No ranking das 15 maiores companhias de transporte de contêineres do mundo, a alemã Hamburg Süd conta agora com as soluções da OpenTech para aprimorar seu controle logístico. O contrato firmado com a Aliança, empresa de navegação do Grupo Hamburg Süd que opera com navios de bandeira brasileira, prevê a internalização do sistema de gerenciamento de risco, antes sob responsabilidade dos parceiros e prestadores de serviço, e a renovação e modernização das ferramentas e softwares de logística.
Além do OpenSIL, serviço de gestão que oferece a automatização e o controle dos processos logísticos com informações detalhadas da jornada, o novo cliente contará também com o OpenCadastro (verificação de dados cadastrais de veículos da frota e motoristas), o OpenGR (rastreamento de cargas e monitoramento de segurança), a Base UTI (serviço diferenciado para monitoramento e rastreamento de cargas críticas, com foco nos principais alertas e indicativos de riscos de roubo da carga) e o OpenUniversidade
(e-learnings e treinamentos).
A capacidade da OpenTech de adequar os softwares e serviços de acordo com as regras específicas para o controle de contêineres da Hamburg Süd foi um dos pontos essenciais para o fechamento do negócio. “De forma inédita no Brasil, customizamos um software para fazer a gestão de contêineres e atender rigorosamente a necessidade do cliente. O processo profissional e bem estruturado para o desenvolvimento de soluções integradas, usando as melhores práticas e ferramentas, tanto em projetos quanto em produtos, comprova a nossa flexibilidade. E este foi um fator determinante para ‘moldarmos’ os produtos de acordo com as exigências da Aliança e da Hamburg Süd”, diz o diretor Comercial da OpenTech, Eduardo Oliveira de Sousa.
Segundo o diretor, o negócio teve ainda outros diferenciais. O OpenUniversidade é um deles. “Além da contratação da ferramenta no formato atual, com os recursos já disponíveis, o cliente terá acesso a trilhas específicas para seus treinamentos. Vamos adaptar o produto para atender tanto as rotinas e procedimentos dos diferentes operadores que prestam serviço à Aliança e Hamburg Süd no Brasil quanto às determinações e regras da própria empresa e de seus clientes”, informa Eduardo.
Na lista de quesitos que levaram à escolha da OpenTech estão também o amplo portfólio de produtos integrados para o segmento, com a possibilidade de contratação de novos serviços, um datacenter estável com dois sites atuando de forma redundante e online (backup site), uma área de projetos bem estruturada e uma equipe robusta com mais de 70 profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos.
Torre de Controle
Entre os diferenciais oferecidos à Aliança e à Hamburg Süd, nenhum pode ser considerado tão inovador quanto a Torre de Controle. Com o objetivo de centralizar os trabalhos e garantir que o potencial de todas as ferramentas contratadas seja explorado em sua totalidade, a OpenTech manterá um gestor logístico dedicado exclusivamente às operações do cliente, atuando na sede da empresa. “Vamos ter um profissional nosso operando in loco e em conjunto com a equipe da Hamburg Süd”, explica o diretor Comercial Eduardo Oliveira de Sousa.
Além de garantir que cada cliente da Aliança e da Hamburg Süd tenha suas necessidades atendidas, o gestor logístico da Torre de Controle irá elaborar um Plano de Gestão Logística que garanta melhorias nos resultados da empresa, com foco na redução de custos e otimização de processos. A implantação de controles diários, boletins, mapeamentos da operação e treinamentos também estão no escopo, assim como a missão de fomentar o uso das ferramentas da OpenTech por toda a equipe da Hamburg Süd. “Vamos compartilhar com eles o nossoknow how de gestão para garantir o sucesso da Torre de Controle. Este será o grande diferencial da operação, devido à diversidade de transportadoras e clientes atendidos em consonância com as regras específicas do cliente”, explica Eduardo.
“As soluções de Gerenciamento de Risco e Logístico da OpenTech serão ferramentas importantes para atender as necessidades da Aliança e da Hamburg Süd no que tange a confiabilidade, produtividade, visibilidade e qualidade de nossos serviços aos nossos clientes. Além disso, continuaremos a expandir nossas operações intermodais com robustez e consistência”, explica o Gerente NacionaI de Operações Intermodais Fernando Camargo, da Hamburg Süd Brasil.
(Foto: Divulgação/Hamburg Süd)