No final de 2010, a Natura (Fone: 0800.115566), importante fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza, anunciou a adoção de um novo modelo de logística e produção, tendo como objetivo dar suporte ao crescimento nacional e se tornar uma marca de expressão mundial num prazo de 10 anos, apoiada nestes dois pilares fundamentais.
Com a mudança, a empresa visa ao aperfeiçoamento do serviço prestado às consultoras, redução do impacto ambiental e modificação de alguns dos principais paradigmas na relação com os fornecedores (veja o box). “Estamos orgulhosos do nosso avanço nos últimos três anos, sedimentamos a evolução que fizemos no nosso modelo de gestão e agora nos preparamos para um novo ciclo”, comenta João Paulo Ferreira, vice-presidente de operações e logística da Natura.
Parte do ciclo logístico da empresa é entregar, a cada 21 dias, 950 mil caixas de produtos para mais de 1,2 milhão de pontos de entrega (consultoras) no Brasil, na América Latina e França. Além disso, produz algo em torno de 400 milhões de unidades de produtos e separa e entrega 16 milhões de caixas por ano. Desta forma, adotar um novo modelo logístico e produtivo é uma tarefa bastante complexa.
Mesmo assim, Ferreira acredita que a Natura está muito bem estruturada para a mudança. “É um desafio triplo, porque queremos crescer e, ao mesmo tempo, reduzir nosso impacto ambiental e fazer isso em conjunto com nossos fornecedores, numa escala sem precedentes”, aponta, explicando que com a nova rede estruturada, será possível diminuir a emissão relativa de gás carbônico em 25% na cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade das entregas.
Como não se pode pensar em expansão internacional sem consolidar as operações em casa, o novo modelo da Natura compreende importantes investimentos no Brasil, como a ampliação do Espaço Natura, em Cajamar, SP – onde estão localizadas três fábricas – e a construção de dois hubs e quatro CDs até 2011. No caso da estrutura na cidade próxima a São Paulo, apesar da ampliação da capacidade produtiva, 40% do portfólio da empresa continuará sendo terceirizado.
Com relação aos CDs, no último ano a Natura duplicou a capacidade da unidade em Canoas, RS, inaugurou uma em Uberlândia, MG, e outra em Castanhal, PA. Para 2011, projeta a construção de um novo CD em Curitiba, PR, e um em São Paulo, SP, que irá incorporar uma avançada tecnologia de picking. “Este CD está sendo co-criado pela Natura com seus fornecedores e permitirá um alto nível de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais – podendo chegar a mais de 30% dos colaboradores”, destaca Ferreira, informando que todo o equipamento está sofrendo adaptações para que a unidade possa receber novos colaboradores com necessidades especiais, tanto físicas como cognitivas.
Além dos CDs, também em 2011 dois novos hubs deverão entrar em operação, juntando-se ao já existente em Jundiaí, SP. Um deles será no CD de Salvador, BA, e outro em Castanhal, PA. Com eles, a Natura espera reduzir o tempo de entrega para as consultoras. Segundo o vice-presidente de operações e logística, a recombinação dos estoques e modais, além de auxiliar na questão do tempo das entregas, também influenciará na diminuição do impacto ambiental. “E o mais importante é que tudo está sendo co-criado com fornecedores, para chegarmos às mais modernas tecnologias de separação, armazenagem e transporte”, acrescenta.
Seleção de novos fornecedores
A Natura está selecionando novos fornecedores, nacionais e internacionais, com base em critérios tripple bottom line, que envolve três pilares de ganho: econômico, ambiental e social. Segundo informações da companhia, o processo de seleção se dará em classes selecionadas de materiais, com o primeiro edital para insumos. “Este é o primeiro exercício com este escopo e abrangência realizado na indústria. Sabemos que em alguns casos, os ativos terão de ser comprados de determinada comunidade, mas, em outros, conseguiremos ampliar a base de fornecedores, mesmo em outros países. Já fazemos isso na Natura, mas agora vamos começar a incluir já no nascimento das novas parcerias”, detalha Ferreira. “Não é mais aceitável que as empresas exportem água, álcool, ar e embalagens, sendo que estes insumos podem ser conseguidos regionalmente. A Natura está dando seu primeiro passo”, completa.
Estrutura fabril e de logística
Unidades Em funcionamento A partir de 2011
Fábricas Três em Cajamar, SP Colômbia
Benevides, PA México
Argentina
CDs Canoas, RS São Paulo, SP
Uberlândia, MG Curitiba, PR
Castanhal, PA
Salvador, BA
Jaboatão dos Guararapes, PE
Matias Barbosa, MG
Simões Filho, BA
Argentina
Chile
Peru
Colômbia
México
Hubs Jundiaí, SP Salvador, BA
Castanhal, PA
Presença internacional
A Natura já está presente em outros países, mas como exportadora. Como parte da estratégia para ganhar o mercado internacional, a empresa está partindo para um novo ciclo de crescimento no exterior, iniciando suas atividades fabris na Argentina, na Colômbia e no México, por meio de parcerias com empresas locais. Indagado sobre o faturamento oriundo de operações internacionais, Ferreira diz que correspondem a cerca de 7%, o que justifica o início da fabricação por meio de terceiros.
Na Argentina, a empresa Just fará o envase de perfumaria e fabricará produtos para o corpo, rosto e proteção solar. Na Colômbia, a Hada será responsável pela fabricação de sabonetes em barra, enquanto a Prebel irá produzir maquiagem, além de produtos para o corpo, proteção solar e envase de perfume. No México, a Fortalab irá fabricar produtos para cabelos e envasará itens de perfumaria. Quando se terceiriza a fabricação, uma das preocupações recorrentes é se a qualidade será mantida. Nesse sentido, o vice-presidente de operações e logística da Natura ressalta que todo o processo irá respeitar os princípios de sustentabilidade da empresa. De acordo com ele, a seleção dos novos fornecedores utilizou não apenas critérios técnicos e econômicos, mas também socioambientais. “Esse novo desenho permitirá uma redução relativa de cerca de 70% nas emissões de CO2 referentes ao transporte de abastecimento das operações internacionais. Isso significa a redução de quase 2% da emissão total da Natura”, explica.
Como parte da estratégia de expansão internacional, a empresa ampliou a capacidade dos CDs da Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Em 2011, o CD do México também será expandido. A expectativa da companhia é que em três anos, 50% do faturamento das operações internacionais na América Latina seja proveniente de produtos fabricados fora do Brasil.
Hoje, a Natura está presente no Brasil, na Argentina, no Peru, Chile, México, na Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, em Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. A força de vendas da companhia é formada por mais de 1 milhão de consultoras, sendo 984,3 mil no Brasil e 185,8 mil no exterior.









