Plataformas niveladoras de docas: mercado já reconhece os benefícios proporcionados pelo seu uso e cresce

08/09/2014

Mas, ainda há certo desconhecimento das suas qualidades e características que devem ser levadas em conta na hora da compra. Por outro lado, os condomínios logísticos estão sendo os grandes “consumidores” deste tipo de equipamento.

A s plataformas niveladores de docas são rampas destinadas a compensar os desníveis e a distância entre o caminhão e a doca de embarque e desembarque de mercadorias, proporcionando maior agilidade e segurança.

Porém, apesar destas vantagens, estes equipamentos ainda enfrentam a falta de conhecimento por parte dos clientes, referente às suas qualidades e características que devem ser levadas em conta na hora da compra, como já foi dito por Paulo Comini, vice-presidente da Rite Hite, na edição de Logweb de outubro de 2011. “Passado três anos desde a publicação daquela matéria, ainda percebe-se que o custo inicial é relevante para o cliente na hora da compra, esquecendo-se ele de analisar o custo total de propriedade do equipamento referente à manutenção da niveladora, manutenção dos equipamentos de movimentação e armazenagem, causas trabalhistas, acidentes e, por fim, a baixa produtividade. Penso que a tendência é que, cada vez mais, os arquitetos e clientes finais estarão comprometidos em passar para as construtoras especificações de niveladora de docas embutidas que levam em conta a segurança e ergonomia”, aponta Antonio Carlos Silvestre Junior, gerente comercial e de engenharia de aplicação da Marcamp Equipamentos (Fone: 19 3772.3333), lembrando, ainda, que até as empresas de pequeno porte já estão buscando soluções que envolvam niveladoras de docas embutidas. “A Rite Hite, por sua atuação global, tem clientes que entendem e são comprometidos com a segurança, ergonomia e economia de energia e higiene, na área de docas. Sendo assim, os recentes negócios fechados envolveram empresas como, por exemplo, Procter & Gamble e Unilever”, completa Silvestre Junior.

“A tendência do setor é de crescimento, pois, além de novos galpões logísticos em construção, existe, também, a profissionalização de empresas menores, observando a necessidade de ter uma niveladora para atender sua movimentação de carga. Desta forma, a soma de diversas pequenas empresas se interessando pelo produto e a construção de novos galpões possibilita um resultado de crescimento constante”, preveem Fabio Alexandre Xavier, administrador, e Deives Segura Alcazas, diretor técnico, da Nivelartec – M Manutenção em Plataformas (Fone: 16 3337.9035). Pelos negócios fechados recentemente pela empresa, este crescimento realmente é significativo: Savegnago Supermercados – niveladoras de doca, automatização e reforma de plataforma pantográfica; Johnson Control  -automatização de niveladoras de doca; Elog (Grupo Eco Rodovias) – porta de enrolar automática e abrigo de doca; Bomi Brasil – niveladoras de doca; Invicta – niveladora de doca; Laticínios Xandô – niveladora de doca; Tricae – niveladora de doca; Kanui – niveladora de doca; Tinturaria Industrial Guararema – batente de doca;DHL – automatização de niveladora de doca; Itaú Unibanco – batente de doca; e Forno de Minas – abrigo de doca. Xavier e Alcazas veem com bons olhos este crescimento, que não tem tendência imediata de estagnação. “Se partirmos do princípio que a maior modalidade de transporte no Brasil é rodoviária, é possível fazer uma projeção otimista sobre os próximos anos para o mercado de plataformas niveladoras de doca. A Nivelartec projeta um crescimento em torno de 25% no faturamento para 2015 – projeção baseada em faturamentos anteriores e crescimento de mercado, segundo nossa análise e pesquisa.”

Em sua análise sobre as tendências neste segmento, Sidnei Ferreira, gerente nacional de vendas da Artama Metalmecânica (Fone: 47 3274.1111), também ressalta que existem os mais variados perfis de clientes, sendo que alguns compram preço e outros qualidade. “Está sendo comum empresas construírem seus CDs ou docas em suas empresas sem consultar profissionais especializados no segmento de plataformas. Temos deparado com diversas situações onde o cliente não quer gastar muito e opta por plataformas avançadas, e esquecem que o espaço disponível no pátio de manobras dos caminhões não comporta este tipo de equipamento. Vemos que a principal tendência de mercado é assessorar o cliente desde o início da obra.”

