Companhia exporta 1 milhão de barras de cereais para o Paraguai e espera que, nos próximos anos, de 10% a 20% do faturamento sejam provenientes de exportações. No Brasil, a Naturale estruturou sua logística para atender grandes redes supermercadistas.
Mariana Mirrha
A Naturale (Fone: 54 3358.1498) acaba de celebrar a primeira exportação da marca. A empresa efetivou a comercialização de 1 milhão de barras de cereais para a cidade de Asunción, no Paraguai, e já iniciou negociações para novas operações com outros países da América do Sul.
Localizada em Lagoa Vermelha, cidade do Nordeste do Rio Grande do Sul – região com clima e solo ideais para o cultivo de cereais de inverno, em especial a aveia –, a empresa é responsável pela industrialização de mais de 15.000 toneladas anuais de aveia, além de 4.000 toneladas anuais de granolas, barras de cereais e aveias saborizadas. A companhia conta com cerca de 120 colaboradores diretos, além de gerar centenas de empregos indiretos em toda a cadeia produtiva, desde o cultivo dos grãos e transporte até a distribuição e o varejo.
Com o início das exportações, a Naturale prevê um incremento de 30% na produção e venda das barras de cereais. Além disso, segundo Cristiano Dolzan, diretor comercial da companhia, a exportação deve representar de 10% a 20% do faturamento da empresa nos próximos anos.
No Brasil, os produtos são distribuídos em todo o território nacional, por meio de grandes varejistas como Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Dia%, Makro, G Barbosa e Zaffari, além das inúmeras distribuidoras regionais. “A Naturale trabalha basicamente com frota própria e possui um ponto de apoio na Grande São Paulo, onde é centralizada a maioria das entregas. São quase vinte veículos próprios realizando diariamente a distribuição dos produtos. Há casos, porém, em que são utilizados Operadores Logísticos, principalmente em entregas no Nordeste, Centro-Oeste e Norte do País”, explica o diretor.
A DHL é uma das parceiras logísticas da companhia em operações como as entregas feitas na rede Makro. “A Naturale é responsável pelo transporte até a nossa sede em Campinas e a DHL faz as entregas em todas as lojas Makro, o que seria inviável para a nossa companhia fazer sozinha. Também podemos citar a Transportadora Bom Preço, que efetua entregas nas filiais do Walmart no Nordeste”, lembra Dolzan.
Os principais obstáculos enfrentados inicialmente na logística da companhia foram a dificuldade de montagem de cargas consolidadas, a garantia da pontualidade das entregas e as avarias ocorridas durante o transporte. Esses fatores levaram a Naturale a investir em frota própria. A intenção era eliminar ou minimizar as falhas operacionais. E o resultado disso, Dolzan avalia: “estamos conseguindo equalizar a distribuição, utilizando, também, a mesma frota para o transporte da maioria dos insumos que chegam à Naturale, o que torna a operação viável economicamente”. As entregas nas grandes redes supermercadistas, que também possuem características próprias, como o tempo de espera, veículos carregados com produtos apenas voltados para a determinada rede, a paletização por produto, o retorno dos paletes, além de procedimentos internos a serem seguidos, são hoje situações normais e administráveis para a Naturale.









