PremiAR 2026: inscrições para prêmio de sustentabilidade no transporte seguem até 30 de junho

As empresas participantes do Programa Despoluir têm até o dia 30 de junho de 2026 para realizar a inscrição no 5º PremiAR – Transportando um Mundo Verde, iniciativa voltada ao reconhecimento de transportadoras que se destacam pela adoção de práticas de sustentabilidade no transporte e gestão ambiental no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), por meio do Programa Despoluir, o prêmio busca incentivar ações que contribuam para a redução dos impactos ambientais das operações de transporte, além de estimular a eficiência operacional e o fortalecimento da cultura de responsabilidade ambiental nas empresas do setor.

Critérios valorizam desempenho ambiental das transportadoras

O PremiAR considera indicadores relacionados às avaliações veiculares ambientais realizadas pelo Programa Despoluir. Além disso, também leva em conta o envolvimento das transportadoras em iniciativas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

Ao longo de suas edições, a premiação se consolidou como uma das principais iniciativas de reconhecimento ambiental do transporte de cargas no Estado de São Paulo. Dessa forma, busca estimular a adoção de boas práticas e destacar empresas que incorporam a sustentabilidade como parte de sua estratégia operacional.

Segundo o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, o reconhecimento contribui para valorizar organizações que investem continuamente em ações ambientais.

“Cada vez mais, a sustentabilidade deixa de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. O PremiAR é uma forma de reconhecer o esforço das empresas que incorporam essa visão em suas operações e demonstram que é possível aliar desenvolvimento econômico, eficiência e responsabilidade ambiental”, destaca.

Além de premiar as transportadoras participantes, a iniciativa reforça o compromisso do setor com a construção de operações mais sustentáveis e alinhadas às demandas da sociedade. Ao mesmo tempo, incentiva a adoção de práticas de gestão ambiental que contribuam para a competitividade e a evolução do transporte rodoviário de cargas.

O regulamento e as informações completas sobre o 5º PremiAR – Transportando um Mundo Verde podem ser obtidos junto ao Programa Despoluir e aos sindicatos parceiros da FETCESP.

Inscrições: Clique aqui e inscreva-se.

Compartilhe:
Veja também em Sustentabilidade
Projeto da OMR reduz em mais de dois terços pegada de carbono em autopeças
Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP
Base de abastecimento GNV do Grupo SADA entra em operação em São Bernardo do Campo, SP
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
GWM realiza primeiro transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Caminhão movido a biodiesel B100 atinge 500 mil km sem adaptações em operação da JBS
Caminhão movido a biodiesel B100 atinge 500 mil km sem adaptações em operação da JBS
Compagas e Cia Verde firmam parceria para descarbonizar o transporte pesado 
Compagas e Cia Verde firmam parceria para descarbonizar o transporte pesado 

As mais lidas

01

Americanas conclui venda de mais uma unidade do Natural da Terra para o Oba Hortifruti

02

Volkswagen do Brasil abre inscrições para o Programa de Estágio 2027 com mais de 30 vagas

03

Kothe expande operação em São Paulo com novo complexo logístico de 64 mil m² em Cajamar