Nova operação de trem com 120 vagões da Rumo marca o início da safra plena de soja em Mato Grosso

17/03/2021

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Considerada a maior operadora de ferrovias do Brasil, e oferecendo serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem, a Rumo Logística, focada em soluções para tornar o modal ferroviário mais limpo e eficiente, desenhou um novo modelo de operação para o principal corredor ferroviário do agronegócio brasileiro, entre Rondonópolis, MT, e o Porto de Santos, SP.

Com capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas úteis de grãos, o trem com 120 vagões traz um ganho de aproximadamente 50% na capacidade em relação às composições usadas antes, com no máximo 80 vagões (7.600 ton). Por dia, devem sair em média sete trens de 120 vagões em direção a Santos. No mês de fevereiro, cerca de 80 mil toneladas de soja foram embarcadas diariamente no principal terminal de grãos da América Latina.

Em testes desde junho do ano passado, a iniciativa no aumento de capacidade faz parte dos compromissos assumidos pela Rumo com a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista até 2058. Em 2020, foram realizados 505 testes, o equivalente a mais de 830 mil quilômetros rodados.

“O aumento de capacidade dos trens irá proporcionar uma redução de 30% no fluxo quando toda frota for composta por esse novo modelo operacional. É uma solução que beneficia toda a cadeia logística. Desde a otimização do giro do terminal nas operações de carga e descarga até a redução no transit-time das operações ferroviárias e a oferta de fretes mais competitivos”, explica Darlan Fábio De David, vice-presidente da Operação Norte da Rumo.

Estudos e investimentos

Para que o novo modelo de operação fosse viabilizado, a Rumo iniciou em 2018 um planejamento que envolveu uma série de desafios técnicos para o desenho do trem: desde o uso de simuladores, testes de campo e sensores para avaliar questões relativas às condições da via, capacidade, entre outros fatores. Ao todo, serão investidos mais de R$ 700 milhões no projeto, já que as obras envolvem adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações.

Todas as adequações para a circulação de 100% dos trens de 120 vagões no fluxo de exportação (Rondonópolis-Porto de Santos) foram concluídas no início deste ano. Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até 2022.

Além das adequações na Malha Paulista e Norte, toda a operação da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) entre Porto Nacional, TO, e Estrela D’ Oeste, SP, está sendo estruturada para atender as operações com os trens de 120 vagões. A projeção é de ter pelo menos um trem por dia partindo do terminal de São Simão, GO, quando forem iniciadas as operações neste primeiro semestre.

Operação limpa

Outro diferencial do novo modelo de operação é a economia de combustível. A cada 25 trens de 120 vagões que circulam de Rondonópolis a Santos, a empresa tem um ganho de um trem “que roda sem combustível” neste trajeto.

“Estamos trabalhando para tornar o modal ferroviário uma referência em eficiência energética e inovação, reduzindo as emissões por tonelada transportada. Nosso objetivo é alavancar o transporte ferroviário com papel de destaque na busca de uma logística mais limpa”, afirma Darlan.

Desde 2015, quando assumiu a concessão das malhas ferroviárias, a empresa já acumulou 26% na redução das emissões específicas, número que equivale a aproximadamente 750 mil toneladas de CO2, principalmente em razão da eficiência operacional relativa à redução no consumo de combustíveis e adoção de novas tecnologias como o Trip Optmizer™, tecnologia de condução semiautônoma que possibilita que os trens sigam com até 10% menos diesel em relação aos não automatizados.

Quadro comparativo

Trem com 80 vagões graneleiros Trem com 120 vagões graneleiros
Transporta cerca de 7.600 toneladas úteis Transporta cerca de 11.500 toneladas úteis – ganho aproximado de 50% de capacidade
Comprimento do trem: 1,5 quilômetros Comprimento do trem: 2,2 quilômetros
Peso total: 10,3 mil toneladas brutas Peso total: 15,5 mil toneladas brutas
Equivalente à capacidade média de 173 caminhões

Equivalente à capacidade média de 261 caminhões

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