Com 15 anos de existência, nascida da tradicional montadora de carros Porsche AG, a Porsche Consulting (Fone: 11 2538.9111), consultoria especializada em processos, abriu um escritório no Brasil há poucos meses e vê como clientes potenciais companhias de diversos segmentos da indústria, varejo e serviços, incluindo provedores logísticos e transportadores.
Do ponto de vista da consultoria germânica, na atual conjuntura, o mercado brasileiro sofre por ter estoques altos e caros, além de processos e infraestrutura não muito estáveis. Com isso, em comparação com países europeus e os Estados Unidos, por exemplo, acaba perdendo em produtividade, em uma análise geral.
Desta forma, estando presente no Brasil, a empresa objetiva é transportar o conceito do Lean Management, empregado com sucesso no setor automotivo em outros países, para outros setores econômicos e em mercados diferentes, como os países sul-americanos, buscando aumento de eficiência por meio da prevenção de desperdícios.
Segundo Jürgen Lochner, diretor da Porsche Consulting Brasil, a maioria dos projetos desenvolvidos pela empresa germânica tem a ver com logística, embora isto não represente um foco único. “Quando olhamos os processos dentro das empresas, um dos alvos sempre é a área de logística. Afinal, se a companhia movimenta algo de uma planta para outra, já entra no âmbito da logística”, explica.
O executivo ressalta, no entanto, que não adianta ter foco em processos de áreas isoladas, seja a logística, a linha de produção ou qualquer outra. “Se o intuito fosse promover melhorias por fragmentos, jamais seria possível alcançar melhorias globais”, afirma, justificando o porquê de a Porsche Consulting analisar o cliente como um todo, constatando o que precisa ser otimizado em todos os pilares, alterando até mesmo aspectos culturais, se necessário.
Ainda, Lochner salienta que o trabalho de consultoria começa promovendo melhorias pequenas, em detalhes, que aos poucos vão refletindo em algo maior. Além disso, diz que a Porsche Consulting tem como princípio treinar os colaboradores da empresa contratante da consultoria, independente da hierarquia, para que eles possam implementar as melhorias identificadas pelos consultores. “Nós não somos um tipo de consultoria que simplesmente apresenta um relatório conceitual e depois vai embora”, garante.
Esta característica permite ao cliente, após o trabalho da Porsche Consulting – que em média dura de dois a três anos –, conduzir sua atuação de maneira sustentável por longo prazo, a partir das mudanças que foram implementadas. “Quando terminamos o nosso trabalho, a ideia é que o cliente ande com as próprias pernas, sustentado pelas mudanças que realizamos. Treinamos os colaboradores para que aprendam novos processos”, comenta Lochner.
Ele faz questão de frisar que a consultoria prestada pela Porsche Consulting não visa somente promover mudanças na logística, mas, sim, na cadeia de suprimentos em geral, com foco na implementação, fase que considera muito importante. “Ao longo da implementação, tentamos não nos portar como consultores ‘de fora’. Nós vestimos a camisa da empresa e buscamos nos integrar, usando jeans e uniforme”, destaca.
Segundo o diretor da filial brasileira, a Porsche Consulting procurou entender a cultura do país para poder entrar neste mercado. Por isso, procura atuar de maneira rápida, eficiente e até mesmo emocional junto ao funcionário, para modificar os processos e agregar conhecimento. Atuando desta forma, o intuito é justamente modificar alguns aspectos culturais que ainda brecam o desenvolvimento dos processos.
Para Lochner, muitas empresas no Brasil pensam que inovação só diz respeito à tecnologia e softwares. Contudo, a Porsche Consulting entende que as inovações em processos – até simples mudanças de layout, por exemplo – são tão importantes quanto as melhorias tecnológicas.
Por saber da importância das duas frentes, o diretor da consultoria diz que a empresa alemã também analisa os sistemas que estão por trás dos processos, tanto a parte de informática quanto de infraestrutura em geral. Além disso, atenta até para a estratégia do cliente, embora não seja o foco principal, já que, para ele, geralmente as empresas dispõem de boa estratégia.
Conforme explicação do diretor da filial brasileira, o trabalho da Porsche Consulting tem como base o conceito Lean Management, que prega o trabalho com uma produção enxuta, identificando e eliminando os desperdícios, visando tornar os processos rápidos e eficientes.
Aliás, a consultoria nasceu da montadora de carros Porsche AG, que no começo dos anos de 1990 se encontrava em crise. Para otimizar os processos em toda a companhia, na época, o time que viria a constituir a Porsche Consulting mais tarde analisou todos os processos, sobretudo nas áreas de produção e relacionamento com fornecedores.
“Neste caso, a logística era uma parte muito importante do processo e a Porsche, uma das montadoras mais eficientes do mundo. Por isso, focamos a logística da mesma forma que focamos a montagem dos carros. Naquele processo de reestruturação, reduzimos o estoque, que era de mais de uma semana, para dois dias”, conta Lochner.
De acordo com ele, a Porsche se tornou um exemplo do que é uma empresa Lean, tendo enxugado os processos de produção, logística, administração e todos os outros. Foi por causa deste sucesso, inclusive, que a Porsche Consulting surgiu e expandiu sua atuação como consultoria para clientes externos e de diversos segmentos.
Hoje, na fábrica da montadora em Leipizig, na Alemanha, onde são produzidos os modelos Cayenne e Panamera, o estoque foi reduzido de dois para apenas um dia. “Em geral, precisávamos de um a três anos para reduzir o estoque de duas para uma semana. E para reduzir ainda mais é preciso ter preparo e pensar em como fazer”, comenta Lochner.
O escritório da Porsche Consulting no Brasil fica na cidade de São Paulo, SP, e é o terceiro da companhia em todo o mundo. Além dele, a empresa conta com a matriz em Bietigheim-Bissingen, a 15 km da cidade de Stuttgart, na Alemanha, e uma filial em Milão, na Itália.
Diferentemente de muitos executivos, o diretor da consultoria não enxerga o Brasil como a bola da vez na economia mundial. No entendimento dele, as grandes empresas multinacionais querem ser tão fortes aqui como em outros países.
Mesmo assim, sabe que, por conta de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o país deverá receber muitos investimentos nos próximos anos. Por isso, afirma que adoraria analisar as situações de portos e aeroportos brasileiros para ver o que pode ser feito em termos de melhoria. “Seria bastante interessante otimizar processos em Cumbica ou Guarulhos, por exemplo”, projeta Lochner.
Na Europa, a Porsche Consulting já atuou junto a empresas de vários setores, como automotivo, de aviação, construção naval, eletrodomésticos, bancário e até em construção de rodovias, como aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, em parceria com uma empresa especializada neste segmento.
Na ocasião, a consultoria focou a atuação na coordenação de todas as etapas de trabalho, desde a produção e a disponibilização do asfalto líquido na usina de asfalto, passando pelo transporte terceirizado em caminhões até a obra, até a utilização ideal das máquinas de pavimentação e da equipe de trabalho. Segundo a Porsche Consulting, em um trabalho como esse é possível cortar o tempo de construção quase pela metade, reduzindo 40% dos custos e milhões de toneladas de emissão de poluentes. Por este case, a consultoria recebeu o Yellow Angel 2010, prêmio alemão relativo a questões de mobilidade, segurança nas estradas e proteção ambiental.









