A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou dois acordos estratégicos que reforçam o compromisso do complexo portuário com a sustentabilidade e a inovação logística. As iniciativas consolidam o Porto de Santos como um dos principais atores na transição para os portos verdes, conectados à descarbonização e à eficiência energética no comércio global.
Na terça-feira (6/5), foi celebrado um memorando de entendimento com o North Sea Port, da Bélgica. O acordo internacional prevê a troca de conhecimentos e tecnologias voltadas à implementação de energias limpas como solar, eólica e hidrogênio, além de soluções de captura de carbono, monitoramento ambiental e economia circular.

“Queremos ser um exemplo de como grandes portos podem liderar essa transição, conectando-se ao esforço global de descarbonização e energias renováveis”, afirmou Beto Mendes, diretor de Operações da APS.
Além do compromisso com os portos verdes, a APS também firmou, no dia 8 de maio, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O objetivo é desenvolver o projeto “Consolidação do Porto de Santos Concentrador de Contêineres”, voltado à logística sustentável e à otimização de operações.
“Não existe Porto de Santos sem comércio. Daí a importância de buscarmos essa parceria para que a principal janela de conexão do Brasil com o mundo trabalhe em sinergia com as demandas e necessidades do setor privado”, afirmou Anderson Pomini, presidente da APS.
Acordos com foco ambiental e logístico
O memorando com o porto europeu, com validade de cinco anos, amplia a rede internacional voltada à criação de corredores marítimos sustentáveis, alinhados às metas globais de redução de emissões. Já o ACT com a ACSP, com vigência de 24 meses e possibilidade de prorrogação, prevê metas como o aumento da capacidade logística, medição de emissões de gases de efeito estufa em rotas terrestres e aquaviárias, e promoção de tecnologias sustentáveis.
A APS atuará como facilitadora junto a órgãos governamentais e fornecerá dados estratégicos, enquanto a ACSP, por meio do Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS), organizará fóruns setoriais e fará o levantamento de desafios operacionais com os associados.
“Pretendemos estabelecer uma via de mão dupla com a Autoridade Portuária, entendendo melhor as operações do complexo e mantendo um canal para levar as reivindicações dos nossos associados aos gestores do Porto”, destacou Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP.
Tecnologia e inovação no cais santista
O compromisso com os portos verdes também se materializa com iniciativas já em curso. A chegada ao cais santista do navio Atlantic Orchard, equipado com quatro velas eSAIL, marca a entrada da tecnologia eólica no transporte marítimo de sucos. A embarcação é pioneira mundial no uso dessa solução e partirá de Santos rumo aos Estados Unidos.
O Porto de Santos também já adota práticas sustentáveis, como o uso de energia da usina hidrelétrica de Itatinga, e o fornecimento de energia elétrica a rebocadores atracados, reduzindo o uso de combustíveis fósseis.
“O Porto de Santos, com esta assinatura, se compromete a atuar por um futuro melhor e mais verde no transporte marítimo mundial, que é responsável por 90% das trocas comerciais do planeta”, reforçou Pomini.