Também otimista quando ao mercado, Valdecir F. Vicchiate, diretor geral da HBZ Suspensões e Plataformas (Fone: 11 4208.7170), diz que, com muitas empresas multinacionais se instalando no país, o mercado deverá crescer bastante. “Estamos incrementando nossa atuação principalmente junto ao mercado automotivo, e fornecemos, recentemente, para o Grupo Pão de Açúcar, 80 plataformas niveladoras de embutir”, afirma ele. “A tendência para o segundo semestre é de alto crescimento nas vendas destes equipamentos”, complementa Anna Gabriela Theodoro de Souza, analista comercial da Kopron do Brasil Comércio e Indústria de Equipamentos de Logística (Fone: 11 98039.2010).

André Soto, gerente de aplicações e serviços da SEC Brasil Equipamentos (Fone: 11 4436.6985), também aposta no crescimento, modesto, “mas, evidente, da economia do Brasil e na recuperação da economia mundial, principalmente a economia americana”. Ele destaca, também, que o segmento onde mais tem crescido a aplicação das plataformas niveladoras de docas é o de Centros de Distribuição, que estão sendo construídos de Norte a Sul do Brasil. “Na área de niveladoras e condomínios logísticos, temos um grande cliente que é a Prologis CCP, que está construindo grandes CDs com até 120 docas”, diz Soto.

A Tailtec Equipamentos Hidráulicos – Divisão Docktec (Fone: 11 3686.8669) também é outra empresa que fechou, recentemente, grandes negócios no setor de condomínios logísticos, de indústrias e de Centros de Distribuição, conforme conta o engenheiro Edison Salgueiro Jr., diretor da empresa. Ele é outro profissional do segmento que acredita que este mercado continua em grande expansão. “Temos atendido clientes de todos os portes e com as mais diversas operações. Está havendo cada vez mais uma conscientização da necessidade de utilização do niveladores de docas. E as tendências são de que continuará em crescimento, pois nosso pais ainda se encontra muito carente de evolução e melhoria na movimentação, transporte e distribuição de produtos”, complementa.

Já para Luciano Vitor Rizzotto, diretor da Lycos Equipamentos (Fone: 54 3028.7575), as tendências neste segmento apontam para a mão de obra. “Com o aumento dos custos de mão de obra e com as novas exigências trabalhistas, os investimentos em automação de processos produtivos e mecanização do esforço físico é uma tendência de mercado”, diz, acrescentando os negócios recentemente fechados por sua empresa: com a Embraer, envolvendo uma doca móvel, e com a Marisol, incluindo niveladora de doca avançada.

Elenice Fernandes, diretora comercial e de marketing da Rayflex Portas Flexíveis (Fone: 11 4645.3360), também aponta para o crescimento deste segmento. “Realmente existe uma tendência grande voltada à utilização de niveladoras de docas, visto que cada vez mais as empresas não estão conseguindo manter uma padronização de sua frota de caminhões. A variação de altura dos caminhões em relação à altura da doca demanda este tipo de equipamento. Além disso, a segurança e a produtividade que o uso das plataformas trazem, cada vez mais exigidas pela concorrência do mercado e pela necessidade de proteger os colaboradores, diferenciam a operação de quem usa”, completa Elenice, ressaltando que um mercado que vem se mostrando em continuo crescimento é o de logística de frio, com galpões destinados ao armazenamento de produtos refrigerados, sendo neste segmento a aplicação das plataformas niveladoras com a proteção galvânica. “Recentemente, a Rayflex comercializou plataformas niveladoras para indústrias como Wurt, Ambev, Schincariol e Bomi, para citar alguns fornecimentos”, complementa.

