O Fundo de Infraestrutura P2 Brasil anuncia a assinatura do contrato de venda integral da NovaAgri, empresa de armazenagem e escoamento agrícola, para a Toyota Tsusho Corporation. A operação depende de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais órgãos reguladores.
A NovaAgri possui oito armazéns, dois terminais de transbordo e um terminal portuário, localizados nos estados do Maranhão, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. Adquirida pelo Fundo P2 Brasil em abril de 2010, ao longo dos últimos anos a NovaAgri aumentou em dez vezes a capacidade estática de armazenamento de grãos, passando de 61 mil toneladas para 608 mil toneladas. Além disso, aumentou a movimentação de grãos de 219 mil toneladas em 2010 para 1,250 milhões toneladas em 2014, um volume quase seis vezes maior.
Dentre seus ativos está o TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão), no qual a NovaAgri é uma das consorciadas. Localizado no Porto de Itaqui, em São Luis, capital do Maranhão, o terminal portuário é considerado um dos mais modernos no Brasil voltados à exportação de commodities agrícolas. O TEGRAM tem previsão de início de operação no primeiro trimestre de 2015 e será uma das principais rotas de escoamento para a exportação de grãos do País.
“Estamos orgulhosos ao observarmos o rápido crescimento da NovaAgri desde a associação com o P2 Brasil. A companhia construiu em pouco mais de 4 anos uma robusta rede de ativos integrados de infraestrutura logística para armazenagem e movimentação de grãos composta por armazéns, transbordos e porto numa região com grande potencial de crescimento da produção e carente de soluções logísticas eficientes”, afirma Felipe Pinto, sócio do P2 Brasil.
“Esta plataforma logística integrada e eficiente atraiu a atenção das grandes tradings de grãos, que enxergam o Brasil como um país estratégico para produção e exportação de grãos e derivados, como é o caso da Toyota Tsusho Corporation. Estou confiante que a NovaAgri propiciará ao comprador uma expansão rápida, sólida e de sucesso no país. Para nós é um marco podermos contribuir para o desenvolvimento de um setor tão importante para a economia nacional”, diz o executivo.
O sócio fundador da NovaAgri, Marcus Menoita, foi o principal executivo da empresa durante todo o seu desenvolvimento. “Criamos uma empresa com excelente infraestrutura, processos e uma excepcional equipe. A Toyota Tsusho Corporation pretende manter o time de profissionais da companhia, o que nos permite prever a continuidade do sucesso alcançado que foi obtido graças à competência de todos seus profissionais e também pela decisiva participação do P2 Brasil, acionista controlador. Estamos felizes e satisfeitos com os resultados alcançados e pela perspectiva que se abre para a companhia”, afirma Menoita, que permanece como CEO da NovaAgri.
O Morgan Stanley e Lobo & de Rizzo Advogados atuaram como assessores exclusivos da NovaAgri nessa operação.
(Fonte: Agência IN)









