Durante o último Salão Internacional do Transporte de Hannover, realizado na Alemanha, em setembro último, o presidente da MAN Latin America (Fone: 24 3381.1328), Roberto Cortes, revelou que o primeiro caminhão produzido pela montadora na fábrica de Resende, RJ, será um cavalo mecânico da linha TGX e informou que as primeiras unidades do veículo serão comercializadas no Brasil a partir do primeiro semestre de 2011.
Segundo Cortes, o produto terá motor MAN e atenderá às normas de emissões Euro IV. “A MAN Latin America irá oferecer aos clientes do segmento de extrapesados o estado da arte em conforto, junto com a tecnologia que mais respeita o meio ambiente”, garantiu, acrescentando que pouco a pouco a empresa está revelando os detalhes do lançamento.
A cabine da versão brasileira do MAN TGX será idêntica à oferecida na Europa, a qual, conforme relato de Cortes, conta com cantos arredondados, degraus embutidos e tomada de ar embutida atrás da cabine, além de oferecer excelente visibilidade externa por conta da grande área envidraçada e espelhos retrovisores.
“O condutor tem facilidade de acesso a todos os comandos em um posto de ergonomia superior. O espaço no interior da cabine é reforçado pela grande altura interna e pelo túnel baixo. A suspensão, com quatro bolsões pneumáticos, proporciona maior conforto e produtividade”, comentou o presidente da MAN Latin America.
O lançamento do cavalo mecânico MAN TGX chega para complementar a linha de veículos da MAN Latin America, que hoje conta com os modelos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. No evento em Hannover, inclusive, pela primeira vez veículos das duas marcas foram vistos num mesmo estande.
VW Constellation 26.370 Tractor 6×4
Ao mesmo tempo em que expunha alguns de seus modelos na Alemanha, a montadora lançava outro caminhão no Brasil: o VW Constellation 26.370 Tractor 6×4, desenvolvido para atender a combinações de veículos de carga de 57 toneladas, que a partir de janeiro de 2011 deverão ser dotadas de tração dupla por resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito.
O modelo foi desenvolvido a partir do já conhecido VW 25.370 6X2 e é equipado com cabine nas versões estendida e leito, que contam com suspensão high comfort. A principal novidade, de acordo com informações da MAN Latin America, é a suspensão traseira em tandem, tipo bogie, com molas parabólicas e amortecedores telescópicos de dupla ação. Além disso, a suspensão dianteira tem molas semi-elípticas de ação progressiva com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora de série.
A motorização é VW NGD 370 com sistema de injeção eletro-hidráulica e turbina de geometria variável, enquanto a transmissão tem 16 velocidades sincronizadas à frente e duas à ré.
O modelo ainda dispõe de freio motor Dual Power Break, bloqueios diferenciais diff lock e inter diff lock para tração total em situações de pouca aderência dos pneus e para-lama traseiro com partes removíveis para facilitar o engate de semirreboques de altura mais baixa.
Novo parque de fornecedores em 2011
Algo em torno de R$ 85 milhões será investido na criação de um parque de fornecedores nos arredores da fábrica da MAN Latin America, em Resende, a partir do próximo ano. As empresas ArvinMeritor, Maxion e Suspensys terão fábricas no local e deverão gerar cerca de 700 novos empregos.
Inicialmente, o terreno para a construção de instalações das empresas será de 100 mil metros quadrados, No futuro, de acordo com a necessidade, ampliações poderão atender à demanda do mercado. Juntas, as empresas estimam faturar até R$ 1 bilhão em seu primeiro ano de operações.
Os três fornecedores, que possuem suas matrizes nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, ficarão mais perto da fábrica da montadora, facilitando todo o processo de pré-montagem, logística e distribuição de peças. ArvinMeritor e Maxion já possuem módulos de montagem dentro da linha de produção dos veículos Volkswagen sob o sistema de produção chamado Consórcio Modular, onde fornecedores são chamados de parceiros.
Conforme informações da MAN, as empresas do novo polo trabalharão em dois turnos de produção e atenderão às linhas de montagem dos produtos Volkswagen e dos novos caminhões extrapesados da MAN.
A Maxion deverá ser responsável pela montagem completa e fechamento de quadros de chassis, enquanto a ArvinMeritor cuidará da montagem completa de eixos com cubos, freios e tambores para incorporação nos veículos. Já a Suspensys, que faz parte do Grupo Randon, terá responsabilidades na usinagem e montagem de cubos, tambores, freios e submontagem de kits de suspensão.
Aquecendo os motores
Com capacidade para fabricar 5.000 veículos por ano, a linha de produção de caminhões MAN nos modelos TGS e TGX, no Estado do Rio de Janeiro, há poucos meses vinha funcionando em fase de testes, após ter recebido investimentos da ordem R$ 150 milhões no processo de desenvolvimento. Todos os profissionais envolvidos no processo produtivo em Resende receberam treinamento na Alemanha.
Agora a ordem é acelerar o processo de produção para que em 2011 os caminhões fabricados na planta já possam ser comercializados no mercado brasileiro. Gradualmente nacionalizados, os primeiros caminhões MAN feitos no Brasil serão montados com conjuntos importados da Alemanha. Os futuros modelos também terão exclusivos motores MAN fabricados no país, numa parceria com a MWM International.