Por seu lado, Oliver Resende Pereira, gerente de inteligência de mercado da MKS Equipamentos Hidráulicos – MKS Marksell (Fone: 11 4772.1100), revela que as tendências do mercado de niveladoras de docas visam ao aumento de capacidade de carga nominal, podendo chegar até 15 t, e no desenvolvimento de novas tecnologias para aprimoramento dos equipamentos atuais, visando à segurança da operação.

Hoje – continua Pereira – as grandes empresas que utilizam niveladoras de docas estão focando na segurança da operação, a fim de reduzir o risco de acidentes e extravio de produtos. O avanço da tecnologia e a rapidez com que a carga deve chegar ao consumidor fazem com que os Operadores Logísticos e empresas utilizem equipamentos – empilhadeiras e paleteiras elétricas ou manuais – com maior capacidade, diz, ainda, o gerente, salientando que a MKS Marksell está desenvolvendo novos mercados em países do continente africano e para economias emergentes, como Índia e Rússia.

“A grande mudança no mercado de niveladores de doca é a opção de investimento em equipamentos eletro-hidráulicos”, diz, agora, Alexandra Kyrillos, diretora da Cargomax Equipamentos Industriais (Fone: 21 2676.2560).

 

Condomínios logísticos

Como citado por alguns dos participantes, os condomínios logísticos, em ampla expansão no país, de fato representam um grande mercado para a instalação de plataformas niveladoras de docas.

“Os condomínios logísticos estão em alta. Não é difícil encontrar alguma obra de grande porte em qualquer direção que se esteja indo”, comenta Ferreira, da Artama.

Alexandra, da Cargomax, também comemora este segmento em expansão, e lembra que desde 2007 este novo tipo de negócio se profissionaliza e moderniza o setor de expedição, movimentando, assim, o mercado de niveladores de docas. “Os condomínios logísticos vêm cada vez mais se utilizando de niveladoras de docas, impulsionando as vendas desses equipamentos. Já na construção desses condomínios percebe-se a preocupação com a construção dos nichos para receberem as plataformas”, completa Vicchiate, da HBZ Suspensões e Plataformas.

Elenice, da Rayflex, também destaca que muitos condomínios logísticos têm a preocupação com a produtividade e com a segurança das mercadorias que guardam e, por isso, incluem já no projeto de construção as plataformas, que tornam mais ágil e seguro o processo de carga e descarga de mercadorias. “Podemos destacar, como exemplos,  a Zero Grau Logística, em Aparecida de Goiânia, GO, e a BRF, de Simões Filho, BA”, exemplifica a diretora comercial e de marketing da Rayflex.

“No nosso caso, esse segmento continua em crescimento. Está havendo, também, um entendimento de vários incorporadores da necessidade de o prédio ser apresentado ao cliente com uma doca já com nivelador ou, no mínimo, já preparada para a instalação do nivelador”, também comenta Salgueiro Jr., da Tailtec.

De fato, os condomínios logísticos impulsionaram o segmento, também na visão de Anna Gabriela, da Kopron. Segundo ela, o mercado está exigindo cada vez mais espaço para crescimento, e os condomínios logísticos estão nascendo e crescendo muito. “No nosso caso, esse crescimento foi extremamente expressivo. Esta linha de produtos representa 15% de nosso faturamento, e cresceu 10% nos últimos 12 meses”, comemora Rizzotto, da Lycos Equipamentos. Também na SEC Brasil, a alta dos condomínios no Brasil provou um impacto positivo, uma vez que este segmento tem crescido na ordem de 20% ao ano. “Temos comercializado centenas de niveladoras/ano a mais somente para os centro logísticos”, comemora, também, o gerente de aplicações e serviços da empresa.

 

Fabricantes e distribuidores de niveladoras de docas

Artama Metalmecânica
Conta com seis linhas de plataformas niveladoras de docas: embutida eletro-hidráulica; embutida de acionamento mecânico manual; avançada eletro-hidráulica; avançada hidráulica manual; avançada acionada por mola pressurizada; doca móvel de carga.

