Multimodal – Contêineres: Brado Logística chega com ambições e já planeja investimentos

17/05/2011

Iniciada no final de 2010, a fusão entre a Brado Logística, empresa criada pela ALL – América Latina Logística (Fone: 0800.7012255), e a Standard Logística (Fone: 41 2118.2800) já está sacramentada e as operações estão em andamento. O objetivo da nova companhia é fomentar a intermodalidade e atrair o transporte de contêineres para a malha ferroviária da ALL.

Nos próximos cinco anos, a Brado Logística projeta investir algo em torno de R$ 1 bilhão em vagões e locomotivas que serão alocadas às rotas de contêineres e possibilitarão trens expressos e dedicados, além de realizar melhorias e ajustes na via permanente e construir terminais intermodais. Segundo o diretor presidente da ALL, Paulo Basílio, a Brado Logística é uma união entre a cultura e gestão da ALL com a experiência e o know-how da Standard.

Para o fundador da Standard, José Luis Demeterco Neto, que com a fusão assume a presidência da Brado Logística, esse investimento estabelece as bases para a companhia dar um salto tanto no volume de transporte, quanto no perfil e na variedade de serviços oferecidos aos seus clientes. “Estamos dando o primeiro passo para construir a maior empresa de logística de contêineres da América Latina”, exalta.

O intuito da união entre as companhias é ampliar a oferta de soluções logísticas no atendimento ao segmento de contêineres na América Latina, principalmente no Brasil e na Argentina, buscando adotar uma visão de varejo e estrutura de ativos customizada para atender às necessidades dos clientes de contêineres de grande, médio e pequeno porte.

Conforme dados revelados pela ALL, o mercado total em sua área de atuação é de 2,6 milhões de contêineres por ano, sendo que a participação do modal ferroviário tem uma parcela de apenas 2%. “Nossa participação no mercado de contêineres é muito baixa, além de investimentos específicos iremos oferecer nível e variedade de serviços inéditos no mercado brasileiro, possibilitando o acesso ao modal ferroviário para clientes que não utilizam esse modal atualmente”, explica Basílio.

De acordo com Demeterco Neto, as operações das duas empresas vão se juntar, criando uma sinergia que vinha sendo buscada há muito tempo: a possibilidade de vender e fazer a gestão do frete ferroviário. “Acreditamos que iremos acelerar o uso da ferrovia como modal de transporte de contêineres pulverizando esta alternativa para todo o mercado", diz, ressaltando que este é o diferencial da nova empresa.

O mandatário da Brado Logística crê que a expertise do modelo de gestão, bem como a eficiência das operações logísticas da Standard, atuando ao lado da ALL, poderão oferecer capacidade, competitividade nos custos e nível de serviço diferenciado para atender ao segmento de contêineres. “Além do transporte intermodal, a Brado oferecerá diversos serviços logísticos que irão compor o mix de produtos necessários para viabilizar o acesso de novos clientes à intermodalidade”, revela.

A estrutura inicial da Brado Logística é formada basicamente pelas unidades da Standard – cinco terminais intermodais, cinco complexos logísticos de cargas frigorificadas e um porto seco no interior do Estado de São Paulo , nas quais são realizados serviços de movimentação de contêineres, armazenagem de produtos secos e frigorificados, alfandegamento no interior, estufagem, distribuição fracionada, controle de estoques e, também, todos os outros serviços já oferecidos anteriormente. Também fazem parte da estrutura da nova companhia os terminais de contêineres na malha da ALL em Araucária, PR, Porto Alegre, RS, Uruguaiana, RS, e Tatuí, SP.

Falando sobre o início das operações, Demeterco Neto comenta que um dos projetos pioneiros da empresa é operar vagões Double Stack, empilhando dois contêineres para alcançar um transporte mais eficiente, aproveitando melhor a capacidade do seu ativo, gerando ganhos expressivos de produtividade e rentabilidade. Por conta da competitividade da intermodalidade ferroviária, a Brado Logística acredita que poderá conquistar até 50% da movimentação de contêineres dos portos em que atua.

 

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