No mês em que comemora o centenário do Porto Novo, a Superintendência do Porto do Rio Grande também destaca o aumento de 6,47% na movimentação de 2015 quando comparado ao ano de 2014. Os grãos, principalmente da soja, seguem nas primeiras posições das estatísticas do complexo gaúcho. No ano de 2015, são mais de 32 milhões de toneladas.
“Estamos em um ano de movimentação recorde embalados pela safra de soja do Rio Grande do Sul. A administração portuária somada a Secretaria dos Transportes e a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia estão trabalhando para garantir a competitividade do Porto do Rio Grande”, afirma o diretor-superintendente, Janir Branco. No acumulado do ano são 32.431.670 toneladas quando em 2014 eram 30.458.044, analisado o período de janeiro a outubro. No complexo soja estão os principais produtos, movimentando mais de 13 milhões de toneladas.
“Não podemos ouvir a palavra crise e lamentar. A administração portuária buscou o diálogo com o setor público e privado e batalhou por novas cargas como a operação das toras de madeira que já estão mudando o ambiente portuário, gerando emprego e renda”, afirma Branco. No mês de outubro, o total foi de 3.305.268 toneladas sendo que 1.777.734 foram exportadas e 642.489 toneladas importadas. Destacou-se o Qatar como principal origem de importação e a China como destino de exportação.
Servidora publica Ensaio
A servidora Gládis Ferreira é bibliotecária da SUPRG e também está cursando o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Em suas atividades acadêmicas teve um ensaio publicado na Revista Memória em Rede, edição n° 13. O ensaio publicado teve o título “O acervo antigo da Biblioteca do Porto do Rio Grande” e pode ser lido no endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria