Multicoisas aposta em novo CD e estratégia de compras flexível

10/05/2008

Para atender ao plano de expansão que prevê a abertura de 10 lojas por ano e um crescimento de 20% no faturamento em 2008, a Multicoisas (Fone: 11 2131.8788), empresa que comercializa materiais para reparos domésticos e prediais, além de oferecer acessórios e utilidades para o uso cotidiano, está se transferindo para um CD ainda maior, localizado em Osasco, SP.

Com o nome de Rede Forte, a nova estrutura dispõe de oito docas, contra apenas duas do antigo centro. Além disso, Luis Henrique Stockler, diretor de marketing e expansão da empresa, destaca que o novo local atende às expectativas quanto à altitude do terreno e oferece proximidade com as marginais, rodovia Castelo Branco e Rodoanel. “Estes fatores propiciam a otimização do tempo da carga e descarga, melhor espaço para separação e preparação dos embarques e ampla claridade através de luz natural, que além de arejar o ambiente, gera uma economia de 30% no gasto com energia elétrica”, acrescenta.

Hoje, o atendimento da Multicoisas, por meio de 61 lojas, entre próprias e franqueadas, compreende o Distrito Federal e mais 13 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Nossos serviços atingem, em sua maioria, as classes A e B, mas, ultimamente, temos atingido os cidadãos da C, também”, informa Stockler. “Só o que tem nos atrapalhado é a distância de nosso CD em relação às lojas da região nordeste e as dificuldades de entrega na Grande São Paulo. Mas, com muita conversa e trabalho em conjunto com os franqueados, temos conseguido contornar estes problemas”, complementa o executivo.

Ele revela que, além do investimento em um novo CD, o sistema de compras flexível que visa a conquista do menor preço também vem trazendo bons resultados para a Multicoisas. Segundo Stockler, há uma Central Integrada de Compras (CIC) que coordena todo o processo de compra, seja diretamente do fornecedor, por meio de negociação centralizada ou por meio do centro de distribuição exclusivo da Rede, que compra dos fornecedores em larga escala e revende aos franqueados.

“Os produtos são recebidos, separados e armazenados no próprio centro atacadista da empresa, que eletronicamente recebe os pedidos das lojas, faz a separação, a embalagem do item a granel e todo o processo logístico para as unidades da rede de todo o país. A cada nova negociação, a rede avalia se é mais interessante a compra direta ou através da Rede Forte, que atua com um custo mínimo operacional, sem visar lucro. Tudo para garantir o maior benefício possível aos franqueados e, conseqüentemente, aos clientes finais”, relata.

Meio ambiente

Além da importância do bom funcionamento logístico e da flexibilidade nas compras, a Multicoisas também tem apostado em uma campanha de caráter socioambiental. Desde 2006, mobilizando todas as lojas da rede, a empresa já arrecadou cerca de uma tonelada de pilhas e baterias destinadas à reciclagem. “O objetivo é conscientizar nossa comunidade sobre a importância da destinação correta desses itens. Com as lojas transformadas em postos de recolhimento, eliminamos o principal entrave nesse processo”, explica Stockler.

A entrega do material recolhido foi feita à Suzaquim Indústrias Químicas, especializada em reprocessar e destinar resíduos industriais, lixo tecnológico, pilhas e baterias para produção de sais e óxidos metálicos, que serão utilizados nas indústrias de colorifício, cerâmicas, refratárias e químicas. “O intuito é alongar ao máximo o ciclo de vida dos produtos descarregados diariamente no meio ambiente”, finaliza o diretor.

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