Novo estudo da Visa mostra que vendas internacionais de e-commerce caminham para crescimento explosivo

07/11/2019

E-commerces consideram as vendas internacionais uma oportunidade imensa e os executivos estão prontos para agir. Segundo o Visa Global Merchant eCommerce Study (GME Study), cujos destaques foram divulgados nesta semana pela Visa (NYSE: V), empresas de e-commerce do mundo todo veem a expansão internacional e a conquista de novos consumidores fora de suas fronteiras como medidas críticas para impulsionar o crescimento do negócio, especialmente no período anterior à temporada de compras de fim de ano. A vasta maioria dos estabelecimentos pesquisados (87%) acredita que a expansão do e-commerce internacional é uma das maiores oportunidades de crescimento da empresa nos próximos anos.

Atualmente, de cada três empresas com venda online, duas (66%) já vendem para clientes de outros países. As vendas internacionais representam quase um terço (31%) do faturamento dessas empresas. Apesar do faturamento expressivo gerado por essas vendas, mais de metade (51%) dos e-commerces que já vendem para clientes de outros países precisa de ajuda para otimizar suas vendas internacionais.

“Os dados são claros; [as vendas] internacionais são uma grande oportunidade de crescimento. Mas não é fácil fazer isso, especialmente para pequenas empresas”, diz Suzan Kereere, head global de Merchant Sales e Acquiring da Visa. “Como plataforma global com milhões de transações diárias, a Visa ajuda os comerciantes a encontrar novos consumidores, a verificar a identidade digital desses consumidores e a criar experiências seguras e convenientes”.

Festas de fim de ano são sinônimo de vendas no mundo todo

A temporada de festas de fim de ano representa mais de um quarto do faturamento anual da vasta maioria das empresas pesquisadas (86%). Esse período de pico é crítico para e-commerces do mundo todo. As empresas continuam vendo com otimismo a penetração em novos mercados como estratégia para manter sua competitividade durante esse importante período.

Apesar da oportunidade, vários fatores preocupam os pesquisados. Para a temporada de festas de 2019, especificamente, mais da metade dos executivos (52%) consideram o aumento na concorrência o maior risco. Eventos globais também são fatores que preocupam: a política comercial é citada com mais frequência por executivos americanos (34%) e chineses (54%), enquanto a incerteza na Europa é uma preocupação para 64% dos executivos do Reino Unido.

“Não existem dois varejistas, regiões ou consumidores iguais. Por isso é tão importante que os comerciantes entendam o cenário. Os dados estão no centro disso tudo”, diz Kereere. “Os comerciantes precisam entender quem são e onde estão seus atuais e potenciais consumidores e adaptar suas propostas de valor às necessidades específicas dessa clientela. A Visa pode ajudá-los nessa tarefa”.

O estudo completo será publicado em janeiro de 2020 e se aprofunda nas atitudes, comportamentos e percepções dos comerciantes a respeito do e-commerce internacional em dez mercados globais. Outras conclusões importantes:

  • Experiência fluida: os consumidores querem que estabelecimentos domésticos e internacionais lhes ofereçam uma experiência de compra similar. Fatores mais importantes citados pelas empresas: entrega rápida (44%), checkout fácil (41%) e métodos de pagamento convenientes (41%);
  • Novos mercados: duas em três empresas (66%) que não vendem para clientes de outros países planejam fazê-lo em um futuro próximo, e 90% querem entrar nesse segmento nos próximos três anos;
  • Preparação: a jornada de expansão internacional pode ser um empreendimento intimidador. A vasta maioria dos e-commerces que não operam internacionalmente (87%) sequer tentou entrar nessa seara, citando a aceitação e o processamento de transações estrangeiras (37%) e questões logísticas (42%) como as principais barreiras.
Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg