Nestlé se une a Favela Llog para expandir potencial de entregas em favelas e regiões periféricas de toda São Paulo

A Nestlé Brasil celebra parceria com a Favela Llog, empresa da Favela Holding, ligada à CUFA (Central Única das Favelas), especializada em entregas em regiões periféricas de todo o Brasil. O trabalho conjunto visa expandir as operações logísticas da crescente demanda do e-commerce da companhia, com potencial de alcançar 32% das operações no Estado de São Paulo. Segundo estudo recente do Tracking das Favelas, a Nestlé é a marca de alimentos mais consumida nas comunidades brasileiras, com índice de 58,2% da preferência do público local. 

A parceria com a Favela Llog está atendendo, inicialmente, Paraisópolis, Heliópolis, Grajaú e Capão Redondo, na Zona Sul da capital, Brasilândia, na Zona Norte, São Mateus, na Zona Leste, além de até 25 km dos arredores desses bairros, e também as cidades de Osasco, Carapicuíba e Diadema, na Grande São Paulo. “Estamos integrando os negócios para melhorar a logística e garantir que todos os nossos clientes tenham um ótimo nível de serviço, recebendo suas compras com rapidez e eficiência em qualquer lugar que desejarem”, Mariana Vilchez, gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

O trabalho teve início em junho e, já nos quatro primeiros meses, a Nestlé registrou uma média de 6 mil pedidos entregues nas periferias e seus arredores da região metropolitana da capital. “O item mais comercializado é composto pelas diferentes cápsulas de Nescafé Dolce Gusto, mas utilizamos o parceiro para todos os demais e-commerces da Nestlé e, em breve, iremos expandir para demais regiões”, conta Mariana. Todos os pedidos são montados no Centro de Distribuição da Nestlé localizado no município de Araçariguama, a cerca de 60 km da capital paulista, e, de acordo com a opção de escolha do cliente, as caixas são transportadas para uma das nove unidades de distribuição da Favela Llog, de onde seguem para o endereço final. 

A gerente de Logística de E-commerce da Nestlé explica ainda que desde o começo da operação conjunta, o prazo de recebimento dos clientes foi reduzido em 40%. Com a melhora na experiência de compra para os consumidores e a consequente ampliação do projeto para outras localidades, a parceria tem o potencial de representar até 32% das entregas de produtos da empresa em São Paulo. 


Inovação como aliada

Antes da colaboração com a Favela Llog, a Nestlé enfrentava alguns desafios para completar a logística para certos pontos periféricos da capital, como a ausência de endereço único para cada casa. Uma das soluções encontradas foi adotar tecnologia de geolocalização, na qual a cada entrega bem-sucedida, o CPF do cliente é atrelado ao endereço exato com a gravação da latitude e da longitude do local, tornando as coordenadas muito mais rápidas e eficientes de serem encontradas nas próximas entregas.  

Até então, carros e pequenos caminhões de entrega (VUCs) de empresas terceirizadas não conseguiam acessar com facilidades muitas das ruas e o receio dos entregadores em relação à segurança fazia com que muitos pedidos fossem evitados ou dispendessem de mais prazo, devido à exigência de escolta por parte das transportadoras contratadas. Como uma das soluções da empresa ligada à CUFA é contratar moradores das próprias favelas, com treinamento, moto e combustível para a realização do trabalho, o novo esquema tornou as entregas mais assertivas, pelo fato de os motociclistas conhecerem a região, horários e costumes dos moradores. Segundo levantamento da Favela Llog, a taxa de efetividade dos trabalhos prestados é de 98%.

Nosso serviço possui uma expertise que outras empresas não têm: somos nativos das favelas, nossos colaboradores são desses territórios e conhecem com propriedade como chegar a cada destino das entregas. Estamos apenas no começo de uma parceria de muito sucesso com a Nestlé”, diz Thales Athayde, CEO da Favela Llog.  

O executivo da Favela Llog comenta ainda que parte dos moradores contratados para realizar as entregas de produtos da Nestlé também são integrantes do “Recomeço”, projeto criado pela CUFA com o objetivo de reintegrar egressos do sistema carcerário no mercado formal de trabalho. Até o momento, já foram contratadas dezenas pessoas por meio da iniciativa social diretamente para o serviço de entregas. 

Compartilhe:
Savoy site
Veja também em E-commerce
Loggi anuncia integração com 28 plataformas de e-commerce para conexão logística
DHL Supply Chain inaugura Centro de Distribuição em Extrema, MG, com foco em e-commerce
Fabricante brasileira de van 100% elétrica lança sistema que reduz tempo de carregamento em 60%
A logística eficiente: 5 fundamentos para liderar o futuro do comércio eletrônico
Grupo Elfa lidera inovação no mercado B2B de saúde com lançamento de e-commerce exclusivo
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV

As mais lidas

Nada encontrado