A Ford iniciou as vendas do F-4000 com chassi alongado, nova versão do caminhão leve mais tradicional do mercado criada para atender os transportadores que necessitam de uma plataforma de carga maior em aplicações como transporte de produtos hortifrutigranjeiros, guincho, transporte de mobília e material de construção, entre outras.
Com comprimento adicional de 614 mm em relação ao modelo convencional, ele aumenta a capacidade volumétrica da carroceria e otimiza o rendimento no transporte de cargas volumosas, mantendo o peso bruto total de 6.800 kg.
Aliado a essa vantagem, o novo modelo oferece as qualidades já conhecidas do Ford F-4000, incluindo a robustez, a versatilidade, a economia e o conforto. Sua cabine tradicional, espaçosa e semelhante à de um carro de passeio, atrai principalmente os operadores autônomos, que têm uma preocupação muito grande com o conforto interno do veículo.
O novo F-4000 com chassi alongado é equipado com motor Cummins Euromec 3, mecânico e emissionado dentro do padrão Euro III, que desenvolve a potência de 120 cv (@ 2.800 rpm) e torque de 46,4 kgfm (@ 1.500 rpm). Tem comprimento total de 6.932 mm, distância entreeixos de 4.800 mm (619 mm maior) e capacidade de carga útil mais carroceria de 3.860 kg.
Dispõe, entre outros itens, da opção de sistema de som com MP3 e alto-falantes, volante com ajuste de altura e ar-condicionado, reforçando o conforto na cabine.
Em comparação com os concorrentes do segmento, o novo F-4000 mostra-se superior na potência final e torque, na capacidade e plataforma de carga ou no conforto interno, dependendo do modelo confrontado.
Força e conforto
A eficiência dos sistemas de transmissão e freios e a embreagem auto-ajustável são outros fatores responsáveis pelo sucesso do F-4000. É um caminhão forte, durável e versátil, ideal para o trabalho. Mas muitos caminhoneiros, principalmente na zona rural, o utilizam também para o transporte da família nos fins de semana. A cabine oferece fácil acesso, excelente acabamento e isolamento termoacústico. O amplo espaço interno e a disponibilidade de opcionais como ar-condicionado e rádio aumentam o conforto do motorista e dos ocupantes.
A transmissão ZF S5-420 do F-4000, de cinco velocidades com overdrive, possui duplo cone de sincronização. Além de robustez, ela proporciona engates suaves e precisos, o que facilita a condução do veículo tanto na cidade quanto na estrada. A embreagem Luk SAC (“self-adjusting clutch”) mantém o esforço do pedal constante durante toda a vida útil do conjunto e aumenta a sua durabilidade em aproximadamente 20% em comparação com os demais sistemas, contribuindo também para a economia na manutenção. O sistema de freios, composto de discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com válvula sensível à carga, garante estabilidade e segurança nas frenagens.
Primeira entrega
O comerciante Hélio Gonçalves, dono de um mercado em Carapicuíba, São Paulo, foi o primeiro cliente a receber o novo F-4000 com chassi alongado e ficou surpreso com sua versatilidade. "Já conheço bem o F-4000, pois possuo dois modelos convencionais, que utilizo no meu comércio. Agora, com o modelo com chassi alongado, essa versatilidade ficou ainda maior. Como levo carga leve, de legumes, frutas e verduras, consigo carregar muito mais e a carga fica bem distribuída entre os eixos”, diz.
Utilizado para compras nas Centrais de Abastecimento e em sítios produtores de verduras em geral, o F-4000 com chassi alongado mostra sua versatilidade tanto em vias urbanas com em áreas fora-de-estrada. Outro ponto favorável e a economia de combustível.
“A versatilidade do F.4000, a economia na estrada ou na cidade e o conforto são excepcionais. É um caminhão completo para a minha atividade”, acrescenta.
Fonte: Ford









