Novo Centro de Distribuição do Boticário começa a operar em Registro, SP

09/03/2010

Com 30.000 m2 de área construída em um terreno de 130.000 m2, o novo Centro de Distribuição do Boticário (Fone: 0800 413011) – maior rede de franquias de cosméticos do mundo – acaba de ser inaugurado na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, SP.

Já em operação, tem capacidade de expedição de 700 caixas/hora, e a estocagem comporta até 26.000 paletes – mais do que o dobro da capacidade atual. A partir de agora, os mais de 600 itens do portfólio (entre perfumes, cremes e maquiagens) passam a ser distribuídos do novo CD para os outros nove centros regionais de redistribuição terceirizados que, por sua vez, enviam as mercadorias para as 2.810 lojas da marca no Brasil. Apenas para as lojas de São Paulo os produtos chegam vindos diretamente do CD de Registro, o que representa 30% das entregas.

“Com o CD, o abastecimento dos pontos de vendas em São Paulo ganhou, praticamente, um dia, ou seja, conseguimos um ganho de 25% a 30% no tempo das entregas”, disse Raul Paulo Goulart Netto, gerente de operações logísticas.

A estrutura possui 36 docas, divididas entre recebimento e expedição, e as parceiras da empresa no transporte são: Grupo DSR, Expresso Jundiaí, Rapidão Cometa, Atlas, Plimor, Expresso Araçatuba (TNT Mercúrio) e Patrus. Já a inteligência logística é própria do Boticário.

Para atuar com itens fracionados, o novo CD conta com a solução de pick-by-light oferecida pela Knapp, formada por uma linha de alto giro e outra de baixo e médio giros, garantindo a separação correta tanto de grandes como de pequenos volumes a uma velocidade de 25.000 itens/hora. Antes, a empresa possuía 900 SKUs mas, com o CD de Registro, esse número foi para 1.500 SKUs.

O armazém opera com empilhadeiras e transpaleteiras da marca Linde e é equipado com estruturas da Águia Sistemas de Armazenagem. Já o galpão foi construído pela Medabil.

Segundo o presidente do Boticário, Artur Grynbaum, foram investidos 170 milhões de reais na construção do CD e na ampliação da capacidade produtiva em São José dos Pinhais, PR. “Entre chuvas e trovoadas, inauguramos o nosso CD”, disse, na ocasião do lançamento.   
     
Por que Registro?

O diretor de operações do Boticário, Giuseppe Musella, informou que a razão da construção do CD em Registro se deu pelas limitações da malha logística e industrial da empresa em São José dos Pinhais. “Projeções identificaram que teríamos deficiência de produção se não ampliássemos nossas estruturas.”

A partir daí, começou-se a busca pelo melhor local para abrigar o novo CD. “Nossa escolha foi baseada no aspecto técnico-econômico, levando em consideração pedágio, distância e disponibilidade de galpões, sendo os principais critérios proximidade dos centros de consumo (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e segurança”, disse.

Assim, chegou-se à cidade de Registro, que pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) oferece fácil acesso aos demais estados do país. “A mercadoria sobe de São José dos Campos sem passar por dentro de São Paulo”, destacou.

Além disso, a região do Vale do Ribeira precisava de investimentos, e o Boticário resolveu apostar em Registro, onde encontrou mão de obra de qualidade, conforme destacou o diretor de operações.
    
Cerimônia valorizou a região

     
O Boticário planejou um evento de inauguração do CD que valorizasse a região e o Brasil. O grupo Kateretec, de Vale do Ribeira, se apresentou utilizando vários segmentos artísticos, como a música, o sapateado, a poesia, instrumentos de cordas e de percussão. Também o coral formado por funcionários do Boticário cantou músicas brasileiras.

A cerimônia contou, ainda, com as presenças do governador do Estado de São Paulo, José Serra, do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da prefeita de Registro, Sandra Kennedy, além de autoridades locais.

“Vim para testemunhar o investimento que simboliza um salto importante para a região”, declarou o governador, aproveitando para convidar a empresa a também produzir no local, contando a colaboração do governo estadual.

Já o presidente do Conselho do Boticário, Miguel Krigsner, revelou que o CD é um sonho realizado. “A inauguração traz para a comunidade um potencial enorme de crescimento. Registro será uma nova cidade a partir de agora.”

Parceiros fornecedores
     
Águia – A Águia Sistemas de Armazenagem (Fone: 42 3220.2660) forneceu toda a solução de armazenagem para o CD de Registro, desde os flow-racks com capacidade para aproximadamente 10.000 caixas que complementam a linha de separação, divisórias de docas até as estruturas porta-paletes, com 26.000 posições.
Segundo Paulo José Ribeiro do Vale, gerente de negócios da Águia, o Boticário é uma empresa rigorosa na escolha de seus fornecedores. “Para ser um fornecedor, temos que atender a vários critérios de qualidade, segurança, meio ambiente, garantias, assistência, cumprimento de prazos e requisitos legais, entre outros. Uma vez qualificados, inicia-se um processo de negociação até o fechamento do contrato”, revelou.
           
 Atlas – Parceira do Boticário desde o final de 2006, a Atlas Transportes & Logística (Fone: 11 2795.3000) atua na transferência de mercadorias para as franquias dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Antes do novo CD em Registro, a empresa realizava a coleta na unidade fabril de São José dos Pinhais do Boticário e transportava para a filial da Atlas em Campo Grande, MS, onde a rede possui sua distribuidora. Partindo de MS, a Atlas faz as entregas dos produtos para todas as suas franquias nos Estados do AC, MS, MT e RO.
Com o novo CD, a coleta é feita diretamente em Registro e segue para Campo Grande, explicou Rose Bombarde, gerente da filial da Atlas em Curitiba. “Como a cidade tem ótima localização, próxima a São Paulo, onde fica a matriz da Atlas, o processo é facilitado, com possibilidade de redução do tempo de entrega, em consequência da redução da distância percorrida pelos caminhões. A frota sai de SP, segue para Registro e vai direto para MS”, disse a profissional.
De acordo com Rose, a parceria com o Boticário é pautada em agilidade das informações e qualidade dos serviços prestados, desde a programação da coleta até a entrega nas lojas, sendo todas as etapas monitoradas pelo cliente.
    
DSR – Para o Boticário, o Grupo DSR (Fone: 41 3227.8700) é responsável pelos serviços de conferência, proteção da carga, carregamento e liberação dos serviços na fábrica em São José dos Pinhais, transferência da fábrica ao Centro de Distribuição em Registro com serviços de descarregamento para conferência e armazenamento, além de posterior logística reversa.
Eloir Bellorini, gerente de negócios da DSR, contou que após a qualificação da empresa foram desenvolvidos, em conjunto com a área de logística do Boticário, equipamentos personalizados e customizados para a operação. “Entregamos soluções de inteligência logística focadas em redução de custos e responsabilidade socioambiental, alinhadas com a política organizacional do cliente.”
    
Expresso Araçatuba – Responsável pela distribuição para lojas do Boticário no Centro-Oeste e Norte do país, o Expresso Araçatuba (Fone: 11 2108.2800), que foi adquirido pela TNT em 2009, executa transporte rodoviário doméstico, transferência de mercadorias e matéria-prima entre fornecedores e distribuição para as lojas da rede.Dentre os principais motivos que justificam a escolha da transportadora pela perfumista, segundo Roberto Rodrigues, presidente da TNT, destacam-se: o Boticário é cliente há mais de 10 anos do Expresso Araçatuba; estrutura de filiais e veículos; em Curitiba e Brasília, em que a empresa opera há mais tempo, uma unidade operacional é dedicada ao Boticário, fazendo a reemissão de nota e classificação das remessas.
 
Expresso Jundiaí – A Expresso Jundiaí (Fone: 11 2152. 6128) atende o Boticário em todas as suas compras, para abastecimento da fábrica em São José dos Pinhais, realizando todo o trabalho de amostragem para o controle de qualidade, separação, controle de lotes, unitização, etc., na Unidade de Curitiba, conforme explicou Kleber Alexandre Lazarini, da gerência nacional comercial da empresa.
Além do transporte de compras, a Expresso Jundiaí atende a perfumista nas cargas expedidas do CD de Registro para os Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo desde 2001. “Já operávamos com o Boticário no período de 1997 a 1999 através de operadores logísticos (DDF/Danzas) e, em 2001, o mesmo passou a assumir toda sua logística diretamente, e fomos novamente escolhidos pelo profissionalismo, ética e qualidade”, declarou Lazarini.
          
Knapp – Conforme já destacado, a Knapp (Fone: 41 3311.4953) forneceu para o Boticário a linha de separação de pedidos, composta de sistema transportador inteligente, tecnologia pick-to-light e software de controle do armazém. “A linha foi desenvolvida para atender à demanda crescente do Boticário nos próximos 10 anos com o acréscimo de estações de separação de pedidos de acordo com a necessidade”, revelou Marcio Schilling, gerente comercial da Knapp Sudamérica.
Ele também disse que a companhia é parceira do Boticário desde 1999 e que sempre tiveram um excelente relacionamento profissional. “Desenvolvemos um projeto inovador, com tecnologia ultramoderna (somente dois CDs no mundo possuem as estações de separação instaladas no Boticário) e fomos escolhidos como parceiros neste projeto também.”
        
Remocarga/Linde – A Remocarga/Linde (Fone: 41 3381. 7361) forneceu toda a solução de equipamentos de movimentação e armazenagem para o novo CD de Registro, com os seguintes equipamentos: cinco empilhadeiras retráteis do modelo R-17 BR! e sete transpaleteiras EWR-20. “Cumprimos com todos os quesitos necessários para a etapa inicial e a Remocarga foi qualificada para a execução desse projeto”, contou o coordenador de logística, Marcio Antonio de Carvalho.
         
Patrus – A Patrus Transportes (Fone: 31 2191.1001) é responsável pelo transporte de carga fracionada com coletas no CD de Registro e entregas em todos os 300 pontos de vendas dos produtos do Boticário no Estado de Minas Gerais. O diretor-presidente, Marcelo Martins Patrus, disse que a empresa passou por um processo de seleção do Boticário para ser contratada.

Plimor – Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é a Transportadora Plimor (Fone: 54 2109.1000) que faz a coleta da mercadoria no novo CD do Boticário e leva para os CDs da transportadora em Porto Alegre, Curitiba e Blumenau. De lá, os produtos são distribuídos para as unidades da Plimor na Região Sul e para os franqueados de cada Estado.

O Boticário possui uma sala dentro de cada CD da Plimor. As mercadorias chegam de São Paulo com uma nota de transferência de produto e, no estado de destino, são emitidas as notas fiscais. “A existência de 13 unidades da empresa no Paraná, 13 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul foi fundamental para a conquista do cliente”, explica o gerente da unidade de Curitiba, Jan Carlo Muller. Segundo ele, além da entrega fracionada, que é a especialidade da empresa, a companhia possui licença da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Vigilância Sanitária local para o transporte de cosméticos.
     

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo