A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) anunciou o início do projeto do livro “A História do Transporte na Amazônia”, que visa preservar e divulgar a memória do setor de logística e transporte na região Norte. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a FETRAMAZ e conta com o apoio de entidades como FETRANORTE, FENAVEGA, Sistema Transporte (CNT, ITL, SEST SENAT) e NTC&Logística.
A proposta é resgatar narrativas históricas e culturais sobre os caminhos percorridos para integrar e movimentar a Amazônia, documentando os desafios enfrentados, as soluções criadas e o papel do transporte no desenvolvimento econômico e social da região.
“O objetivo do livro não é apenas preservar a memória e a cultura amazônica, mas também contribuir para o entendimento de seu impacto na vida das pessoas, das empresas e do desenvolvimento regional”, destaca Antonio Luiz Leite, presidente da FuMTran.

Ainda em fase inicial, o projeto reunirá pesquisas, depoimentos de pioneiros, fotografias de época, mapas e ilustrações que representarão a evolução da infraestrutura logística e os modos de transporte — rodoviário, fluvial, aéreo e ferroviário — que moldaram o cotidiano da Amazônia.
A iniciativa busca o engajamento de empresas e entidades da região para apoiar a viabilização da obra, que pretende se tornar um registro valioso da contribuição do transporte para a formação da identidade amazônica e para o futuro da logística brasileira.
A importância do transporte
O setor de transportes brasileiro é um dos pilares da sustentabilidade econômica e social do país. A grandeza da atividade é traduzida nos 1,72 milhões de quilômetros de rodovias, sendo 1,35 milhões de quilômetros não pavimentadas, 213 mil quilômetros pavimentadas e 157 mil quilômetros planejadas; cerca de 70 aeroportos (34 internacionais), mais 2.500 aeródromos (áreas de pequeno porte com infraestrutura e instalações apropriadas para aterrissagem de aeronaves), entre públicos e privados; 37 grandes portos; cerca de 40 mil quilômetros de hidrovias e cerca de 30 mil quilômetros de ferrovias.
A infraestrutura foi construída para dar dinâmica a um país de dimensões continentais, pois o Brasil é o quinto maior do mundo em área, com cerca de 8,5 milhões de km²; 209,3 milhões de habitantes e economia revigorada ao longo dos últimos anos.
A evolução da infraestrutura logística e do transporte é uma constante discussão que ocupa as pautas do governo e do setor privado. Com a implementação de políticas de investimento em infraestrutura adequadas, o setor está apto a responder às necessidades de crescimento e tende a se desenvolver cada vez mais.









