Pegaki apresenta solução para o pequeno e-commerce sair dos Correios

05/08/2019

O e-commerce que realiza até vinte vendas por dia depende exclusivamente dos Correios. Basicamente, após realizar a venda, o pequeno empreendedor leva o produto até uma agência dos Correios para entregar o produto para o cliente final. Nem o serviço de coleta da própria estatal nem de transportadoras está disponível para esse perfil dado o volume baixo. Só que os Correios apresentam diversos problemas já conhecidos, como o horário de funcionamento extremamente reduzido das agências, greves constantes, insucesso de entregas, entre outros.

Atenta a este gap do mercado, a startup Pegaki anuncia a criação de um modelo logístico para sanar esse problema dos pequenos e-commerces: trata-se do serviço drop off points. Na prática, ao invés de levar seu produto até uma agência dos Correios, o pequeno empreendedor vai se dirigir a um dos pontos de retirada/coleta da Pegaki e deixar sua encomenda. Aí, após consolidar um volume de entregas no ponto, uma das transportadoras parceiras passa no local, retira as compras e entrega na casa do cliente final. Dessa maneira, o empreendedor vai poder deixar suas encomendas em um local com horário mais flexível e passar a contar com uma grande transportadora, um sonho antigo do setor. Inicialmente, a solução está disponível apenas para a cidade de São Paulo, mas a ideia é expandir. E-commerces interessados em se cadastrar na solução devem acessar http://pontoderetirada.pegaki.com.br/pontodecoleta.

“O pequeno e-commerce é o que mais sofre com a logística no Brasil, depende unicamente dos Correios, com uma série de problemas conhecidos por todos e dificilmente consegue ser atendido por uma grande transportadora em função de seu pequeno volume de entregas. Mas agora, consolidando os pedidos de vários pequenos e-commerces em nossos pontos de coleta, conseguimos oferecer o serviço de qualidade de nossos transportadores parceiros a um custo muito mais acessível ao pequeno e-commerce”, afirma João Cristofolini, CEO e fundador da Pegaki.

De acordo com Cristofolini, a estratégia de focar inicialmente em poucos pontos da cidade de São Paulo tem relação com a tração do modelo. “A ideia é disponibilizar pontos de retirada/coleta em raios próximos aos e-commerces, permitindo a consolidação de volumes que tornem viáveis a coleta diária por parte das transportadoras, o que tende a reduzir preço, por que dá margem para negociação; além é claro de tempo de entrega. Com o tempo e com o modelo ganhando tração, nossa proposta é expandir o serviço para todo o Brasil”, afirma o executivo.

Expansão

A Pegaki é atualmente a maior rede de pontos de retirada e vem consolidando o modelo de pick up points no Brasil, no qual o e-commerce envia os produtos para um dos mais de 600 pontos de retirada da empresa espalhados pelo País e o consumidor final vai até o local para retirar sua compra. Segundo Cristofolini, a empresa já realizou mais de 50 mil entregas e possui clientes como Dafiti, Printi e Wine. Para 2019, o objetivo da startup é movimentar mais de 150 mil pedidos por mês e chegar a 3 mil pontos de retiradas em todo o País. Posto isso, um gap forte para pequenos revelou-se e a empresa percebeu que havia uma solução para o problema.

“Se logística é um gargalo para grandes e-commerces, imagina para os pequenos? Sempre falamos que vender pela internet é fácil, o difícil é entregar. Entendemos que essa solução pode ser muito eficiente para o mercado como um todo e não tinha sentido deixar uma fatia que representa quase 70% do segmento de fora. Seguimos ampliando nossa operação junto aos grandes players, mas queremos comunicar aos menores que as redes de pontos de retirada também são acessíveis e resolutivas para eles. O modelo drop off points é bastante comum em países da Ásia, Europa e EUA, e nós acreditamos que essa mesma tendência deve se consolidar no Brasil”, finaliza.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg