A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está lançando um portal operacional no terminal alfandegado do Guarujá, SP. A ferramenta permite realizar agendamentos de serviços, processos de averbação, liberação documental, solicitações de carregamento, entre outras funcionalidades. A iniciativa faz parte do constante processo de transformação digital da companhia e de contínuas melhorias que vêm sendo implementadas na unidade nos últimos anos, como aquisição de quatro reach stakers (veículos utilizados para movimentação de contêineres) e de novos caminhões, como também melhores posicionamentos de cargas, entre outros ganhos operacionais.
“Estamos investindo continuamente em transformação digital para continuarmos oferecendo inovações no mercado. Esse novo portal traz informações completas de forma prática e assertiva, assegurando maior transparência aos nossos clientes, sejam eles despachantes, importadores ou transportadores”, explica Maicon Victorino, gerente executivo de Tecnologia da Informação na Movecta.

Outra novidade que a companhia traz para melhorar os processos de seus clientes é o monitoramento on-line de cargas fracionadas (LCL) no Terminal 2 do Guarujá. “O sistema envia atualizações por e-mail, permitindo que os clientes acompanhem as etapas do processo em tempo real, garantindo maior previsibilidade e segurança das informações”, explica Maicon. Em breve o sistema de monitoramento também estará disponível Terminal 1.
O portal, rodando há pouco mais de dois anos em outras unidades da companhia, já apresenta alguns resultados expressivos, como a movimentação e monitoramento de cerca de 60 mil contêineres, 14,5 mil desovas de FCL, 2,1 mil desovas de LCL e 15,4 mil HBLs gerados.
Para apresentar o portal ao mercado, a companhia promoveu, em 20 de março, o evento “Imersão Portal Movecta”. Realizado em Santos, SP, contou com a presença de mais de 100 clientes da região. Durante o encontro, os participantes conheceram em detalhes o novo portal, esclareceram dúvidas e foram atualizados sobre as últimas inovações. A companhia, que tem investimentos previstos em mais de R$ 100 milhões até 2026, pretende destinar mais recursos financeiros em tecnologias que ajudem a suportar o avanço da Movecta em seu processo de constante transformação digital.