Cargomax
O portfólio de produtos da empresa inclui de niveladores manuais a eletro-hidráulicas. A capacidade de carga pode variar de 1.7 a 14 toneladas, conforme o modelo e o tipo de acionamento. A empresa fechou, recentemente, parceria com a Engi-Pro, e em breve será lançado um novo produto.

HBZ Suspensões e Plataformas
Possui uma vasta linha de plataformas niveladoras de docas, com capacidade de carga de até 25.000 kg, nos modelos frontal mecânica, frontal eletro-hidráulica, de embutir, pantográfica e móvel. O controle se dá por acionamento elétrico com botoeira fixa.

Kopron do Brasil
Oferece niveladoras de docas em modelos embutidos, frontais e avançados, e em modelos mecânicos e eletro–hidráulicos, com capacidades de 5 a 15 t.

Lycos Equipamentos
Lançou a plataforma niveladora de doca móvel, totalmente adequada à norma NR-12, incluindo automação das pestanas e itens de segurança.

Marcamp Equipamentos
Representante da Rite Hite, oferece uma linha completa de niveladores de docas: embutidas, eletro-hidráulicas, mecânicas (molas) e acionadas por tubo de ar. Como novidade, apresenta a niveladora de docas vertical interna, própria para ambientes frigoríficos.

MKS Marksell
Fornece niveladoras de docas em modelos de embutir, frontal e frontal articulada, com acionamento eletro-hidráulico ou manual-mecânico, em capacidade de carga de 5.000 a 12.000 kg, além de doca móvel de carga para 2.500 kg. Entre as novidades oferecidas estão: botoeira para niveladoras de doca eletro-hidráulicas, que atende as exigências da Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e da CE (Conformidade Europeia); e óleo hidráulico MKS, para sistemas hidráulicos e lubrificação contínua de niveladoras de docas.

Nivelartec
Fabrica abrigos de doca, niveladoras de doca, portas de enrolar automáticas e juntas de vedação. Também é especializada em instalação, manutenção, reforma e automatização de niveladoras de doca (transformando modelos manuais em eletro hidráulicos). Novidades oferecidas: kit de automatização (cilindros, unidades hidráulicas, botoeiras, entre outros), adaptável a qualquer tipo de niveladora de qualquer marca, inclusive adaptável em niveladoras fabricadas no modelo built to suit, neste caso de adaptação em niveladoras novas.

Rayflex
Niveladores de doca embutidos no chão.

SECBrasil
Oferece portas de docas com e sem isolamento e niveladores de doca com capacidade de 5.800 a 22.000 kg. Como novidade, apresenta nivelador específico para câmeras frigoríficas, que permite que a porta do caminhão abra diretamente dentro da antecâmara, evitando, assim, a perda de temperatura.

Saur
A Saur (Fone: 55 3376.9300) fabrica niveladoras de docas avançadas, avançadas manuais e embutidas.

Tailtec
Divisão Docktec – Na linha de niveladoras de doca, oferece: niveladoras frontais mecânicas, niveladoras frontais eletro-hidráulicas e niveladoras de embutir eletro-hidráulicas, com capacidades a partir de 5000 até 15.000kg. Na linha de acessórios para doca, oferece semáforos, luminária para doca, calços de rodas e guias de rodas, entre outros. A novidade é a nova família de niveladoras de doca de embutir com acionamento eletro-hidráulico, que possui estrutura autoportante e com alto grau de torção, baixa altura de fosso/nicho e unidade hidráulica com alto desempenho.

Zeloso
Visando atender a uma necessidade do mercado, onde a carga e descarga são fundamentais para a produção, e considerando que na planta da empresa não exista doca seca para instalação do tradicional nivelador de doca, a Zeloso Indústria e Comércio (Fone: 11 3694.6000) desenvolveu docas portáteis com capacidade de até 10 toneladas para, inclusive, serem usadas por empilhadeiras tracionadas. O equipamento DPA (doca portátil móvel) possui, também, rodas que permitem seu uso em diversos locais da planta, não necessitando ser fixada ao piso, e como segurança, possui freio de sapata.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo