Um passo importante para a descarbonização da logística global foi dado com o embarque de 72 mil toneladas de açúcar brasileiro rumo à China a bordo do Pyxis Ocean, navio oceânico movido a vento que atracou no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, na última semana de maio. A operação foi viabilizada pela Alvean, empresa do ecossistema Copersucar, especializada em trading de açúcar, em parceria com a Cargill, responsável pelo fretamento da embarcação.

O grande diferencial do Pyxis Ocean está em suas duas WindWings®, estruturas de 37,5 metros de altura instaladas verticalmente sobre o convés. As asas captam o vento e ajudam a impulsionar a embarcação, permitindo redução de até 30% no consumo de combustível em condições ideais, sem comprometer a velocidade média de navegação. A inovação representa uma resposta concreta à crescente demanda por soluções logísticas mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
“Essa operação representa uma oportunidade de testar soluções que estejam alinhadas à nossa estratégia de logística multimodal eficiente com menor emissão”, afirmou Rodrigo Lima, diretor de Logística e Operações da Copersucar. “Ela reforça nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia logística”, completou.
A Copersucar é a maior comercializadora de açúcar globalmente, atendendo mais de 70 países e contribuindo para a alimentação de 525 milhões de pessoas por ano. O uso de tecnologias como a WindWings® insere a empresa entre os protagonistas do setor na busca por rotas comerciais com menor pegada de carbono, um tema cada vez mais relevante no comércio marítimo internacional.
A experiência com o Pyxis Ocean também destaca o potencial do Porto de Santos como polo de inovações sustentáveis, antecipando tendências que devem ganhar escala no transporte global de commodities, especialmente em mercados exigentes como o asiático. A iniciativa alinha-se às metas globais de transição energética e à pressão crescente por rotas mais limpas na navegação internacional.









