. A solução, que alcança até 1.200 pegas por hora, é particularmente adequada para movimentos de itens de pequenas dimensões, e pode ser combinada de forma inteligente com sistemas de transportadores contínuos, GTP (Goods to Person). Os grupos-alvo incluem os setores de saúde, farmacêutico e cosmético.

Três Especiais do Ano na final

Pequena causa, grande efeito: muitas vezes são os detalhes inteligentes que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Três desses divisores de águas estão competindo na categoria Especial do Ano.

A avançada balança de placa de transporte iCP com tecnologia de pesagem em movimento do fabricante holandês RAVAS marca o fim das paradas e interrupções para pesagem durante a movimentação dos veículos. Quando o operador coleta o palete, o processo de medição inicia-se automaticamente. Durante o movimento, o peso do palete é determinado e, se necessário, os dados podem ser enviados ao sistema para rastreamento e registro. Os dados de peso podem ser transferidos para qualquer ERP ou WMS e usados para faturamento baseado em peso.

Também qualificado para a final do IFOY está o GLOBE Fuel Cell Systems, com o conjunto de energia de célula de combustível GLOBE XLP80 movido a hidrogênio para uso em empilhadeiras de 2,5 a 5 toneladas. A unidade de potência é particularmente adequada para a indústria pesada, como indústria de bebidas e operadores logísticos em geral. A principal vantagem é a qualidade dentro dos padrões automotivos. Além disso, vários sensores enviam dados para a nuvem GLOBE DataCore, que está disponível aos clientes para relatórios e serviços abrangentes.

O primeiro sensor ultrassônico 3D do mundo Toposens ECHO ONE da MEYSENS, que imita a tecnologia de ecolocalização de um morcego, promete nada menos do que uma revolução na prevenção de colisões para robôs móveis. Em contraste com tecnologias de sensores como LiDAR ou câmeras, que podem ser afetadas pelas condições de iluminação, reflexos e condições climáticas, o ECHO ONE utiliza ondas ultrassônicas para detectar com precisão o ambiente, mesmo quando os sensores ópticos atingem seus limites.

Quatro startups na final

No tradicionalmente Prêmio IFOY Spin-off Award Startup of the Year foram indicados quatro finalistas, cujos argumentos de venda anunciaram transformações revolucionárias.

A primeira é a digitalização em tempo real BOX ID ProcessGuard para rastreabilidade de mercadorias da start-up BOX ID Systems com sede em Garching, perto de Munique. Graças à sua abordagem inovadora de IoT, o sistema permite uma captura de dados à prova de erros e otimiza os ciclos de transporte dos contentores. A solução pode ser conectada a sistemas ERP/EWM em tempo real para comparações entre metas e realidade e promete economias para atacadistas e varejistas.

O Brightpick Autopicker patenteado da startup Brightpick, com sede em Bratislava, é um robô móvel autônomo que coleta e consolida pedidos diretamente nos corredores do armazém. Ao contrário de outros robôs de atendimento, o Autopicker baseado em IA não precisa mais ir e voltar para estações centrais de coleta, o que permite maior produtividade com menos dispositivos. Os robôs são adequados para qualquer armazém onde seja necessário fazer picking, mas também podem ser utilizados para outras tarefas.

A startup CIP Mobility, sediada em Munique, repensou completamente a micro mobilidade com o seu Mocci Smart Pedal Vehicle, uma bicicleta de trabalho e de carga isenta de manutenção, feita de material sintético, ideal para usuários que pretendem operar de forma potente e sustentável na última milha, bem como nas instalações da empresa ou na sua intralogística. A e-bike promete um alcance de 60 a 80 quilômetros e uma taxa de reciclagem de 95%. Além disso, a utilização de plásticos recicláveis na produção reduz as emissões de carbono em cerca de 68% em comparação com os componentes de alumínio.

Carregar objetos pesando até 20 quilos sem esforço e sem força física própria. O exoesqueleto CYBRID da startup CYBRID, com sede em Hilden, pretende ser o primeiro traje de suporte adaptativo para toda a parte superior do corpo no mercado. A roupa, que se ajusta perfeitamente ao corpo, acompanha os movimentos do usuário de forma totalmente automática e se adapta em tempo real ao peso adicional a ser compensado, à postura e às ações do usuário.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 14 de junho de 2024, na cidade imperial de Baden, próximo a Viena, na Áustria. Os troféus do IFOY AWARD 2024 serão entregues em uma cerimônia com mais de 300 convidados internacionais.

Conheça mais dos equipamentos, veja as fotos, na edição 237, janeiro/fevereiro 2024, da revista Logweb, na página 20.

https://www.logweb.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logweb237-1.pdf
Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Black Friday: pico de devoluções desafia logística reversa no e-commerce
Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG
TCP bate recorde de movimentação mensal pela 4ª vez em 2024
VW Caminhões e Ônibus inicia testes com caminhão movido a biometano
Grupo LATAM e Delta Cargo anunciam primeira fase de expansão de rede integrada de transporte para produtos farmacêuticos
Logística Reversa como “core business” é tema de artigo de colunista do Portal Logweb

As mais lidas

Nada encontrado