O México será o primeiro país no mundo onde um caminhão Volkswagen usará um motor da marca MAN. As vendas do produto começarão no primeiro semestre de 2011, de acordo com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. A empresa passa a ser responsável pela produção e venda dos caminhões e ônibus das marcas MAN e Volkswagen naquele país.
As operações de caminhões e ônibus Volkswagen estão sendo transferidas da cidade de Puebla para Querétaro, como parte da estratégia de integração da nova empresa, criada no Brasil em 2009 após a integração da Volkswagen Caminhões e Ônibus ao Grupo MAN. A medida irá gerar mais empregos em Querétaro, sem prejuízo à antiga fábrica em Puebla: os empregados que não forem transferidos, serão absorvidos pelas operações de automóveis e comerciais leves da Volkswagen do México, ali também sediadas.
A fábrica de Querétaro fica a 200 km da Cidade do México, a capital do país. Tem 17 mil metros quadrados de área construída e 92 empregados, possuindo uma linha de montagem para ônibus, oficina para assistência técnica e um armazém de peças e acessórios. A fábrica hoje monta modelos de ônibus MAN LionsMex 4X2 e 6X2, e seu time de vendas comercializa caminhões e ônibus da marca importados da Alemanha.
Já os modelos Volkswagen oferecidos atualmente a clientes mexicanos são os caminhões VW 8.150 e VW 9.150, além do chassi de ônibus Volksbus 8.150 FEB. Um estoque de veículos Volkswagen garantirá o abastecimento dos revendedores autorizados até que o novo modelo de negócios esteja em plena operação.
As redes de concessionários autorizados MAN e Volkswagen serão integradas, chegando a 18 lojas e pontos de atendimento ao cliente em todo o território mexicano. Até recentemente, algumas revendas Volkswagen vinham comercializando também, em cooperação, modelos de caminhões MAN, passando a ser o primeiro país a utilizar a estratégia de comercialização Dual Brand em sua rede.









