PepsiCo anuncia a compra do seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil

07/02/2024

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anuncia a aquisição do seu primeiro caminhão elétrico semipesado de distribuição no Brasil, do modelo Scania P25 6×2, fabricado na Suécia.

A iniciativa sela mais uma vez a parceria entre a PepsiCo e a Scania pela jornada para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no transporte de cargas. 

Foto: Marco Pinto

A PepsiCo foi uma das pioneiras do setor de bens de consumo no Brasil a testar e adquirir caminhões movidos a GNV (gás natural veicular) e veículos 100% elétricos, desde 2019. Agora, agrega um caminhão elétrico da Scania à sua frota de grande porte, com capacidade para transportar 23 toneladas e autonomia de até 200 km.

A transportadora Andrade Logística, prestadora de serviço de logística para a PepsiCo, receberá um segundo caminhão elétrico da Scania que será utilizado nas rotas de distribuição de alimentos para a companhia.

“A tecnologia nos ajuda a impulsionar nossa estratégia global de ESG, chamada PepsiCo Positive (pep+), que busca ampliar nossa frota de veículos com menor emissão de GEEs e outras soluções que resultem em ganhos ambientais em toda a nossa cadeia de valor. É esse compromisso que nos move e a América Latina tem contribuição fundamental para os objetivos globais de ESG da PepsiCo”, diz Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos.

Este modelo da Scania foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para testes de performance e rotas em sua operação logística interna, entre as fábricas e Centros de Distribuição, considerando a autonomia para longas distâncias. O caminhão elétrico da PepsiCo vai operar entre as cidades de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba no Estado de São Paulo, e, ainda que não indique o início de vendas e fabricação do modelo no país, vai possibilitar o conhecimento necessário para o aprimoramento e adaptação às necessidades locais, ampliando as soluções da empresa para frotas mais sustentáveis.

“A eletrificação é uma jornada que depende de diversos fatores, especialmente ligados à infraestrutura, tecnologia, descarte de baterias, entre outros, e estamos nesta fase de teste operacional com a PepsiCo. Como líderes na transição energética para tecnologias mais sustentáveis no transporte da carga, estamos sempre buscando inovar e essa parceria será de suma relevância para o mercado brasileiro”, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

No caminho para uma frota mais sustentável

A PepsiCo conta com uma frota própria com mais de 4 mil veículos, dos quais mais de 160 são elétricos ou GNV, e mantém uma operação logística de alta capilaridade, chegando a todas as regiões do país. A empresa incorporou em 2020 os primeiros dez caminhões elétricos em sua frota de médio porte. No mesmo ano, adquiriu 18 unidades movidas a GNV atingindo uma redução média de 23% nas emissões de CO2, em comparação aos caminhões tradicionais. Desde então, a frota da PepsiCo já reduziu cerca de 900 mil quilos de CO2, o que corresponde ao plantio de cerca de 6 mil árvores.

A partir de 2023, toda compra de caminhões novos da PepsiCo contará com 20% de veículos elétricos ou movidos a gás. Com essas medidas, o potencial (conservador) de redução na emissão de CO2 da frota da PepsiCo é de 30% até 2030.

A PepsiCo também implementou em 2023 painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV) em 250 caminhões – uma tecnologia pioneira no país para frotas, para o carregamento da bateria de acessórios do veículo utilizando energia solar. A iniciativa contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em cerca de 7,8 toneladas de CO2/ano.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg