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Logística 1 de fevereiro de 2018

Operações Logísticas – Ed. 186

Andreani inaugurou expansão da sua central de operações logísticas em Embu das Artes, SP
O Grupo Logístico Andreani (Fone: 11 3515.8200), fornecedor de soluções integradas de logística com alto valor agregado, inaugurou a expansão de sua Central de Operações Logísticas localizada em Embu das Artes, SP. Para marcar o momento, foi realizada uma cerimônia que contou com a presença de uma delegação vinda especialmente de Buenos Aires, Argentina – a empresa é líder em logística no país vizinho. A nova incorporação de 13.000 m² exigiu investimentos de R$ 15 milhões, consolidando, desta forma, a operação de logística de Andreani no segmento farmacêutico no Brasil. A unidade abrange uma área total de 26.000 m², 54 cais para recepção/expedição e três salas frias.

MODERN Logistics assume armazenagem e transporte de produtos da Ekocell
A Ekocell – distribuidora de materiais médico-hospitalares, em especial curativos e sondas para hospitais, clínicas, serviços de home care e consumidores finais – é o novo cliente da MODERN Logistics (Fone: 11 4063.9338) no segmento farma. A Operadora Logística já está cuidando de toda a armazenagem dos produtos e, também, das operações de transporte para distribuição no Estado de São Paulo. O objetivo da MODERN Logistics é, em breve, ampliar o contrato e passar a atender a distribuição rodoviária em toda a região Sudeste.

DHL assume logística de distribuição da LEGO® do Brasil
A DHL Supply Chain (Fone: 19 3206.2200) foi selecionada pela LEGO® para gerenciar sua logística no Brasil. O projeto inclui a gestão do Centro de Distribuição principal em Louveira, SP, a nacionalização dos produtos e a distribuição para todo o País. Anualmente, o CD da LEGO® no Brasil movimenta mais de 2 milhões de peças, enviadas a mais de 300 distribuidores e varejistas. Neste projeto, a DHL irá receber os produtos importados de outros países, proceder à etiquetagem de nacionalização e realizar a armazenagem. Conforme a demanda, a DHL então fará a expedição dos pedidos e a entrega por meio de sua malha de distribuição para grandes distribuidores, Centros de Distribuição de hipermercados e grandes redes de brinquedos, utilizando desde VUC’s até carretas, conforme a característica da carga. Ainda neste projeto, o Centro de Distribuição da LEGO® está localizado em um site multicliente da DHL em Louveira. Desta forma, nos picos de demanda, a DHL tem condições de aumentar o espaço de armazenagem e a equipe dedicada de forma rápida e sem impactar a operação. A DHL mantém um relacionamento de longa data com a marca em outros países, como nos EUA e México, fator importante para o fechamento da parceria no Brasil.

Correios e Azul pretendem criar empresa de solução de logística integrada
Os Correios (Fone: 3003.0100) e a Azul (Fone: 4003.1118) assinaram, em dezembro último, memorando de entendimentos para a criação de uma empresa privada de solução de logística integrada, a partir de um novo modelo de negócio. A nova empresa terá participação de 50,01% da Azul e 49,99% dos Correios e oferecerá o serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas, com potencial para se tornar a melhor plataforma de logística para o comércio eletrônico do País, segundo as empresas. A operação começa a partir das demandas dos Correios e da Azul, movimentando aproximadamente 100 mil toneladas de cargas por ano. Com isso, ambas as companhias terão economia de custo, eficiência operacional e ganho de receita, melhorando a oferta deste serviço para o consumidor. O memorando de entendimentos será submetido à aprovação de todos os órgãos e instâncias competentes. Somente após sua validação a nova empresa será criada. Caso seja aprovada, a expectativa é que suas atividades sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2018.

Multilog compra Elog Sudeste
A Multilog (Fone: 47 3341.5000) – empresa catarinense de Logística, Armazenagem e Transporte – anunciou a aquisição da Elog Sudeste. O contrato de aquisição, assinado em dezembro último, em São Paulo, SP, e seguido de comunicação de Fato Relevante pela EcoRodovias, está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores. O investimento será de R$ 90 milhões. Com a integração das unidades da Elog Sudeste, a Multilog, que tem sede em Itajaí, SC, amplia de 14 para 19 unidades de negócio e totaliza 1,5 milhão de metros quadros de área alfandegada. Djalma Vilela, presidente da Multilog, afirma que a aquisição da Elog Sudeste está em linha com o planejamento estratégico da empresa. “Nossa presença no Estado de São Paulo é bastante significativa, pela proximidade dos portos e aeroportos mais importantes do país e tendo em vista que 40% da movimentação de Comércio Exterior do Brasil acontece neste Estado”, destacou.

Fibria inaugura Terminal Intermodal em Aparecida do Taboado, MS
A Fibria (Fone: 11 2138.4000), líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, inaugurou em dezembro último o seu Terminal Intermodal no município de Aparecida do Taboado, MS. Localizado às margens da BR 158, o terminal integra os transportes rodoviário e ferroviário, com capacidade para escoar 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, que serão produzidas na segunda fábrica da Fibria em Três Lagoas, MS, até o Porto de Santos, SP, de onde serão exportadas para clientes na Ásia, Europa e Estados Unidos. A nova área da Fibria segue o padrão estrutural de terminais integradores de outras regiões do Brasil, que funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento por bitola larga (estrutura de trilhos que confere mais velocidade para os vagões). O novo terminal intermodal possui cerca de 7.800m² de área construída e compreende escritório, armazém com capacidade para estocar 16.788 toneladas de celulose, oficina de empilhadeiras e plataformas de embarque da celulose. O pátio do terminal de Aparecida do Taboado também apresenta outro diferencial. Concebido de forma estratégica, esse espaço se destaca por sua excelência operacional, visto que opera no sistema contínuo de carregamento em pera, ou seja, as composições entram no terminal e executam todas as operações sem a necessidade de desmembrar ou manobrar o trem.

Novo Terminal Intermodal de Jundiaí auxilia empresas da região no acesso ao Porto de Santos
Desde dezembro último, as regiões de Jundiaí e Campinas, SP, contam com uma solução eficiente e competitiva para exportações, importações e logística doméstica via ferrovia até o Porto de Santos. Operado pela Contrail Logística (Fone: 11 4533.0464) – resultado de uma parceria estratégica entre a EDLP (Estação da Luz Participações) e a MRS Logística –, em uma área de 75 mil metros quadrados, o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) foi construído junto à linha férrea da MRS e tem capacidade para movimentar 70 mil TEUs (contêineres de 20 pés) por ano. Além da possibilidade de receber e enviar cargas pelas rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, o terminal se conecta diretamente a uma ferrovia com uma malha de 150 km até o Porto de Santos e 480 km até os portos do Rio de Janeiro. A operação intermodal pode beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de insumos) ou exportação (de bens acabados), localizadas em cidades próximas a Jundiaí e Campinas, como Cajamar, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itupeva, Salto, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itu, Amparo e Itatiba. O TIJU também reduz custos dos clientes com armazenagem de cargas, uma vez que os contêineres podem ficar na área da Contrail, liberando espaço nos estoques das indústrias. Dessa forma, o empreendimento funciona como um “pulmão logístico”, regularizando o fluxo operacional e evitando grandes picos de demandas. Ainda por conta de suas características, o terminal pode beneficiar especialmente empresas do segmento de tecnologia e eletrônicos, que têm fábricas na Zona Franca de Manaus e utilizam o serviço de cabotagem para distribuir seus produtos na Grande São Paulo. Outras indústrias que podem ter ganhos logísticos são as que utilizam insumos importados, aproveitando o fluxo de retorno dos trens do Porto de Santos no sentido do interior. E como este terminal tem um movimento significativo de contêineres, praticamente qualquer tipo de carga pode ser transportado pelos trens: desde commodities agrícolas até produtos com médio e alto valores agregados. A Contrail vai operar toda a gestão do transporte feito por meio do terminal, desde o porto até a porta do cliente. E ao longo do 2018, o Terminal Intermodal de Jundiaí também deve operar com cargas com origem ou destino no Rio de Janeiro, por meio da malha ferroviária da MRS.

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